Como Fazer Barra de Pesquisa no Excel

A barra de pesquisa é uma ferramenta extremamente útil no Excel, permitindo que você encontre dados específicos rapidamente em grandes planilhas.

Pois, em vez de rolar manualmente por várias linhas e colunas, a barra de pesquisa permite localizar informações com apenas alguns cliques, agilizando o trabalho e aumentando a produtividade.

Portanto, considerando o vídeo abaixo, vamos aprender a fazer uma barra de pesquisa no Excel.

BASE DE DADOS

Ativando a Guia de Desenvolvedor no Excel

Observe que, temos uma lista com as vendas efetuadas dos respectivos vendedores em um determinado período:

Registro de Vendas no Excel
Registro de Vendas no Excel

No caso, gostaríamos de criar uma barra de pesquisa para localizar todas as vendas de determinados vendedores, de maneira rápida e prática.

O primeiro passo, é criar uma base, conforme a apresentada abaixo:

Base Para Pesquisa de Dados no Excel
Base Para Pesquisa de Dados no Excel

Agora, precisamos ativar a guia de desenvolvedor para trabalharmos com essa possibilidade.

Então, clique com o botão direito do mouse sobre o menu do Excel e vá em Personalizar Faixa de Opções:

Ativando Guia de Desenvolvedor no Excel
Ativando Guia de Desenvolvedor no Excel

Ao abrir uma janela, ative a guia de Desenvolvedor e confirme com OK:

Ativando Guia de Desenvolvedor no Excel
Ativando Guia de Desenvolvedor no Excel

Assim, teremos a guia de Desenvolvedor disponível na sua barra de menu.

Criando uma Barra de Pesquisa no Excel

Portanto, vá até Desenvolvedor, clique em Inserir e em Controle ActiveX, escolha a opção de Caixa de Texto, conforme apresentado abaixo:

Inserindo Barra de Pesquisa no Excel
Inserindo Barra de Pesquisa no Excel

Depois, desenhe essa forma ao lado da barra de pesquisa de Vendedor

Incluindo Barra de Pesquisa no Excel
Incluindo Barra de Pesquisa no Excel

Para configuração da barra de pesquisa, clique com o botão direito sobre ela e vá em Propriedades:

Configurando Barra de Pesquisa no Excel
Configurando Barra de Pesquisa no Excel

Agora, em Vínculo de Célula, coloque a C2, conforme exemplo:

Configurando Barra de Pesquisa no Excel
Configurando Barra de Pesquisa no Excel

Assim, temos a nossa barra de pesquisa:

Configurando Barra de Pesquisa no Excel
Configurando Barra de Pesquisa no Excel

Personalizando Barra de Pesquisa no Excel

Contudo, precisamos vincular ela a nossa base de dados.

Então, aplique a função FILTRO em B6, selecione a matriz de dados, depois a coluna com todos os vendedores, trazendo aqueles que forem iguais a descrita na barra de pesquisa.

Por fim, coloque entre parêntese uma mensagem para aparecer abaixo, caso não tenha vendedores descritos na barra de pesquisa:

=FILTRO(I6:N45;I6:I45=C2;”Vendedor não localizado”)

Aplicando a Função FILTRO no Excel
Aplicando a Função FILTRO no Excel

Assim, ao clicar no ENTER do teclado, vamos ter a lista com toda as vendas dos vendedores descritos na barra de pesquisa:

Resultado da Função FILTRO com a Barra de Pesquisa no Excel
Resultado da Função FILTRO com a Barra de Pesquisa

Portanto, com as dicas acima, você via conseguir fazer uma barra de pesquisa no Excel, passo a passo, para que você possa integrar essa funcionalidade prática em suas próprias planilhas e melhorar sua eficiência no uso de dados.

Curso de Excel Completo: Do Básico ao Avançado.

Quer aprender Excel do Básico ao Avançado, passando por Dashboards? Clique na imagem abaixo e saiba mais sobre este Curso de Excel Completo.

CURSO DE EXCEL COMPLETO

Por fim, deixe seu comentário sobre se gostou deste post tutorial e se você irá usar essas técnicas em suas planilhas de Excel. E você também pode enviar a sua sugestão para os próximos posts. Até breve!

Artigos Relacionados ao Excel: