A formatação condicional com ícones no Power BI é um recurso poderoso para destacar visualmente informações importantes em relatórios e dashboards.
Afinal, com ela, é possível adicionar ícones como setas, indicadores de semáforo, bandeiras ou outros símbolos gráficos para representar automaticamente o desempenho de métricas, facilitando a interpretação dos dados.
Sendo assim, neste post, veremos como configurar essa funcionalidade e como utilizá-la para tornar seus relatórios mais dinâmicos e informativos.
Vamos lá!
LINK DO VÍDEO
Criando Matriz de Dados no Power BI
Observe que, temos uma base de dados no Power BI, na qual já foi importada e tratada:

Então, para criar um visual de alguns resultados, clique em Matriz e arraste a coluna de Nome do Mês em Linhas, Nome da Loja em Colunas e Faturamento em Valores:

Assim, após aumentar o tamanho da fonte na guia de Formato, temos a matriz abaixo, com o total faturado por loja nos meses de janeiro até dezembro:

Formatação Condicional com Ícones em Matriz no Power BI
Contudo, gostaríamos destacar dentro da matriz quais foram as filiais e meses que atingimos um determinado valor.
Sendo assim, clique com o botão direito em Faturamento na guia de Valores, vá em Formatação Condicional e Ícones:

Então, ao abrir uma nova janela, confirme a ação com OK:

Assim, vamos ter na matriz, os ícones laranja representando valores médios de faturamento de vendas, os vermelhos indicam valores baixos, e os verdes sinalizam valores altos.

Lembrando que o valor de referência para as classificações acima foi determinado automaticamente pelo Power BI.
Personalizando a Formatação Condicional com Ícones no Power BI
Sendo assim, podemos personalizar a formatação condicional, indicando ao Power BI quais são os valores de referência para classificar os resultados.
Então, voltando a janela de ícones de faturamento, mantenha a base para análise os valores da medida de Faturamento.
Depois, modifique o ícone em Estilo, altere tudo que esteja como Porcentagem para Número e configure as Regras da seguinte maneira:

Ao confirmar a ação em OK, temos uma nova regra estabelecida para a classificação dos faturamentos da matriz de dados:

Portanto, com as dicas acima, você vai conseguir sinalizar rapidamente se um valor está acima, dentro ou abaixo de uma meta estabelecida no Power BI.
Curso de Power BI Completo:
Este é o curso que vai te transformar em NINJA no Microsoft Power BI. Curso do ZERO ao Avançado em videoaulas passo a passo. Carga horária +20 horas (e crescendo com aulas novas).
Por fim, deixe seu comentário sobre o que achou de usar este recurso e você também pode enviar a sua sugestão para os próximos posts. Até breve!