Excel Não Calcula: O Que Fazer?

É comum enfrentar situações em que o Excel não calcula automaticamente ou os resultados parecem não atualizar.

Contudo, esse problema geralmente está relacionado a configurações de cálculo ou formatação incorretas, mas pode ser resolvido com alguns ajustes simples.

Sendo assim, neste post, veremos os principais motivos pelos quais o Excel pode não estar calculando e as soluções para corrigir esse problema.

Verificar se o Cálculo Automático Está Desativado

O Excel pode estar configurado para cálculo manual, o que significa que as fórmulas não serão atualizadas automaticamente.

Então, para verificar isso, vá em Fórmulas e Opções de Cálculo.

Com isso, certifica-se de que a opção Automático está marcada, pois, se

estiver em Manual, altere para Automático.

Opções de Cálculo no Excel
Opções de Cálculo no Excel

Forçar a Atualização das Fórmulas

Caso o cálculo automático esteja habilitado, mas as fórmulas não atualizam, você pode pressionar a tecla F9 ou FN + F9 para forçar o Excel a recalcular todas as fórmulas da planilha.

Ou, se você deseja recalcular apenas a célula selecionada, pressione Shift + F9.

Verificar se as Fórmulas Estão Corretas

Outro motivo comum para o Excel não calcular é a fórmula estar digitada incorretamente ou conter erros.

Então, sempre faça os questionamentos abaixo quando estiver aplicando uma função no Excel:

  1. As fórmulas estão escritas corretamente e referenciam as células adequadas?
  2. Não há espaços extras ou caracteres inválidos que possam estar impedindo o cálculo?

Pois, esses tópicos são muito importantes para evitar erros.

Converter Texto em Números

Muitas vezes, o Excel não calcula porque os números estão formatados como texto.

Então, para verificar esses tópicos, selecione as células com números, vá até a guia de Página Inicial e escolha a opção de Número ou Moeda, conforme os dados que você está trabalhando no momento:

Verificando Formato da Célula no Excel
Verificando Formato da Célula no Excel

Afinal, para que o cálculo esteja correto, é necessário que todos os valores estejam corretos.

Verificar Erros nas Fórmulas

Por fim, é importante destacar que, o Excel pode parar de calcular se houver erros em algumas fórmulas. Os erros mais comuns incluem:

  • #DIV/0!: Indica que uma fórmula está tentando dividir por zero.
  • #VALOR!: Geralmente ocorre quando há um valor incorreto usado na fórmula.
  • #NOME?: Isso indica que o Excel não reconhece um nome ou função. Verifique se a função foi digitada corretamente.

Portanto, com as dicas acima, você poderá identificar rapidamente por que o Excel não calcula e como corrigir o problema, garantindo o bom funcionamento das suas planilhas.

Curso de Excel Completo: Do Básico ao Avançado.

Quer aprender Excel do Básico ao Avançado, passando por Dashboards? Clique na imagem abaixo e saiba mais sobre este Curso de Excel Completo.

CURSO DE EXCEL COMPLETO

Por fim, deixe seu comentário sobre se gostou deste post tutorial e se você irá usar essas técnicas em suas planilhas de Excel. E você também pode enviar a sua sugestão para os próximos posts. Até breve!

Artigos Relacionados ao Excel: