Como Gerar Valores Únicos em Uma Coluna

Nesta aula, considerando o vídeo anexado, vamos aprender a gerar valores únicos em uma coluna na sua planilha de Excel, a fim de evitar dados duplicados, facilitar na hora de filtrar informações importantes e efetuar análises estatísticas com os resultados adquiridos.

Vale lembrar que, para conseguir esse resultado podemos utilizar algumas formas, nas quais iremos colocar em prática.

Vamos lá!

BASE DE DADOS

Valores Únicos de Uma Coluna no Excel: Remover Duplicadas

Primeiramente, observe que, temos uma base de dados no Excel contendo informações específicas de vendas realizadas em um determinado período.

Tabela de Cadastro de Vendas no Excel
Tabela de Cadastro de Vendas no Excel

Neste caso, gostaríamos de saber os valores únicos da coluna de Cliente, com o intuito de ter uma lista de todos os clientes da sua loja.

Portanto, podemos colocar em prática a primeira maneira de gerar valores únicos, que é através da ferramenta de remover duplicadas.

Então, copie a coluna de clientes, cole ao lado da tabela de vendas e selecione esta coluna.

Em seguida, vá até a guia de Dados e selecione a opção de Remover Duplicadas:

Removendo Duplicadas de Coluna no Excel
Removendo Duplicadas de Coluna no Excel

E ao confirmar a ação com OK, todos os nomes duplicados serão excluídos e você terá uma lista com os nomes de todos os 40 clientes da sua loja:

Coluna Sem Valores Duplicados no Excel
Coluna Sem Valores Duplicados no Excel

Caso precise colocar a lista em ordem alfabética, basta selecioná-la, ir novamente até a guia de Dados e escolher a opção de Classificar:

Classificando Colunas no Excel
Classificando Colunas no Excel

Assim, você terá os clientes devidamente classificados:

Coluna Classificada de A a Z no Excel
Coluna Classificada de A a Z no Excel

Valores Únicos de Uma Coluna no Excel: Função ÚNICO

a segunda forma de ter apenas valores únicos em sua coluna, é através da função ÚNICO, disponível apenas para os usuários do 365.

Lembrando que, a função ÚNICO é responsável por analisar uma sequência de informações e trazer apenas os valores únicos encontrados.

Então, ao lado da tabela, coloque o cabeçalho de cliente, aplique a função ÚNICO e selecione a coluna de Cliente:

Usando a Função ÚNICO em Coluna no Excel
Usando a Função ÚNICO em Coluna no Excel

Em seguida, ao clicar com o ENTER do teclado, você terá apenas a lista com os 40 clientes atendidos em sua loja:

Usando a Função ÚNICO em Coluna no Excel
Usando a Função ÚNICO em Coluna no Excel

Sendo assim, as vantagens de usar a função ÚNICO, é que caso você acrescente ou retire algum cliente da tabela, automaticamente a lista será atualizada.

Além de ser possível colocar a função CLASSIFICAR junto da função ÚNICO e trazer a lista em ordem alfabética:

Usando a Função ÚNICO e CLASSIFICAR em uma Coluna no Excel
Usando a Função ÚNICO e CLASSIFICAR em uma Coluna no Excel

Portanto, com as dicas acima, você vai conseguir organizar as informações trabalhadas e utilizar a ferramenta que melhor se encaixa na sua necessidade.

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