Como Fazer Condicional no Power Query

O Power Query é uma ferramenta dentro do Excel e Power BI, normalmente usada para transformar e manipular dados de forma eficiente. Uma das suas funcionalidades mais úteis é a criação de colunas condicionais, que permitem aplicar lógica e regras específicas para criar valores com base em condições estabelecidas. Essas condições podem ser baseadas em valores, texto, datas, ou outros parâmetros.

Sendo assim, considerando a importância do tema, vamos te ensinar a fazer colunas condicionais no Power Query.

BASE DE DADOS

Acessando o Power Query no Excel

Observe que, temos uma tabela no Excel contendo o cadastro dos clientes de uma loja fictícia:

Tabela de Cadastro de Clientes no Excel
Tabela de Cadastro de Clientes no Excel

No caso deste exemplo, gostaríamos de criar uma coluna condicional para classificar os clientes de acordo com o valor de compra.

Então, primeiramente, precisamos carregar os dados do Excel no Power Query.

Portanto, selecione a base de dados, vá até a guia de Dados e em Obter e Transformar Dados, clique na opção De Tabela/Intervalo:

Acessando o Power Query Através do Excel
Acessando o Power Query Através do Excel

Assim, o Power Query editor será aberto.

Acessando o Power Query Através do Excel
Acessando o Power Query Através do Excel

Criando uma Coluna Condicional no Power Query

Agora, precisamos incluir a coluna para categorizar os valores de compra.

Sendo assim, vá até a aba de Adicionar Coluna e clique na opção de Coluna Condicional:

Adicionando Coluna Condicional no Power Query
Adicionando Coluna Condicional no Power Query

Posteriormente, ao abrir uma janela de configuração, defina o nome da nova coluna como Classificação de Vendas.

Depois, precisamos definir as condições baseadas na coluna de Valor da Compra.

Então, classificaremos desta maneira:

  1. Se Valor da compra for maior que 40.000, então Alto Valor.
  2. Se Valor da compra for menor ou igual a 15.000, então Baixo Valor.
  3. Caso contrário, será Médio Valor.
Estabelecendo Regras para Coluna Condicional no Power Query
Estabelecendo Regras para Coluna Condicional no Power Query

Após as definições das condições, clique em OK e com isso teremos a nova coluna condicional:

Resultado da Classificação das Vendas Com Coluna Condicional no Power Query
Resultado da Classificação das Vendas Com Coluna Condicional no Power Query

Para voltar ao Excel com a coluna adicionada, vá em Página Inicial e basta clicar em Fechar e Carregar:

Aplicando as Alterações no Excel
Aplicando as Alterações do Power Query no Excel

Assim, teremos nossos clientes devidamente classificados:

Alterações no Excel
Alterações do Power Query no Excel

Portanto, com as dicas acima, você será capaz de usar as ferramentas disponíveis no Power Query para segmentar seus clientes e criar estratégias de vendas interessantes.

Curso de Excel Completo: Do Básico ao Avançado.

Quer aprender Excel do Básico ao Avançado passando por Dashboards? Clique na imagem abaixo e saiba mais sobre este Curso de Excel CompletoCURSO DE EXCEL COMPLETO

Por fim, deixe seu comentário sobre se gostou deste post tutorial e se você irá usar essas técnicas em suas planilhas de Excel. E você também pode enviar a sua sugestão para os próximos posts. Até breve!

Artigos Relacionados ao Power Query: