5 Funções Obrigatórias para Testes de Excel em Entrevista de Emprego

Os testes de Excel são comuns em entrevistas de emprego, especialmente para cargos administrativos, financeiros e de análise de dados. Essas funções obrigatórias para testes de Excel são frequentemente avaliadas pelas empresas, que buscam candidatos com a habilidade de lidar com planilhas, manipular dados e aplicar funções essenciais para cálculos e análises.

Portanto, neste material, você aprenderá cinco funções indispensáveis que podem aparecer em testes de Excel e como aplicá-las corretamente, garantindo uma preparação completa para sua próxima entrevista de emprego.

Vamos lá!

BASE DE DADOS

PROCV (ou ÍNDICE + CORRESP)

Observe que, temos uma base de dados no Excel contendo o registro de faturamento dos vendedores em um determinado período:

5 Funções Obrigatórias para Testes de Excel em Entrevista de Emprego
Registro de Vendas no Excel

No caso, vamos aplicar algumas funções dentro dessa base de dados.

Sendo assim, vamos começar com a PROCV, normalmente usada para buscar um valor em uma tabela, mas sua limitação é que a busca só ocorre da esquerda para a direita.

Então, com o ID do vendedor gostaríamos de localizar o seu nome completo.

Aplique a função PROCV, informe o ID, selecione a tabela, coloque o número da coluna que possui as informações (2) e digite o número 0 para uma busca exata dos resultados:

=PROCV(114;A1:F16;2;0)

Aplicando a Função PROCV no Excel
Aplicando a Função PROCV no Excel

Com isso, teremos o nome do vendedor cadastrado com o ID 114:

5 Funções Obrigatórias para Testes de Excel em Entrevista de Emprego
Resultado da Função PROCV no Excel

Alternativamente, podemos usar ÍNDICE + CORRESP, que permite buscas mais flexíveis.

Sendo assim, aplique a função ÍNDICE, selecione a coluna dos vendedores, aplique a função CORRESP, informe o ID de busca, selecione a coluna de ID e coloque o número 0

=ÍNDICE(B2:B16;CORRESP(114;A2:A16;0))

Aplicando as Funções ÍNDICE e CORRESP no Excel
Aplicando as Funções ÍNDICE e CORRESP no Excel

Assim, vamos chegar ao mesmo resultado PROCV:

5 Funções Obrigatórias para Testes de Excel em Entrevista de Emprego
Resultado das Funções ÍNDICE e CORRESP no Excel

Função SE

Já a função SE, permite definir critérios para classificar dados.

Ou seja, ela é utilizada para retornar valores diferentes com base em uma condição.

Por exemplo, você deseja classificar as vendas dos funcionários, considerando o valor faturado.

Sendo assim, aplique a função SE na coluna ao lado, selecione o valor de vendas e informar que, se esse valor for maior ou igual a 900, será considerado alto, senão, será baixo:

=SE(D2>=900;”Alto”;”Baixo”)

Aplicando a Função SE no Excel
Aplicando a Função SE no Excel

Ao clicar com o ENTER e arrastar a função, temos a classificação das vendas:

5 Funções Obrigatórias para Testes de Excel em Entrevista de Emprego
Resultado da Função SE no Excel

Função SOMASE

Com a função SOMASE, soma valores de uma coluna com base em um critério.

Por exemplo, você precisar somar o total faturado de todos os funcionários que pertencem à região Norte.

Sendo assim, aplique a função SOMASE, selecione a coluna de Região, informe a região Norte e selecione a coluna de Valor:

=SOMASE(C2:C16;”Norte”;D2:D16)

Aplicando Função SOMASE no Excel
Aplicando Função SOMASE no Excel

Assim, teremos a soma de todas as vendas realizadas na região norte:

5 Funções Obrigatórias para Testes de Excel em Entrevista de Emprego
Resultado da Função SOMASE no Excel

Função CONT.SE

Já com a função CONT.SE, é possível contar quantas vezes um determinado valor aparece em um intervalo.

Ou seja, você gostaria de saber quantos funcionários pertencem a região sul.

Então, aplique a função CONT.SE, selecione a coluna de Região e informe a região desejada:

=CONT.SE(C2:C16;”Sul”)

Aplicando a Função CONT.SE no Excel
Aplicando a Função CONT.SE no Excel

Com isso, teremos quantos funcionários pertencem a região sul:

5 Funções Obrigatórias para Testes de Excel em Entrevista de Emprego
Resultado da Função CONT.SE no Excel

Função DATADIF

Por fim, temos a função DATADIF, responsável por calcular a diferença entre duas datas selecionadas.

Por exemplo, você precisa calcular quantos dias cada funcionários realizou as vendas registradas.

Então, aplique a função DATADIF, selecione a data inicial, a data final e entre aspas coloque a letra D para obter a diferença em dias:

=DATADIF(F2;G2;”D”)

Aplicando a Função DATADIF no Excel
Aplicando a Função DATADIF no Excel

Assim, conseguiremos o resultado desejado:

5 Funções Obrigatórias para Testes de Excel em Entrevista de Emprego
Resultado da Função DATADIF no Excel

Portanto, aprendendo aplicar essas funções obrigatórias para testes de Excel, você vai se sair bem em uma entrevista de emprego.

Afinal, elas demonstram domínio sobre cálculos, buscas de dados e análises de informação.

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Por fim, deixe seu comentário sobre se gostou deste post tutorial e se você irá usar essas técnicas em suas planilhas de Excel. E você também pode enviar a sua sugestão para os próximos posts. Até breve!

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