Filtre Dados com FILTRO e ESCOLHERCOLS no Excel

O Excel é uma poderosa ferramenta para análise de dados, e uma maneira de otimizar seu uso é aprender a filtrar dados com FILTRO e ESCOLHERCOLS no Excel. Essas funções modernas facilitam a organização e a extração de informações relevantes de grandes conjuntos de dados de forma dinâmica e eficiente.

Além disso, ao combinar essas duas funções, você pode aprimorar ainda mais sua análise, tornando o processo de filtragem mais preciso e ágil.

Sendo assim, neste guia, você aprenderá, passo a passo, como utilizar essas funções para otimizar seu trabalho e maximizar a produtividade ao lidar com grandes volumes de dados.

Vamos lá!

BASE DE DADOS

Função FILTRO no Excel

Observe que, temos a tabela abaixo contendo o registro de vendas de um determinado período no Excel:

Registro de Vendas no Excel
Registro de Vendas no Excel

No caso, gostaríamos de filtrar os dados de maneira simples e rápida.

Sendo assim, como primeira opção, temos a função FILTRO, responsável por extrair registros específicos com base em critérios definidos.

Por exemplo, gostaríamos de filtrar as vendas de acordo com a região Nordeste.

Então, ao lado da tabela, aplique a função FILTRO, selecione toda a base de dados, selecione a coluna com as regiões e selecione a região:

=FILTRO(B3:I975; H3:H975=K2)

Aplicação da Função FILTRO no Excel
Aplicação da Função FILTRO no Excel

Assim, ao clicar com o ENTER do teclado, vamos ter as vendas da região nordeste:

Resultado da Função FILTRO no Excel
Resultado da Função FILTRO no Excel

Função ESCOLHERCOLS no Excel

Contudo, ainda temos uma segunda opção de filtro, que é a função ESCOLHERCOLS, responsável por facilitar a seleção de colunas específicas de um conjunto de dados, eliminando a necessidade de reorganizar manualmente as informações.

Ou seja, imagine que você quer exibir apenas os dados das colunas de Vendedor e Valor Total.

Então, aplique a função ESCOLHERCOLS, selecione toda a matriz de dados e informe os números das colunas:

=ESCOLHERCOLS(B2:I975; 4; 8)

Aplicação da Função ESCOLHERCOLS no Excel
Aplicação da Função ESCOLHERCOLS no Excel

Clicando com o ENTER do teclado, vamos ter o resumo dos dados de acordo com as colunas desejadas:

Resultado da Função ESCOLHERCOLS no Excel
Resultado da Função ESCOLHERCOLS no Excel

Função FILTRO e ESCOLHERCOLS no Excel

Por fim, imagine que, você quer juntar as duas funções anteriores para filtrar dados e exibir colunas específicas.

Ou seja, trazendo dados bastante específicos.

Por exemplo, filtrar as vendas de acordo com a região, mas, exibindo apenas os vendedores e o valor total vendido.

Sendo assim, aplique a função ESCOLHERCOLS, depois a função FILTRO, selecione a base de dados, a coluna de regiões e qual região você deseja filtrar:

=ESCOLHERCOLS(FILTRO(B3:I975; H3:H975=K2

Funções FILTRO e ESCOLHERCOLS no Excel
Funções FILTRO e ESCOLHERCOLS no Excel

Por fim, informe o número das colunas de Vendedor e Valor Total:

=ESCOLHERCOLS(FILTRO(B3:I975; H3:H975=K2); 4; 8)

Funções FILTRO e ESCOLHERCOLS no Excel
Funções FILTRO e ESCOLHERCOLS no Excel

Com isso, vamos ter o resultado abaixo:

Funções FILTRO e ESCOLHERCOLS no Excel
Filtre Dados com FILTRO e ESCOLHERCOLS no Excel

Portanto, seguindo as dicas acima, aprenda e filtre dados com FILTRO e ESCOLHERCOLS no Excel pois assim você vai conseguir filtrar informações específicas dentro da sua matriz de dados no Excel, mas, sem a necessidade de incluir filtros nos cabeçalhos.

Curso de Excel Completo: Do Básico ao Avançado.

Quer aprender Excel do Básico ao Avançado, passando por Dashboards? Clique na imagem abaixo e saiba mais sobre este Curso de Excel Completo.

Use o Excel para Fazer Análise de Dados Completa

Por fim, deixe seu comentário sobre se gostou deste post tutorial e se você irá usar essas técnicas em suas planilhas de Excel. E você também pode enviar a sua sugestão para os próximos posts. Até breve!

Artigos Relacionados ao Excel: