Como usar o PROCX no Excel

O PROCX é uma das funções mais modernas e poderosas do Excel, criada para substituir e aprimorar as antigas funções PROCV e PROCH.

Pois, com ela, é possível realizar buscas dinâmicas em qualquer direção, para a esquerda, direita, acima ou abaixo, de forma muito mais flexível.

Além disso, o PROCX permite combinar critérios, retornar múltiplos resultados e trabalhar com valores aproximados ou exatos.

Portanto, neste post, você vai aprender como usar o PROCX no Excel e entender, na prática, por que ele é a melhor opção para quem deseja realizar buscas inteligentes em planilhas.

Vamos lá!

Localizando Estado e Região com PROCX

Observe que, temos uma tabela no Excel contendo o extenso registro de vendas de uma determinada loja:

Registro de Vendas no Excel
Registro de Vendas no Excel

No caso, vamos utilizar a função PROCX para trazer o Estado e a Região das cidades de outras colunas:

Dados para Busca no Excel
Dados para Busca no Excel

Sendo assim, aplique a função PROCX: primeiro selecione o nome da cidade que deseja buscar, em seguida o intervalo com todas as cidades, e por fim as colunas de Estado e Região correspondentes.

Lembre-se de fixar os intervalos utilizando a tecla F4, para que as referências não se alterem ao copiar a fórmula para outras células.

=PROCX(D2;$M$2:$M$76;$N$2:$O$76)

Aplicando a Função PROCX no Excel
Aplicando a Função PROCX no Excel

Assim, após clicar em ENTER e arrastar a fórmula, temos o resultado abaixo:

Resultado da Função PROCX no Excel
Resultado da Função PROCX no Excel

Busca de Dados em Ordem Cronológica

Como segundo exemplo, temos uma tabela com o registro completo de clientes:

Tabela com Registro de Clientes no Excel
Tabela com Registro de Clientes no Excel

No caso, ao selecionarmos um nome na lista suspensa, as informações correspondentes serão automaticamente exibidas ao lado, conforme os dados da tabela:

Dados para Busca no Excel
Dados para Busca no Excel

Então, utilize a função PROCX: selecione o nome do cliente, depois a coluna que contém todos os clientes e, por fim, as colunas com as informações desejadas, como tipo de problema, técnico e status:

=PROCX(H3;B3:B32;C3:F32)

Aplicando a Função PROCX no Excel
Aplicando a Função PROCX no Excel

Com isso, teremos este resultado:

Resultado da Função PROCX no Excel
Resultado da Função PROCX no Excel

Porém, queremos que a função retorne apenas o atendimento mais recente, considerando a última data registrada.

Sendo assim, complemente a função adicionando 0 para garantir correspondência exata e -1 no modo de pesquisa para que a busca seja feita de baixo para cima:

=PROCX(H3;B3:B32;C3:F32;;0;-1)

Aplicando a Função PROCX no Excel
Aplicando a Função PROCX no Excel

Então, temos o resultado desejado:

Resultado da Função PROCX no Excel
Resultado da Função PROCX no Excel

Portanto, com essas orientações, você consegue utilizar o PROCX para buscar informações de forma precisa, dinâmica e automatizada, garantindo que sempre seja retornado o registro mais recente para cada cliente.

Curso de Excel Completo: Do Básico ao Avançado.

Quer aprender Excel do Básico ao Avançado, passando por Dashboards? Clique na imagem abaixo e saiba mais sobre este Curso de Excel Completo.

Resolvendo Problemas Comuns no Excel

Por fim, deixe seu comentário sobre se gostou deste post tutorial e se você irá usar essas técnicas em suas planilhas de Excel. E você também pode enviar a sua sugestão para os próximos posts. Até breve!

Artigos Relacionados ao Excel:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *