Como Bloquear com Senha Células no Excel (Proteger Planilha)

Como Bloquear com Senha Células no Excel (Proteger Planilha)

Através deste guia prático de Excel, aprenda como proteger planilhas no Excel, ou em outras palavras, como bloquear com senha células no Excel.

Bem, o Microsoft Excel é uma ferramenta poderosa para organizar e analisar dados, mas às vezes você pode querer restringir o acesso a certas informações em sua planilha. Uma maneira de fazer isso é bloqueando com senha células específicas para que elas não possam ser editadas por outras pessoas.

Além disso, isso pode ser útil se você estiver compartilhando uma planilha com colegas e quiser garantir que as informações importantes não sejam alteradas acidentalmente.

Baixe a planilha para praticar o que foi ensinado neste tutorial:

Faça Download da planilha abaixo.

Autorizo a coleta e o tratamento dos meus dados para envio de material, inclusive publicidade, e adequação de minha experiência sobre produtos e/ou serviços da NINJA DO EXCEL, conforme informações prestadas AQUI


Como Bloquear com Senha Células no Excel (Proteger Planilha)

Bloquear Toda a Planilha

Antes de mais nada, note que para bloquear com senha toda a planilha com uma senha de acesso, você precisa clicar na guia Revisão >> Proteger Planilha:

Como Bloquear com Senha Células no Excel

Em seguida, defina uma senha de acesso e desmarque todas as opções para o usuário não conseguir editar:

Como Bloquear com Senha Células no Excel, senha

Sendo assim, marque as opções para permite que o usuário tenha acesso.

Desmarque para negar qualquer edição:

  • Todas as opções marcadas, estarão liberadas;
  • Todas as opções desmarcadas, ficarão bloqueadas.

Após definir os procedimentos, na próxima janela confirme sua senha e pressione OK:

Como Bloquear com Senha Células no Excel

Após finalizar, uma mensagem será exibida, caso o usuário tente editar algo na planilha:

Bloquear Células no Excel, resultado

Bloquear com Senha Células Específicas:

Para bloquear células específicas de uma tabela, você precisa definir quais células não estarão bloqueadas.

Na tabela abaixo, permitiremos acesso somente da edição da coluna “Loja”, já o restante da tabela estará bloqueada:

Bloquear Células no Excel, células

Sendo assim, selecione toda a coluna “Loja”, entre na guia Página inicial >> Formatar >> Bloquear célula:

Bloquear Células no Excel, bloquear célula

Em seguida, clique novamente em Formatar e depois em Proteger planilha:

Bloquear Células no Excel, proteger

Depois, é só definir a senha de acesso e desmarcar as opções que serão bloqueadas.

No entanto, agora, qualquer acesso realizado fora da coluna “Loja”, será bloqueado.

Como Bloquear com Senha Arquivo do Excel

É possível bloquear a abertura de uma planilha, inserindo uma senha de acesso.

Clicando na guia Arquivo >> Salvar Como:

salvar como

E durante a escolha da pasta de onde o arquivo será salvo no disco. Na parte inferior da janela, clique em Ferramentas >> Opções gerais:

Bloquear Células no Excel, opções gerais

Já na próxima janela, defina uma senha de proteção e uma senha de gravação:

 

Como Bloquear com Senha Células no Excel

Concluindo, clique no botão “OK” para confirmar e reinsira novamente as mesmas senhas na próxima janela.

Após isso, quando abrirmos o arquivo do Excel, será solicitado uma senha de acesso:

abertura, senha

Tutoriais Relacionados:

PROTEGER PLANILHA NO EXCEL (A FORMA MAIS SEGURA PARA NINGUÉM MEXER EM SUAS PLANILHAS)

 


Curso de Excel Completo: Do Básico ao Avançado.

Quer aprender Excel do Básico ao Avançado passando por Dashboards? Clique na imagem abaixo e saiba mais sobre este Curso de Excel CompletoCURSO DE EXCEL COMPLETO

Por fim, deixe seu comentário sobre se gostou deste post tutorial e se você irá usar essas técnicas em suas planilhas de Excel. E você também pode enviar a sua sugestão para os próximos posts. Até breve!

Artigos Relacionados Ao Excel: