Conheça a Incrível Função LET no Excel

Conheça a Incrível Função LET no Excel

Antes de mais nada, há algum tempo o Excel lançou uma série de funções como a PROCX, CLASSIFICAR, FILTRO, ÚNICO e também a função LET. A função LET no Excel nos permite basicamente declarar variáveis dentro de funções para que possamos usá-las chamando estas variáveis dentro das fórmulas. Sendo assim, a função LET faz atribuição de nomes aos resultados dos cálculos.

A Função LET no Excel

Conforme mencionamos acima, a função LET atribui nomes aos resultados de cálculos. Em outras palavras, nós podemos declarar variáveis dentro de uma função para ser reaproveitado no Excel.

Contudo, esses nomes se aplicam apenas ao escopo da função LET. É bem semelhante às variáveis nas linguagens de programação, ou seja, a função LET é realizado por meio da sintaxe de fórmula nativa do Excel.

Baixe a planilha usada neste tutorial:

Faça Download da planilha abaixo.

Autorizo a coleta e o tratamento dos meus dados para envio de material, inclusive publicidade, e adequação de minha experiência sobre produtos e/ou serviços da NINJA DO EXCEL, conforme informações prestadas AQUI

Vídeoaula: Como Usar a Função LET no Excel

Quais os Benefícios da Função LET?

Ao utilizarmos a função LET podemos obtermos algumas vantagens interessantes, uma delas é na performance de nossas planilhas que ficam leves. Porém, acompanhe abaixo todos os benefícios ao utilizarmos a função LET em nossas planilhas:

  • O primeiro benefício que a função LET nos proporciona é a questão da melhoria no desempenho das planilhas de Excel, uma vez que, você ao realizar um cálculo e atribuir uma variável, sempre que você precisar utilizá-lo dentro daquela função, você pode chamar simplesmente a variável nomeada;
  • Outro benefício muito considerável, é a questão da leitura e da composição da função (a estruturação de suas fórmulas que ficam muito mais fáceis). Pois, torna-se muito mais simples e fácil de ser compreendida até porque você pode colocar nomes bem sugestivos, e assim qualquer pessoa poderá entender com mais facilidade.

Sintaxe da Função LET no Excel

  • Nome1: nome da variável.
  • Nome_valor1: neste momento você pode informar um valor, digitando-o ou fazendo um cálculo ou declarar nova variável.
  • Cálculo: valor ou cálculo a ser realizado.

Como Utilizar a Função LET no Excel – Passo a Passo:

Vamos utilizar a função LET para realizar um cálculo onde verificaremos o quanto cada vencedor receberá de comissão de acordo com o percentual de meta atingido por ele.

Para calcularmos o percentual de metas atingidas, dividiremos então o total vendas pelo valor das metas.

Mas, para evitarmos de ficarmos repetindo várias vezes este cálculo, vamos então usar a função LET. Ou seja, onde abrigaremos este cálculo a uma variável que será reaproveitada.

Dessa forma, abra a função LET, dê um nome essa variável. Como agora ela pede um cálculo, vamos fazer divisão do total de vendas pelo valor das metas:

Usando a Função LET no Excel

Sendo assim, passaremos agora à utilizar a função SE (para retornar esses valores). Mas, em vez de realizarmos sempre o cálculo para encontrar o percentual de metas, vamos chamar a nossa variável declarada:

Aprendendo Função LET no Excel

Perceba que desta maneira, a leitura fica muito mais simples e o cálculo fica muito mais leve para o Excel.

Confira no vídeo acima detalhes de como esse processo foi feito.

Ótimos estudos.

Curso de Excel Completo: Do Básico ao Avançado.

Quer aprender Excel do Básico ao Avançado passando por Dashboards? Clique na imagem abaixo e saiba mais sobre este Curso de Excel Completo.

Curso de Excel Completo Ninja do Excel

Por fim, deixe seu comentário sobre o que achou, se usar este recurso e você também pode enviar a sua sugestão para os próximos posts.

Até breve!

Artigos Relacionados no Excel: