O que São Linhas e Colunas no Excel [Guia Completo]

O que São Linhas e Colunas no Excel [Guia Completo]

Através do Guia Prático de Excel de hoje, iremos explicar de forma simples e didática o que são Linhas e Colunas no Excel. Pois, qualquer planilha do Excel ou de qualquer outro software. Contém linhas e colunas.

No Excel, as linhas são numeradas começando de 1 até 1.048.576, e as colunas são possuem uma quantidade de 16.384.

Sendo assim, no tutorial a seguir iremos explicar o conceito de linhas e colunas e algumas técnicas bem interessantes que relacionam esses dois parâmetros.

Logo após, confira o tutorial de Como Reexibir Todas as Linhas Ocultas Com VBA.

Baixe a planilha para praticar o que foi ensinado neste tutorial:

Faça Download da planilha abaixo.

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O que São Linhas e Colunas no Excel

Primeiramente, perceba na imagem a seguir que temos as seguintes linhas do Excel em demarcação na cor “vermelha”:

Linhas e Colunas no Excel

Note que as linhas são representadas por números.

Portanto, já as colunas são representadas por letras:

Linhas e Colunas no Excel, colunas

Essas letras são vão de A até XFD.

Além disso, um ponto inicial que devemos aprender com as linhas ou colunas do Excel. É a inserção e exclusão.

Para inserir uma linha ou uma coluna a mais na sua planilha.

Selecione toda a linha ou coluna correspondente. Clique com o botão esquerdo do mouse em cima do número da linha:

Linhas e Colunas no Excel, seleção

Agora, clique com o botão direito do mouse e selecione “Inserir”:

Linhas e Colunas no Excel, inserir

Por fim, uma linha será inclusa em meio a coluna de dados:

Linhas e Colunas no Excel, linha inserida

Esse mesmo processo, também serve para as colunas.

Caso você pretenda excluir a linha inserida ou qualquer outra linha, selecione a mesma e escolha “Excluir”:

Linhas e Colunas no Excel, excluir

Inserir ou Excluir Várias Linhas ou Colunas

Prestando atenção nas colunas, também temos a possibilidade de inserir ou excluir colunas separadas ou em conjunto.

Para inserir várias colunas em conjunto, selecione todos os títulos da colunas correspondentes:

Linhas e Colunas no Excel, seleção de colunas

Acima, selecionamos a coluna D até a coluna I.

Clicando com o botão direito do mouse, selecione “Inserir”:

Linhas e Colunas no Excel, inserir colunas

E um novo conjunto com as mesmas quantidades de colunas, será incluso. Esse mesmo procedimento também serve para as linhas.

Para excluir, basta selecionar o mesmo intervalo e clicar em “Excluir”:

Linhas e Colunas no Excel, excluir colunas

Altura das Linhas

A altura das linhas é uma opção muito importante. Pois ela define a forma de como os dados são visualizados, isso inclui a organização dos mesmos.

Para diminuir ou aumentar a largura de uma linha, posicione o cursor do mouse até na borda inferior correspondente a linha específica. Até ele ficar com essa aparência:

Linhas e Colunas no Excel, cursor

Depois, arraste para baixo e defina a altura:

Linhas e Colunas no Excel, arrastar cursor

Largura das Colunas

Não podemos nos esquecer da largura das colunas!

Para aplicar uma largura, posicione o cursor do mouse na borda lateral da coluna referente e arraste para a direita:

Linhas e Colunas no Excel, largura da coluna

Inserir ou Excluir Linhas e Colunas Separadas

Se sua intenção for inserir ou excluir linhas e colunas de forma separadas. Você pode usar a tecla CTRL como referência.

No exemplo abaixo, seguramos a tecla CTRL e clicamos somente nas linhas que pretendemos aplicar o recurso:

Linhas e Colunas no Excel, inserir várias linhas

Depois é só clicar com o botão direito do mouse e selecionar “Inserir” ou “Excluir”.

A tecla CTRL no Excel, nos permite selecionar linhas, colunas, células ou intervalos separados. Então, ela é muito importante para quem pretende trabalhar com planilhas.

Mover Alça de Preenchimento Para Última Linha do Excel

Existe uma forma bem rápida, de mover a alça de preenchimento ou seleção da célula, para última linha do Excel.

Tudo que precisamos fazer, é segura a tecla CTRL + Seta para baixo. E o resultado será esse:

Linhas e Colunas no Excel, última linha do Excel

Mover Alça de Preenchimento Para Última Coluna do Excel

O processo é quase o mesmo para as colunas. Segurando a tecla CTRL + Seta para direita, temos o resultado a seguir:

Linhas e Colunas no Excel, última coluna do Excel

Interseção Entre Linhas e Colunas

A intersecção entre linhas e colunas, é um ponto de referência que está em meio as linhas e colunas do Excel.

Se alguém te pedisse para selecionar a intersecção entre a linha 4 e coluna E, como você faria isso?

Primeiramente, temos que localizar a coluna E:

Linhas e Colunas no Excel, coluna intersecção

Depois a linha 4:

Linhas e Colunas no Excel, linha intersecção

Concorda comigo? Que o ponto de intersecção entre a coluna E e linha 4 é o endereço da célula E4 ?

Então o ponto que se encontra entre a coluna E e linha 4, seria a célula E4:

Hojas

Quando alguém lhe pedir para selecionar algum ponto de intersecção. Olhe primeiramente para a coluna e depois para a linha. No exemplo acima, selecionamos a célula E4, porque ela é o ponto de intersecção.

Depois de definir a letra da coluna, apenas junte com o número da linha. Assim você terá o endereço da célula correspondente.


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