Um gráfico de bateria no Excel, também conhecido como gráfico de indicador ou gráfico de progresso, é uma maneira visual de representar o progresso de uma métrica em relação a um objetivo.
Ou seja, ele é muito utilizado em dashboards, pois, esse gráfico é ideal para mostrar percentuais de avanço de maneira clara e intuitiva, simulando uma bateria que “carrega” conforme o progresso aumenta.
Sendo assim, vamos aprender na prática como montar um gráfico de bateria no Excel.
Criando a Base de Dados no Excel
Para criarmos nosso gráfico de bateria no Excel, precisamos montar juntos a base de dados.
Sendo assim, para trazer o resultado de maneira mais clara, vamos trabalhar com porcentagem e meta.
Portanto, abra o Excel e crie uma tabela com os seguintes dados:
- Meta: Valor total que precisa ser atingido.
- Valor Atual: O progresso alcançado até o momento.
- Percentual (%): O percentual de progresso em relação à meta.
Observe o nosso exemplo:
Lembrando que, para calcular o percentual é necessário dividir o valor atual pela meta:
Seguidamente, adicione mais colunas para o gráfico:
- Preenchido: Representa o percentual já alcançado.
- Faltando: Representa o restante até atingir 100%.
Lembre-se de colocar as informações acima como percentual.
Inserindo o Gráfico de Bateria no Excel
Sendo assim, como já criamos a nossa base de dados, podemos inserir o gráfico.
Então, selecione apenas os valores de Preenchido e Faltando, vá até a guia de Inserir e clique na opção de Gráfico de Rosca:
Assim, teremos o resultado abaixo:
Posteriormente, vamos precisar ajustar alguns tópicos no gráfico.
Portanto, retire o título e legenda em Elementos do Gráfico:
Em seguida, clique com o botão direito no gráfico, vá em Formatar Série de Dados e altere as cores do gráfico, conforme o exemplo abaixo:
Por fim, ainda em Formatar Série de Dados, ajuste a Espessura do Anel para cerca de 50%, criando um design mais fino e elegante:
Personalizando o Gráfico de Bateria no Excel
Contudo, ainda precisamos personalizar o gráfico para que fique de acordo com o desejado.
Então, na célula ao lado da tabela, insira a fórmula para exibir o percentual formatado com a função TEXTO:
=TEXTO(C2;”0%”)
Em seguida, na guia Inserir, clique em Caixa de Texto.
Assim, arraste a caixa de texto para o centro do gráfico.
Por fim, clique na caixa de texto, depois na barra de fórmulas, assim, digite o sinal de igual e selecione a célula onde está o percentual formatado.
Assim, ao pressionar o ENTER do teclado para concluir, vamos ter o nosso gráfico de bateria:
Portanto, com as dicas acima, você será capaz de criar um gráfico estilizado para apresentar o progresso de metas dentro da empresa.
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Por fim, deixe seu comentário sobre se gostou deste post tutorial e se você irá usar essas técnicas em suas planilhas de Excel. E você também pode enviar a sua sugestão para os próximos posts. Até breve!