Você já ouviu falar sobre comunicação interpessoal? No artigo de hoje vamos abordar esse assunto e te explicar como você pode utilizá-la no ambiente corporativo a seu favor.
A comunicação é um dos itens que nos diferencia enquanto seres humanos e por isso ela é tão essencial. É a base do aprendizado e também é a grande responsável pela rápida evolução que vivemos.
O que é comunicação?
A comunicação é o ato de transmitir uma mensagem. Quando você se comunica, tanto de forma verbal ou não verbal, você sempre transmite uma mensagem ao outro.
Sendo assim, até mesmo a sua aparência também é uma forma de se comunicar, já que é a primeira coisa que as pessoas notam quando você chega em algum lugar.
O que é comunicação interpessoal?
A comunicação interpessoal é definida por todo tipo de comunicação que envolve duas ou mais pessoas e que envolve tanto a comunicação verbal quanto não verbal.
Engana-se quem pensa que a comunicação interpessoal tem a ver apenas com o ato de falar. Comunicar-se é sempre relativo ao que você fala, o que o seu ouvinte entende e também sobre como ele responde e o que você entende da resposta.
Quando falamos sobre comunicação interpessoal é importante entender que a comunicação engloba não só o ato de falar, mas a escuta ativa do que está sendo respondido e também a interpretação da linguagem corporal da pessoa. Afinal, a linguagem corporal também diz muito na nossa comunicação.
Os 4 estilos de comunicação interpessoal
É importante dizer que existem 4 tipos de comunicação interpessoal que significa a forma como as pessoas se comunicam, englobando tanto o que elas falam como o jeito que elas gostam que as outras pessoas falem.
Entender isso te ajuda a se comunicar melhor, já que se uma pessoa tem um tipo de comunicação interpessoal e você quer se comunicar com ela de forma mais efetiva, pode ser interessante você adaptar a sua linguagem a forma como ela se comunica.
Dessa forma, as chances dela conseguir entender melhor o que você tem a dizer, é muito maior.
Comunicação Interpessoal Pessoal
Quem se comunica dessa forma busca entender como as pessoas se sentem e o que pensam a respeito de algo, indo além da comunicação mais simples.
A intenção não é apenas ouvir ou falar, mas sim fazer com que a comunicação seja uma experiência completa, que aproxime os dois comunicadores. Se tivéssemos que usar uma palavra para definir esse tipo de comunicação seria: emoções.
Analítica
A comunicação analítica tem a ver com fatos e dados. Quem se comunica dessa forma não quer ter tanto contato emocional e o foco é totalmente em como os dados podem ajudar a provar ou entender um ponto de vista.
Essas pessoas não gostam de nenhum tipo de ambiguidade e querem ter certeza de que entenderam tudo direito e que se comunicaram bem. Se tivéssemos que usar uma palavra para definir esse tipo de comunicação seria: certeza.
Intuitiva
Essa comunicação é de quem gosta de saber a história como um todo e não gosta de saber os detalhes. Aquelas histórias demoradas, que dão mil voltas para serem contadas definitivamente não tem espaço aqui. A ideia é que a comunicação seja efetiva e sem detalhes. Se tivéssemos que usar uma palavra para definir essa comunicação seria: direta.
Funcional
Esse tipo de comunicação é o oposto da comunicação intuitiva. As pessoas desse tipo gostam de contar histórias, dar detalhes, explicar processos, cronogramas e passo a passo. Se tivéssemos que definir essa comunicação em uma palavra seria: detalhes.
Como usar a comunicação interpessoal no trabalho
Mais importante do que descrever a comunicação e saber que ela é importante, precisamos começar a entender como usá-la da melhor forma possível no trabalho.
O primeiro passo é conseguir identificar quais as formas de comunicação dos seus colegas de trabalho, superiores e subordinados. Isso vai te ajudar a se comunicar melhor com eles.
Por exemplo, se você tem um funcionário que tem a comunicação funcional, mas você é intuitivo toda vez que você for ter algum tipo de conversa com ele, já sabe que vai precisar exercitar um pouco a sua paciência e ouvir todos os detalhes e minúcias do processo.
Para quem tem uma comunicação mais analítica, vai ser importante que você traga dados e motivos pelos quais está solicitando tal tarefa.
E para quem tem a comunicação mais pessoal, será preciso fazer um esforço de se conectar e entender verdadeiramente a pessoa, sempre se preocupando com os seus sentimentos e em manter essa conexão pessoal o mais próxima possível.
Entender como cada um se comunica é primordial para conseguir passar as informações da melhor forma possível, tentando sempre dar a cada um o que eles precisam para entender o que foi solicitado e que as tarefas sejam executadas da melhor forma possível.
Agora que você já aprendeu um pouco sobre a comunicação interpessoal, que tal aprender sobre a inteligência emocional e sobre como ela pode te ajudar a conquistar cargos maiores? Tenho certeza que juntando esses dois conhecimentos você conseguirá alçar voos maiores na empresa.