Planilha para Calcular Salário Líquido no Excel

Planilha para Calcular Salário Líquido no Excel

Calcular salário líquido no Excel é uma tarefa muito simples, mas algumas pessoas desconhece. Todo salário que recebemos, haverá taxas de cobranças e despesas que refletem no nosso saldo financeiro, pois dificilmente alguém recebe o salário bruto que é o salario sem as cobranças de taxas.

Planilha para Calcular Salário Líquido no Excel

O salário líquido é o saldo final que recebemos com os descontos de taxas do governo ou de algum programa em que você é contribuinte dentro da empresa.

Então se você recebe o salário bruto de 2.000, seu salário líquido pode ser bem mais baixo que isso, podendo chegar em 1.800 de saldo final ou até menos, tudo por causa das taxas e contribuições que realizamos encima do nosso dinheiro.

Iremos ensinar logo abaixo, como calcular de forma bem simples o salário líquido no Excel.

Logo após esse tutorial, veja esse link: Planilha de Investimentos e Parcela Prevista no Excel

 

Baixe a planilha para praticar o que foi ensinado neste tutorial:

Faça Download da planilha abaixo.

Autorizo a coleta e o tratamento dos meus dados para envio de material, inclusive publicidade, e adequação de minha experiência sobre produtos e/ou serviços da NINJA DO EXCEL, conforme informações prestadas AQUI

 

Aprenda Como Usar a Planilha para Calcular Salário Líquido no Excel – Passo a Passo:

Primeiramente, veja que temos uma pequena tabela e antes de calcular o salário líquido. Isto é, devemos entender alguns itens de extrema importância.

Calcular Salário Líquido no Excel

Contudo, nas 4 primeiras colunas temos:

4 primeiras colunas em Calcular Salário Líquido no Excel

  • Funcionário: Informe o nome do funcionário da empresa ou seu próprio nome.
  • Cargo: Informe o cargo referente ao funcionário.
  • Salário Bruto: Insira o salário bruto, esse seria o seu saldo final sem incluir as taxas e despesas mensais.
  • Pensão Alimentícia: Se você tiver membros familiares que são dependentes da sua renda, inclua o valor das despesas mensais que são gastas com essas pessoas.

Por fim, temos as 4 ultimas colunas:

4 ultimas colunas

  • Previdência Privada: Se você paga esse tipo de contribuição, informe o valor.
  • INSS: Se caso você for contribuinte do INSS, informe a taxa mensal que é paga como contribuinte.
  • Deduções IRRF: Nessa coluna, existe uma fórmula que calcula o total de despesas que são retiradas do salário bruto, incluindo as contribuições. Você pode incluir mais despesas nessa tabela, caso necessário. Apenas crie uma nova coluna.
  • Salário Líquido: E no final, temos o salário líquido que é saldo final com os descontos das despesas e contribuições.

Fórmula Para Calcular Salário Líquido

Sendo assim, tudo que você precisa fazer agora é pegar o salário bruto e subtrair pela soma das despesas e contribuições.

SALÁRIO BRUTO – SOMA( Contribuições ), dessa forma você vai ter a diferença entre o salário bruto e as despesas inclusas, resultando no salário líquido. Veja que é bem simples:

Fórmula para calcular salário liquido

Conclusão

Enfim, vimos que tudo é simples e todos salário tem seus descontos que inclui taxas e despesas, resultando em uma salário bem mais baixo que o esperado. No entanto, agora você pode usar essa planilha e calcular de forma correta seu salário final.


Bem, se você gostou desta planilha de Excel, clique na imagem abaixo para conhecer todas os nossos modelos de planilhas gratuitas, personalize como preferir e de acordo com suas necessidades. Confira:

modelos de planilhas gratuitas para download


Curso de Excel Completo: Do Básico ao Avançado.

Quer aprender Excel do Básico ao Avançado passando por Dashboards? Clique na imagem abaixo e saiba mais sobre este Curso de Excel Completo.

Curso de Excel Completo Ninja do Excel

Por fim, deixe seu comentário sobre o que achou, se usar este recurso e você também pode enviar a sua sugestão para os próximos posts.

Até breve!

Artigos Relacionados No Excel: