Como configurar notas de rodapé no Word

A nota de rodapé é um elemento muito importante na elaboração de trabalhos, principalmente os acadêmicos. Elas podem ser usadas para referenciar fontes, dar significado ou curiosidades a palavras ou trechos no texto. Aprenda como inserir notas de rodapé no Word.

Notas de rodapé no Word – Notas de Explicativas

Você pode usar notas de rodapé para a realização de comentários, fazer observações, esclarecer algum termo ou situação ou algo neste sentido.

Siga os passos abaixo para criar sua primeira nota de rodapé no Word.

Clique após a última letra da palavra desejada (o curso deve deve estar colado na palavra. Cuidado para não dar espaço):

Local do clique em notas de rodapé no Word

Na guia Referências e em seguida em Inserir Nota de Rodapé:

Inserir notas de rodapé no Word

Somos direcionados para o final da página do Word. Como é a primeira nota vai aparecer o número: 1. Neste local vamos alguma informação referente a esta palavra.

Veja:

Obs.: você não precisa fazer uso das notas de rodapé com muita frequência dentro de um trabalho. Use bem, mas o mínimo possível. 

Cadastre seu email aqui no blog para receber em primeira mão todas as novidades, posts e videoaulas que postarmos.

Receber conteúdos de Excel

Preencha abaixo para receber conteúdos avançados de Excel.

Fique tranquilo, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!

É muito importante que você me adicione na sua lista de contatos, para que os próximos emails não caiam no SPAM. Adicione este email: [email protected]

Notas de rodapé no Word – Notas de referência

A maneira como colocamos notas de referência é a mesma que a anterior, mas seu objetivo é dar credibilidade a fonte de onde os dados foram tirados.

Nesta nota deve conter o nome e sobrenome do autor e data (ano) de publicação. Se o material for retirado da internet deve conter ainda o link e a data da pesquisa.

Clique após a última letra da palavra desejada:

Na guia Referências e em seguida em Inserir Nota de Rodapé:

Inserir notas de rodapé no Word

Novamente somos direcionados para o final da página do Word. Agora vai aparecer o número: 2, pois segue-se uma sequência.

Neste local vamos alguma informação referente a esta palavra ou trecho.

Veja um exemplo:

Você também pode usar notas de rodapé para tratar de abreviações.

Apagando notas de rodapé

Caso você necessite apagar alguma nota de rodapé, deve-se apagar o número localizado na palavra. Caso você apague as notas diretamente no rodapé da página ainda assim as palavras conterão os números.

Apague o número 1 da palavra:

Perceba que a referência sobre ela desapareceu. Porém, a número 1 é referente a outra palavra.

Gostou?

Deixe seu comentário sobre a função.

Quer aprender Excel do Básico ao Avançado passando por Dashboard? Clique na imagem abaixo:

Curso de Excel Completo Ninja do Excel

Posts Relacionados: