Há vários atalhos do Excel que facilitam demais na hora de criar uma planilha e/ou ajustar sua base de dados.
Boa parte das vezes, demoramos para realizar os ajustes necessários no Excel, pois, temos que selecionar todas as funções. Mas, há muitas opções, menus, guias e botões para utilizar e até os localizar, nos custa tempo e hoje em dia, queremos sempre otimizar nossas atividades.
92 Atalhos do Excel que Vão Facilitar a Sua Vida
Bem, através deste post, você conseguirá aprender mais de 92 atalhos que vão te ajudar a manusear a sua base de dados no Excel, sem a necessidade de selecionar e buscar as funções na barra de tarefas.
Nossa recomendação é que você aprenda atalhos das funções que você mais usa no seu dia a dia e comece a acessá-los por atalhos.
Assim, você conseguirá ser bem mais produtivo!
Antes da listagem dos atalhos do Excel, deixo um vídeo do nosso canal no Youtube, com exemplos de algum deles e como utilizá-los:
92 Atalhos do Excel
- CRTL + SHIFT + 1 – Deixa o número com duas casas depois da vírgula.
- CTRL + SHIFT + 4 – Transforma o número em moeda.
- CTRL + SHIFT + 5 – Transforma o número em porcentagem.
- CTRL + N – Deixa as informações da célula em negrito.
- CTRL + I – Deixa as informações na célula em itálico.
- CTRL + 1 – Mostra as opções disponíveis para formatar a célula.
- CTRL + 2 – Deixa as informações da célula em negrito.
- CTRL + 3 – Deixa as informações da célula em negrito.
- CTRL + 4 – Deixa as informações da célula sublinhado.
- CTRL + 5 – Deixa as informações da célula riscado.
- CTRL + ESPAÇO – Seleciona toda a coluna.
- SHIFT + ESPAÇO – Seleciona toda a linha.
- CTRL + – (menos) – Excluí as células, lhe apresentando as possibilidades.
- CTRL + + (mais) – Insere células.
- CTRL + ESPAÇO + CTRL + SHIFT + + (mais) – Insere uma coluna.
- SHIFT + ESPAÇO + CTRL + SHIFT + + (mais) – Insere uma linha.
- CTRL + Z – Desfaz a função realizada anteriormente.
- ALT + + (mais) – Aplica a função de SOMA, buscando números.
- ALT + ENTER – Insere uma linha dentro da célula.
- CTRL + HOME – Move o cursor para o início da planilha.
- HOME – Move o cursor para a primeira célula da sua coluna.
- CTRL + END – Move o cursor para o último dado da planilha.
- CTRL + L – Mostra a opção de Localizar e Substituir.
- CTRL + U – Mostra a opção de Localizar e Substituir.
- CTRL + G – Mostra a opção Ir Para.
- CTRL + F5 – Mostra a opção Ir Para.
- CTRL + Setas – (qualquer uma das quatro opções) – Move o cursor para a extremidade selecionada.
- CTRL + SHIFT + ESPAÇO – Seleciona todas as células que estão ao redor da que foi selecionada.
- CTRL + SHIFT + O – Seleciona todas as células preenchidas.
- SHIFT + Setas – Seleciona as células, uma por uma, de acordo com o sentido da seta.
- SHIFT + HOME – Seleciona toda a linha até a primeira coluna.
- CTRL + SHIFT + HOME – Seleciona as células que estão acima da selecionada.
- CTRL + SHIFT + END – Seleciona as células que estão abaixo da selecionada.
- ENTER – Mover o cursor para baixo.
- SHIFT + ENTER – Mover o cursor para cima.
- TAB – Move o cursor para direita.
- SHIFT + TAB – Mover o cursor para esquerda.
- ESC – Cancelar.
- Clique duas vezes na célula + CTRL + SHIFT + ESPAÇO – Seleciona cada palavra descrita na célula.
- Clique duas vezes na célula + SHIFT + HOME – Vai selecionar toda a frase.
- CTRL + Y – Refaz minha última atividade no Excel.
- CTRL + C – Copia a célula.
- CTRL + X – Recorta a célula.
- CTRL + V – Cola as informações copiada ou recortada da célula.
- CTRL + : – Coloca a data atual.
- CTRL + SHIFT + : – Coloca a hora atual na célula.
- CTRL + T – Seleciona todas as células.
- CTRL + D – Copia e cola a informação da célula acima.
- CTRL + SHIFT + (mais) – Inclui linha, célula ou coluna.
- SHIFT + F2 – Insere comentário.
- SHIFT + F10 – Mostra opções para formatar as células.
- ALT + F1 – Insere um gráfico com base na tabela selecionada.
- F11 – Inclui um gráfico em outra página.
- CTRL + K – Inclui algum link.
- CTRL + 9 – Oculta a linha que você selecionou.
- CTRL + SHIFT + 9 – Vai reexibir as linhas que estavam ocultas.
- CTRL + 0 – Oculta a coluna que você selecionou.
- CTRL + SHIFT + 0 – Vai reexibir a colunas que forma ocultas.
- ALT + SHIFT + Seta para direta – Agrupa as linhas ou colunas.
- ALT + SHIFT + Seta para esquerda – Desagrupada as linhas ou colunas.
- CTRL + S – Deixa as informações na célula sublinhada.
- CTRL + SHIFT + $ – Transforma o número em moeda.
- CTRL + SHIFT + # – Transforma o número em data
- CTRL + SHIFT + % –Transforma o número em porcentagem.
- CTRL + SHIFT + @ – Transforma o número em hora.
- CTRL + SHIFT + ! – Transforma em número com vírgula.
- CTRL + SHIFT + ^ – Transforma em número científico.
- CTRL + SHIFT + & – Inclui borda na célula.
- CTRL + SHIFT + _ – Exclui a borda na célula.
- F4 – Repete a última formatação aplicada na célula.
- Na fórmula aplicar = – Permite incluir uma nova função.
- ALT + = – Insere a SOMA.
- Na fórmula aplicar SHIFT + F3 – Mostra as opções para inserir fórmulas.
- Na fórmula aplicar F4 – Fixa a célula selecionada.
- Na fórmula aplicar CTRL + SHIFT + F3 – Cria nomes.
- Na fórmula aplicar CTRL + SHIFT + U – Expande a barra de fórmula.
- CTRL + N – Cria uma nova pasta de trabalho.
- CTRL + TAB – Move para a próxima pasta de trabalho.
- CTRL + SHIFT + TAB – Move para a pasta de trabalho anterior.
- CTRL + P – Abre a página para impressão.
- ALT + ESPAÇO – Abre o menu do Excel.
- CTRL + F9 – Minimiza a janela.
- CTRL + F10 – Maximiza a janela.
- ALT + F8 – Apresenta as linhas de referência para impressão.
- ALT + F4 – Fecha a janela.
- FN + seta para cima – Move a tela para cima.
- FN + seta para baixo – Move a tela para baixo.
- ALT + FN + seta para cima – Move a tela para esquerda.
- ALT + FN + seta para baixo – Move a tela para direita.
- CTRL + SHIFT + FN + seta para cima – Seleciona a pasta de trabalho atual e a que está direita.
- CTRL + SHIFT + FN + seta para baixo – Seleciona a pasta de trabalho atual e a que está esquerda.
- CTRL + FN + seta para baixo – Move para a pasta de trabalho direita.
- CTRL + FN + seta para cima – Move para a pasta de trabalho esquerda.
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Por fim, deixe seu comentário sobre se gostou deste post tutorial e se você irá usar essas técnicas em suas planilhas de Excel. E você também pode enviar a sua sugestão para os próximos posts. Até breve!