Como Abrir TXT com Power Query no Excel

Como Abrir TXT com Power Query no Excel

Através deste tutorial, você aprenderá como abrir TXT com Power Query no Excel.

O TXT (ou melhor, aquivo .TXT) refere-se, na verdade, a um arquivo que contém apenas texto simples, sem nenhuma formatação ou com alguma mídia.

Normalmente, são arquivo de armazenamento de dados podendo ser lido por nós ou até mesmo por programas de computado.

Já o Power Query é uma ferramenta da Microsoft, utilizada para analisar e arrumar a base de dados que você deseja trabalhar. Normalmente é usada em conjunto com o Power BI e Excel.

Mas hoje, aprenderemos a usá-la junto do Excel.

Faça o Download da base de dados para praticar o que está sendo ensinado neste tutorial de Excel:

Faça Download da planilha abaixo.

Autorizo a coleta e o tratamento dos meus dados para envio de material, inclusive publicidade, e adequação de minha experiência sobre produtos e/ou serviços da NINJA DO EXCEL, conforme informações prestadas AQUI

Como Converter um Arquivo TXT em Excel:

Antes de mais nada, imagine que você recebeu um arquivo em TXT com os dados de viagens dos motoristas da sua empresa e precisa trabalhar essas informações no Excel.

Primeiramente, você irá identificar sua base de dados:

Base de Dados TXT
Base de Dados TXT

Sendo assim, agora para converter esse arquivo usando o Power Query:

  • Abra um Excel > vá até a Guia Dados > procure o ícone: “De Text/CSV”.
Abrindo o Arquivo TXT no Excel com Power Query
Abrindo o Arquivo TXT no Excel com Power Query

Logo depois, você selecione o arquivo TXT > Importar.

Abrindo o Arquivo TXT no Excel com Power Query
Abrindo o Arquivo TXT no Excel com Power Query

Assim, o Power Query irá abrir uma prévia do seu arquivo.

Repare que automaticamente, o Power Query já separou as informações em colunas:

Abrindo o Arquivo TXT no Excel com Power Query
Abrindo o Arquivo TXT no Excel com Power Query

Voltando para o seu arquivo TXT, repare que, o delimitador entre as informações é a vírgula:

Análise de Delimitador do Arquivo TXT
Análise de Delimitador do Arquivo TXT

Portanto, automaticamente o Power Query entendeu que o delimitador é a vírgula e por isso, separou as informações em colunas:

Análise de Delimitador do Arquivo TXT
Análise de Delimitador do Arquivo TXT

Mas, caso o delimitador do seu arquivo TXT seja outro, há outras opções disponíveis:

Análise de Delimitador do Arquivo TXT
Análise de Delimitador do Arquivo TXT

Posteriormente, na opção de Origem do Arquivo, mantenha a opção Unicode, visto que os dados na tabela não foram desconfigurados.

Análise de Delimitador do Arquivo TXT
Análise de Delimitador do Arquivo TXT

Agora, você poderá selecionar a opção Transformar Dados.

Transformando Dados do Arquivo TXT no Power Query
Transformando Dados do Arquivo TXT no Power Query

Assim, ele irá abrir uma nova janela, para tratarmos esses dados no Power Query:

Transformando Dados do Arquivo TXT no Power Query
Transformando Dados do Arquivo TXT no Power Query

Mas, caso seja necessário, você pode fazer os ajustes que preferir nas bases de dados, com excluir colunas, incluir colunas, modificar dados e entre outros.

Posteriormente, você poderá clicar na opção Fechar e Carregar.

Transformando Dados do Arquivo TXT no Power Query
Transformando Dados do Arquivo TXT no Power Query

Assim, ele irá abrir o Excel com os dados tabelados e organizados:

Dados do Arquivo TXT convertidos em Excel
Dados do Arquivo TXT convertidos em Excel

No entanto, com o auxílio do Power Query você irá conseguir trabalhar todos os arquivos .TXT no Excel de forma simples e muito eficaz, trazendo resultados rápidos.

Curso de Excel Completo: Do Básico ao Avançado.

Quer aprender Excel do Básico ao Avançado, passando por Dashboards? Clique na imagem abaixo e saiba mais sobre este Curso de Excel Completo.

CURSO DE EXCEL COMPLETO

Por fim, deixe seu comentário sobre se gostou deste post tutorial e se você irá usar essas técnicas em suas planilhas de Excel. E você também pode enviar a sua sugestão para os próximos posts. Até breve!

Artigos Relacionados ao Excel: