Como Classificar Dados no Google Sheets com a Função Classificar

A função CLASSIFICAR (SORT) no Google Sheets é uma ferramenta poderosa para organizar automaticamente os dados de forma crescente ou decrescente com base em uma ou mais colunas.

Pois, diferente do filtro manual, ela atualiza os dados dinamicamente sempre que algo muda, o que é ideal para relatórios automatizados e dashboards.

Ou seja, essa função é especialmente útil quando trabalhamos com listas de vendedores, produtos, clientes ou qualquer outro conjunto de dados que precisa de ordenação frequente: como ranking de vendas, metas atingidas, quantidade de produtos vendidos etc.

Vamos colocar entender na prática a importância desta função!

BASE DE DADOS

Como Usar a Função CLASSIFICAR no Google Sheets

Observe que, temos uma tabela no Google Sheets com registro de vendas, metas, clientes ativos e a região dos vendedores:

Tabela com o Registro de Vendas no Google Sheets
Tabela com o Registro de Vendas no Google Sheets

Portanto, gostaríamos de utilizar a função CLASSIFICAR (SORT) para a tabela de acordo com as vendas e em ordem decrescente, ou seja, do maior faturamento para o menor.

Sendo assim, ao lado tabela, aplique a função CLASSIFICAR (SORT) e selecione a área de dados que será classificada.

Depois, coloque o número da coluna dentro deste intervalo que será usada para ordenar as informações (4) e por fim, coloque FALSO para ordem decrescente.

Lembrando que, caso desejar, utilize VERDADEIRO para classificar os dados em ordem crescente.

=SORT(A2:E11;D2:D11;FALSO)

Aplicando a Função CLASSIFICAR no Google Sheets
Aplicando a Função CLASSIFICAR no Google Sheets

Então, ao clicar em ENTER, temos uma nova tabela, devidamente classificada e considerando o faturamento registrado na coluna D:

Resultado da Função CLASSIFICAR no Google Sheets
Resultado da Função CLASSIFICAR no Google Sheets

Vale ressaltar que, você pode combinar com outras funções como FILTRO ou UNIQUE para análises ainda mais poderosas.

Portanto, com as dicas acima, você poderá organizar seus dados de forma dinâmica, rápida e eficiente, facilitando análises e tomadas de decisão no Google Sheets.

Curso de Excel Completo: Do Básico ao Avançado.

Quer aprender Excel do Básico ao Avançado, passando por Dashboards? Clique na imagem abaixo e saiba mais sobre este Curso de Excel Completo.

Resolvendo Problemas Comuns no Excel

Por fim, deixe seu comentário sobre se gostou deste post tutorial e se você irá usar essas técnicas em suas planilhas de Excel. E você também pode enviar a sua sugestão para os próximos posts. Até breve!

Artigos Relacionados ao Excel:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *