Dentro do Excel podemos usar alguns símbolos para representar comandos em uma fórmula.
Um exemplo disso, é o símbolo de “diferente” que é caracterizado pelos seguintes caracteres “<>”.
Normalmente, utilizamos para comparar valores e verificar se são diferentes, ajudando em análises e condições lógicas nas planilhas trabalhadas.
Pensando na importância de seu uso, vamos ensinar como colocar o símbolo de diferente no Excel em duas situações.
Vamos lá!
Função SE com Símbolo de Diferente no Excel
Primeiramente, vamos trazer alguns exemplos bem simples de como usar o sinal de diferente dentro do Excel para que você possa entender o seu conceito e aplicar de acordo com as suas necessidades.
A primeira delas é através da função SE.
Dessa forma, observe que temos uma lista de alunos e suas respectivas notas de prova:
Sendo assim, queremos premiar os alunos que tiraram a nota máxima na prova em questão, que seria o total de 10 pontos.
Para isso, vamos utilizar a função SE e montar um teste lógico, analisando as notas e trazendo o resultado desejado.
Então, em D3, aplique a função SE e em teste lógico coloque se a nota de prova (C3) for diferente (<>) de 10, ficará em branco (Valor Verdadeiro), senão, este aluno será premiado (Valor Falso).
=SE(C3<>10; ” “;”Premiado”)
Portanto, ao clicar com o ENTER do teclado e arrastar a função para as demais células, vamos conseguir notar que há apenas dois alunos premiados na sala:
Ou seja, usamos o símbolo de diferente dentro de um teste lógico de uma função, mas, é possível adaptar em outras situações.
Formatação Condicional com Símbolo de Diferente no Excel
Posteriormente, a segunda possibilidade do uso do símbolo de diferente é dentro da Formatação Condicional do Excel.
Sendo assim, utilizando a mesma base de dados e considerando o status adquirido com a função SE, vamos destacar as células dos alunos premiados para identificar melhor na planilha.
Para isso, selecione as células da coluna D, em seguida, vá até a guia de Página Inicial, selecione Formatação Condicional e Nova Regra.
Ao abrir uma guia para configuração, vá até a opção de Usar uma Fórmula e em Formatar selecione a célula de D3 e informe que se ela não estiver vazia, será destacada de amarelo.
Conforme o exemplo abaixo:
=D3<>” ”
Sendo assim, ao clicar no OK, você terá os alunos premiados destacados de amarelo, conforme a condição imposta:
Portanto, seguindo as dicas acima você vai conseguir usar o símbolo de diferente no Excel de maneiras distintas, considerando a base de dados em que você está trabalhando e garantindo resultados para suas análises.
Curso de Excel Completo
Quer aprender Excel do Básico ao Avançado, passando por Dashboards? Clique na imagem abaixo e saiba mais sobre este Curso de Excel Completo.