Como Fazer Soma Automática no Excel

Conseguimos utilizar várias ferramentas disponíveis no Excel para realizar tarefas de maneira mais rápida e eficaz para o nosso dia a dia e uma dessas possibilidades é como fazer soma automática dos valores no Excel.

Há funções e truques que conseguem simplificar o processo de somar os valores, trazendo resultados assertivos e de maneira mais profissional.

Sendo assim, vamos entender na prática essas habilidades, considerando o passo a passo abaixo e o vídeo anexado!

BASE DE DADOS

Entendendo a Base de Dados no Excel

Primeiramente, observe que, temos uma base de dados no Excel contendo as vendas de janeiro até julho dos respectivos vendedores de uma loja:

Base de Dados com as Vendas do Semestre no Excel
Base de Dados com as Vendas do Semestre no Excel

Neste caso, podemos realizar alguns tipos de soma.

Como o total de faturamento que cada vendedor teve no período de 6 meses:

Total Faturado Por Cada Vendedor no Semestre no Excel
Total Faturado Por Cada Vendedor no Semestre no Excel

E ainda, o total de todos os vendedores em cada um dos 6 meses:

Total Faturado em Cada Mês no Semestre no Excel
Total Faturado em Cada Mês no Semestre no Excel

Realizando Soma Automática no Excel

Então, como podemos conseguir esses resultados?

Através da função SOMA, onde você aplica a função SOMA e depois seleciona os valores que deseja somar.

Como no caso de saber o total do mês de janeiro, por exemplo:

Função SOMA Para o Total Faturado em Janeiro no Excel
Função SOMA Para o Total Faturado em Janeiro no Excel

Contudo, se você acrescentar mais dados em algumas linhas abaixo, a função SOMA não irá incluir este novo valor:

Acrescentando Mais Valores na Tabela de Vendas no Excel
Acrescentando Mais Valores na Tabela de Vendas no Excel

Sendo assim, uma solução para isso é também incluir as linhas em branco na função SOMA, pois, caso acrescente mais valores, ele será adicionado ao resultado:

Função SOMA Ajustada Para o Total Faturado em Janeiro no Excel
Função SOMA Ajustada Para o Total Faturado em Janeiro no Excel

Ou, se preferir automatizar ainda mais o processo de soma de valores, basta aplicar um atalho para somar todos os valores automaticamente.

Em seguida, selecione todos os dados da tabela, inclusive as células em branco e aperte as teclas de ALT + =.

Dessa forma, você terá o total de faturamento por vendedores e por meses:

Atalho Para Soma Automática de Valores no Excel
Atalho Para Soma Automática de Valores no Excel

Portanto, com as práticas ensinadas acima, você vai conseguir trabalhar com um grande conjunto de dados, trazendo resultados rápidos e corretos.

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