Saber Quantas Horas Faltam Para Completar a Carga Horária

Saber Quantas Horas Faltam Para Completar a Carga Horária

Você trabalha em uma empresa, entra em um horário e depois sai para o almoço, logo após você retorna e deseja saber quantas horas terá que trabalhar para completar sua carga horária.

O objetivo desse tutorial é aprender a fórmula, usando o Excel para calcular quantas horas você terá que trabalhar para completar a carga horária.

Além disso, dentro do Excel é possível realizar facilmente esse tipo de cálculo, logo, você não precisa ser um expert em fórmulas para cálculos com horas, porque o Excel tem suas facilidades.

Baixe a planilha para praticar o que foi ensinado neste tutorial:

Faça Download da planilha abaixo.

Autorizo a coleta e o tratamento dos meus dados para envio de material, inclusive publicidade, e adequação de minha experiência sobre produtos e/ou serviços da NINJA DO EXCEL, conforme informações prestadas AQUI


Saber Quantas Horas Faltam Para Completar a Carga Horária

Antes de mais nada, para obtermos o resultado correto dessa questão, precisamos ter as seguintes informações:

Quantas Horas Faltam

Acima, temos:

  • Carga horária: 08:00
  • Entrada: 08:15, essa é a entrada no trabalho;
  • Saída p; almoço: 12:30
  • Entrada: 13:45, essa é a entrada novamente no trabalho depois do almoço.

Conforme o exemplo acima, o funcionário entrou as 08:15 na empresa e saíram as 12:30 para o almoço.

Durante esse tempo ele trabalhou entre as 08:15 até as 12:30.

Nesse caso, iremos subtrair 12:30 – 08:15. Veja:

Quantas Horas Faltam, subtração

Dessa forma será possível saber que até o momento o funcionário trabalho 04:15

Quantas Horas Faltam, resultado subtração

Se pegarmos esse resultado e subtrairmos pelo total da carga horária, poderemos saber quantas horas ele terá que trabalhar para completar sua carga horária.

Veja:

Quantas Horas Faltam, carga horária

Confirmando nossa fórmula, confira o resultado:

Quantas Horas Faltam, resultado horas

Então ele terá que trabalhar mais 03:45 horas, a partir da entrada 13:45.

Até o momento já temos o resultado pretendido, mas nossa intenção também é saber que horas ele deve sair da empresa.

Para termos esse outro resultado, devemos somar 03:45 + 13:45:

fórmula na planilha, soma

O cálculo ficou um pouco complexo, mas é dessa forma que resolvemos esse problema.

Veja o resultado:

planilha com resultado

Sendo assim, esse funcionário terá que sair as 17:30 para completar 08:00 hs de trabalho, completando sua carga horária completa.

Esse tipo de cálculo, evita que o funcionário possa ficar com horas negativas, pois dessa forma ele sabe o horário exato que ele deve sair da empresa, inclusive ele pode decidir se quer ou não fazer horas extras, após atingir sua carga horária.


Curso de Excel Completo: Do Básico ao Avançado.

Quer aprender Excel do Básico ao Avançado passando por Dashboards? Clique na imagem abaixo e saiba mais sobre este Curso de Excel CompletoCURSO DE EXCEL COMPLETO

Por fim, deixe seu comentário sobre se gostou deste post tutorial e se você irá usar essas técnicas em suas planilhas de Excel. E você também pode enviar a sua sugestão para os próximos posts. Até breve!

Artigos Relacionados ao Excel: