Lista Suspensa com Função Filtro no Excel

A lista suspensa com função filtro no Excel é uma funcionalidade poderosa para tornar planilhas mais dinâmicas e interativas, afinal, com essa técnica é possível criar listas suspensas que exibem opções de maneira filtrada, de acordo com critérios específicos, como categorias, regiões ou datas selecionadas.

Contudo, ao combinar a função FILTRO com a criação de listas suspensas, é possível proporcionar uma experiência mais personalizada e eficiente na seleção de dados, evitando escolhas incorretas ou desorganizadas.

Vamos entender na prática!

BASE DE DADOS

Lista Suspensa no Excel

Observe que, temos uma base de dados no Excel contendo uma lista de funcionários, os treinamentos que eles precisam fazer e o período para execução:

Registro de Funcionários no Excel
Registro de Funcionários no Excel

No caso, vamos fazer uma lista suspensa para trazer o nome de todos os cursos e acrescentar a função FILTRO para obter os dados necessário de acordo com a minha escolha de treinamento.

Sendo assim, vá em Treinamento em E3, vá até a guia de Dados e selecione a opção de Validação de Dados:

Validação de Dados no Excel
Validação de Dados no Excel

Ao aparecer uma janela de configuração, em Permitir escolha a opção de Lista e em Fonte, selecione a coluna C com os cursos:

Criando Lista Suspensa no Excel
Criando Lista Suspensa no Excel

Assim, clicando em OK, vamos ter a lista suspensa com os cursos registrados na base de dados:

Lista Suspensa no Excel
Lista Suspensa no Excel

Posteriormente, faça o mesmo processo na célula G3 de Período, trazendo os dados da coluna D:

Lista Suspensa no Excel
Lista Suspensa no Excel

Função Filtro no Excel

Como segundo passo, vamos incluir a função FILTRO, responsável por extrair dados de uma tabela ou intervalo de acordo com critérios definidos, de forma dinâmica e automática.

Então, em H3, aplique a função FILTRO, selecione a coluna B de Funcionários e coloque entre parênteses a coluna C de Treinamento igual a F3.

Depois, coloque o símbolo de asterisco “*” simbolizando um E, coloque a coluna D de Período igual a G3:

=FILTRO(Cursos[Funcionários];(Cursos[Treinamento]=F3)*(Cursos[Período]=G3))

Ou seja, você quer que a função FILTRO traga todos os funcionários que estão de acordo com os critérios estabelecidos em F3 (Treinamento) e G3 (Período).

Aplicando Função FILTRO no Excel
Aplicando Função FILTRO no Excel

Ao clicando com o ENTER do teclado, vamos obter esse resultado:

Resultado da Função FILTRO com Lista Suspensa no Excel
Resultado da Função FILTRO com Lista Suspensa no Excel

Função Classificar no Excel

Contudo, se você desejar colocar todos os nomes trazidos pela função FILTRO em ordem alfabética, basta acrescentar a função CLASSIFICAR antes da função FILTRO, conforme o exemplo abaixo:

=CLASSIFICAR(FILTRO(Cursos[Funcionários];(Cursos[Treinamento]=F3)*(Cursos[Período]=G3)))

Incluindo a Função CLASSIFICAR na Função FILTRO do Excel
Incluindo a Função CLASSIFICAR na Função FILTRO do Excel

Assim, você terá os nomes devidamente classificados:

Resultado da Função CLASSIFICAR na Função FILTRO do Excel
Resultado da Função CLASSIFICAR na Função FILTRO do Excel

Portanto, com as dicas acima, você vai conseguir organizar suas informações de maneira mais rápida e eficiente.

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Por fim, deixe seu comentário sobre se gostou deste post tutorial e se você irá usar essas técnicas em suas planilhas de Excel. E você também pode enviar a sua sugestão para os próximos posts. Até breve!

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