Como Calcular Juros no Planilhas Google

Saber como funciona e como calcular juros no Planilhas Google pode ser a sua salvação em várias situações.

O tipo de juros que iremos abordar nesse tutorial é os juros compostos. Esse tipo de juros tem como base incluir taxa sobretaxa em cima de cada valor por período.

E por esse fato, ele se torna um valor alto a se pagar. Um dos melhores exemplos que podemos oferecer é a dívida de um empréstimo.

Logo a seguir, veremos um exemplo de um empréstimo que será pago mensalmente e no final do período, você saberá o total de quanto foi pago daquele valor e também o valor total de taxas pagas.

Caso tenha interesse, confira esse link: Planilha de Rendimentos de Juros Simples no Excel

Baixe a planilha para praticar o que foi ensinado neste tutorial:

Faça Download da planilha abaixo.

Autorizo a coleta e o tratamento dos meus dados para envio de material, inclusive publicidade, e adequação de minha experiência sobre produtos e/ou serviços da NINJA DO EXCEL, conforme informações prestadas AQUI


Como Calcular Juros no Planilhas Google

O exemplo é simples! Pedimos um empréstimo de 2.000, e teremos que pagar esse empréstimo em 7 meses, com uma taxa 2% a cada mês. Isso seria, um valor pago mensalmente, incluindo uma taxa de 2% durante os 7 meses.

Calcular Juros no Planilhas Google

Nosso objetivo final é saber qual é o valor da dívida no final dos 7 meses completos. Por causa dessa taxa de 2% (Juros), nosso valor de dívida será mais alto que o valor do empréstimo de 2.000

Para descobrir o total dessa dívida, temos que realizar o cálculo de juros compostos.

O modo mais fácil de entender é esse:

Valor empréstimo * (1 + Taxa%) ^ Períodos

Pegue 1 + taxa e eleve esse resultado ao número de períodos, depois, multiplique esse resultado pelo valor do empréstimo.

Abaixo, temos a fórmula aplicada:

=B2*(1+B3)^B4

Calcular Juros no Planilhas Google, fórmula

Como (1+2%) está cercado entre parênteses, ele será calculado primeiro, depois esse resultado será elevado ao número de períodos que é 7, em seguida, esse resultado será multiplicado pelo valor do empréstimo que é 2.000

Confirmando a função na tecla “Enter”, temos o valor total da dívida que será paga no final dos 7 meses:

resultado

E para saber o total de quanto pagamos de taxa (juros), pegue o valor da dívida e subtraia pelo valor do empréstimo, veja:

Calcular Juros no Planilhas Google, valor da taxa

Confirmando, temos o total da taxa (juros):

Calcular Juros no Planilhas Google, tota de taxa

Note, que o juros compostos incluiu 297,37 de taxa encima do valor inicial a ser pago. Ao invés de devolver somente 2.000 que foi o valor do empréstimo, tivemos que devolver R$ 2.297,37.


Curso de Excel Completo: Do Básico ao Avançado.

Quer aprender Excel do Básico ao Avançado passando por Dashboards? Clique na imagem abaixo e saiba mais sobre este Curso de Excel Completo.

Curso de Excel Completo Ninja do Excel

Por fim, deixe seu comentário sobre o que achou, se usar este recurso e você também pode enviar a sua sugestão para os próximos posts.

Até breve!

Artigos Relacionados Ao Google Planilhas: