Se você está buscando maneiras de calcular rendimentos no Excel, este guia é perfeito para você. Neste artigo, exploraremos duas maneiras simples de realizar esse cálculo usando as funções VFPLANO e VF. Se você é um iniciante no Excel e deseja aprender a usar essas funções de forma prática, continue lendo.
Como Calcular Rendimentos no Excel
Antes de mais nada, através deste tutorial prático, você encontrará explicações claras e passo a passo, adequadas para quem possui conhecimentos básicos no Excel. Aprenda a calcular seus rendimentos de forma eficiente e precisa, utilizando as funcionalidades do Excel para facilitar o processo. Além disso, para calcular rendimentos no Excel, é possível utilizar a função VFPLANO, ideal para cenários de investimentos com pagamentos periódicos e fluxos de caixa constantes. E com essa função, é possível determinar o valor futuro de um investimento com base em uma taxa de juros constante ao longo de um determinado período. No entanto, se você estiver trabalhando com pagamentos irregulares ou diferentes taxas de juros ao longo do tempo, a função VF pode ser a mais adequada. Baixe a planilha para praticar o que foi ensinado neste tutorial:
Como Calcular Rendimentos no Excel (Duas Maneiras)
Abaixo temos exemplos bem simplificados de rendimentos mensais: Sendo assim, na primeira parte, o nosso dever é calcular o rendimento futuro, com base em juros mensais e investimento inicial: Em seguida, abrindo a função VFPLANO, na primeira sintaxe insira o valor capital (Investimento inicial) Na segunda sintaxe “plano”, selecione todos os juros mensais: Feche a função e confira o quanto nosso dinheiro terá rendido no final de 12 meses: A próxima etapa é obter o rendimento final com base nessas informações: Com relação à função VF, ela consegue obter o rendimento final com base nos períodos, taxa, investimento inicial e mensalidades: =VF(G3;G2;G5;G4) Veja um exemplo: Em uma instituição financeira, investimos inicialmente 5.000 e durante 12 meses pagaremos uma mensalidade de 250,00, com a aplicação de juros de 1,25% a cada mês. No final dos 12 meses precisamos resgatar o valor final, esse valor é o rendimento final, que por sua vez será bem maior que o valor do investimento inicial. Veja o resultado: Perceba que nosso dinheiro rendeu bastante, pois temos uma diferença considerável entre o valor inicial e final: [ 9.018,86 – 5.000 = 4.018,86 ]
Curso de Excel Completo: Do Básico ao Avançado.
Quer aprender Excel do Básico ao Avançado passando por Dashboards? Clique na imagem abaixo e saiba mais sobre este Curso de Excel Completo.
Por fim, deixe seu comentário sobre o que achou de usar este recurso e você também pode enviar a sua sugestão para os próximos posts. Até breve!
Artigos Relacionados Ao Excel:
- Planilha de Investimentos e Parcela Prevista no Excel
- Simulador de Investimentos no Excel
- Quer fazer investimento? Veja como calcular rendimentos no Excel