A função CHOOSECOLS no Google Sheets é uma ferramenta poderosa que permite selecionar colunas específicas de um intervalo de dados sem precisar excluir ou reorganizar manualmente.
Ou seja, ela é especialmente útil quando você tem uma tabela grande e deseja trabalhar apenas com colunas relevantes, seja para análise, relatórios ou organização de dados.
Vamos colocar em prática!
Estrutura da Função CHOOSECOLS
Primeiramente, temos uma base de dados no Google Sheets contendo algumas colunas com os dados dos colaboradores da empresa:
Dessa forma, gostaríamos de informações específicas para consulta, como o nome do colaborador, seu cargo e se está ativo no sistema.
Para isso, podemos usar a função CHOOSECOLS, onde vamos trazer dados das colunas desejadas, sem duplicar dados ou apagar colunas indesejadas.
Contudo, precisamos entender a estrutura da função CHOOSECOLS:
- intervalo: A matriz ou tabela de onde você deseja extrair as colunas.
- índice_coluna: Os números das colunas que você deseja incluir (1 para a primeira coluna, 2 para a segunda e assim por diante).
Usando a Função CHOOSECOLS no Google Sheets
Sendo assim, aplique a função CHOOSECOLS ao lado da base de dados, selecione toda a tabela e por fim, coloque o número das colunas que deseja visualizar:
=CHOOSECOLS(A1:F14;1;4;6)
Em seguida, ao clicar com o ENTER do teclado, vamos ter o resultado abaixo:
Portanto, com as dicas acima, você vai conseguir extrair informações específicas de maneira rápida e prática.
Curso de Google Sheets – Básico ao Avançado:
Curso Completo para quem quer Dominar o Planilhas Google. Aprenda as principais funções, fórmulas, funcionalidades, gráficos, tabelas dinâmicas e Dashboards no Google Sheets.
Domine o Google Sheets com nosso Curso do Básico ao Avançado. Comece do zero e aprenda a analisar planilhas utilizando: funções, fórmulas, tabelas dinâmicas, gráficos e muito mais.
Por fim, deixe seu comentário sobre o que achou de usar este recurso e você também pode enviar a sua sugestão para os próximos posts. Até breve!