O Copilot da Microsoft é uma Inteligência Artificial integrada às ferramentas do Microsoft 365, que atua como um assistente inteligente, oferecendo sugestões automáticas, resumos, geração de textos, análises de dados, gráficos e automação de tarefas com linguagem natural.
Portanto, com comandos simples, o Copilot economiza tempo, reduz erros e potencializa a produtividade.
Ele já está sendo integrado nas seguintes ferramentas:
- Excel: análise de dados, criação de gráficos, insights, fórmulas avançadas com linguagem natural.
- Power BI: explicações automáticas dos dados, criação de medidas DAX, dashboards automatizados.
- Word: geração e reescrita de textos, criação de relatórios, resumos e padronização de conteúdo.
- PowerPoint: criação automática de apresentações com base em textos ou arquivos.
- Outlook: redação e resumo de e-mails, priorização de mensagens.
- Teams: resumos de reuniões, insights e geração de tarefas automáticas.
Vamos entender na prática!
Pré-requisitos Para Usar o Copilot
Primeiramente, para utilizar o Copilot, é preciso ter uma licença Microsoft 365 Copilot, estar usando o Office atualizado, na versão web ou desktop recente, e garantir que sua conta esteja conectada com os serviços da nuvem da Microsoft, como o OneDrive ou SharePoint, para pleno funcionamento da IA.
Sendo assim, vamos trazer um exemplo prático de como utilizar o Copilot dentro de uma ferramenta da Microsoft.
Usando o Copilot no Excel
Observe que, temos uma tabela no Excel com o registro de vendas de um determinado período:

Primeiramente, precisamos verificar se o botão do Copilot está disponível na faixa de opções e ativar o Salvamento Automático:

Contudo, o Copilot funciona melhor com dados estruturados, então, use Ctrl + TA para transformar seus dados em Tabela.

Posteriormente, clique no botão do Copilot e observe que na área lateral com sugestões e uma caixa de comando:

Assim, você poderá digitar comandos a IA solicitando apoio, como:
“Resuma os principais insights da tabela.”

Com isso, teremos o gráfico abaixo, no qual você poderá clicar em Adicionar em Uma Nova Planilha:

Porém, você pode explorar ainda mais possibilidades, como solicitar um gráfico de barras com as vendas por região, por exemplo:

Ou ainda, você pode solicitar apoio na criação de fórmulas, como uma fórmula para calcular o ticket médio por venda:

Observe que, após clicar em Inserir Coluna, teremos uma coluna de Ticket Médio em nossa tabela:

Portanto, com as dicas acima, será possível criar gráficos e realizar cálculos no Excel com o Copilot, além disso, ele permite editar fórmulas e gráficos diretamente na planilha, oferecendo sugestões automáticas que você pode ajustar manualmente, assim como faria normalmente no Excel.
Curso de Excel Completo: Do Básico ao Avançado.
Quer aprender Excel do Básico ao Avançado, passando por Dashboards? Clique na imagem abaixo e saiba mais sobre este Curso de Excel Completo.
Por fim, deixe seu comentário sobre se gostou deste post tutorial e se você irá usar essas técnicas em suas planilhas de Excel. E você também pode enviar a sua sugestão para os próximos posts. Até breve!