O que é a Linguagem DAX no Power BI?

O que é a Linguagem DAX no Power BI?

A linguagem DAX é a linguagem que usamos no Power BI para criar as medidas das mais simples as mais complexas que você pode imaginar.

Ela é que, de fato, dá vida a nossos relatórios deixando-os incríveis e dinâmicos.

O que é DAX no Power BI?

Dax significa Data Analysis eXpression que traduzindo de forma livre é Expressão de Análise de Dados.

Esta linguagem foi criada por volta de 2010 com o objetivo de suportar alguns suplementos do Excel como Power Pivot. Mas como ela foi tão assertiva foi sendo desenvolvida cada vez mais a ponto de se destacar principalmente para o uso no Power Query tanto do Excel quando do Power BI.

Conceitos Importantes da Linguagem DAX no Power BI

Entre outras coisas algo que não podemos deixar de considerar dentro da linguagem DAX são três conceitos fundamentais:  Sintaxe, Funções e Contexto.

    • Sintaxe: a sintaxe é basicamente a maneira como você cria suas funções que no Power BI chamados de medidas. Nesse sentido, você pode facilmente criar suas medidas observando sua sintaxe para alimentar a função corretamente.

 

    • Funções: esta linguagem possui diversas funções desde as mais básicas como: SUM, AVERAGE, COUNT, MAX & MIN como outras bem populares que são muito poderosas como: SUMX, CALCULATE, FILTER, ALL &

 

  • Contexto: as funções da linguagem DAX trabalham no contexto de filtro, ou seja, sempre filtram os dados de acordo com a análise que se deseja fazer. Contudo, temos a funções integrantes que, apesar de trabalhar no contexto de filtro, fazem a agregação linha a linha.

Onde e Como Aprender a Linguagem DAX?

Aprender a utilizar a linguagem DAX não é algo do outro mundo. Se você possuir conhecimento e familiaridade com as funções do Excel o caminho torna-se mais curto ainda.

Contudo, apesar de ser simples, com todas as suas aplicações e possibilidades pode-se levar algum tempo até ter domínio total sobre todas elas.

Mas não se preocupe, pois lhe ajudaremos a entender através de artigos aqui do blog.

O ideal é fazer um Curso de Power BI para ver e praticar com exemplos práticos.

Cadastre seu e-mail aqui no blog para receber em primeira mão todas as novidades, posts e videoaulas que postarmos.

Receba Aulas Gratuitas de Power BI

Preencha abaixo para receber conteúdos gratuitos de Power BI!

Seu email está SEGURO conosco!

É muito importante que você me adicione na sua lista de contatos, para que os próximos e-mails não caiam no SPAM. Adicione este e-mail: edson@ninjadoexcel.com.br

Usando a Linguagem DAX

O primeiro passo é clicar em Nova Medida e na barra de fórmulas dar um nome a esta medida. Em seguida você deve digitar o sinal de igual e chamar a função que deseja.

Posteriormente alimentar a função conforme os argumentos pedidos por ela:

Sintaxe da Linguagem DAX

Entendendo uma Função da Linguagem DAX

Neste exemplo fizemos uma simples soma das vendas da empresa.

Sendo assim, para isso usamos a função SUM (as funções no Power BI atualmente são todas em inglês).

O único argumento pedido por esta função é o campo, ou seja, a coluna a ser calculada.

Neste contexto, chamamos a coluna Valor que está na consulta baseVendas:

Linguagem DAXNo entanto, para vermos o resultado desta cálculos inserimos a coluna criada dentro de um visual, no caso, o cartão:

curso de power bi

Curso de Power BI para Iniciantes

Por fim, se você está querendo aprender Power BI do Zero, temos uma ótima notícia! Pois, este curso foi desenvolvido totalmente para você absolutamente do zero no Power BI. Com ele, você terá uma base realmente sólida para poder dominar a ferramenta, então clique no link abaixo e conheça mais.

curso de power bi

Veja aulas demonstrativas do Curso de Power BI ➜

Posts Relacionados ao Power BI: