Você sabe o que significa $ no Excel? O símbolo $ (cifrão) é utilizado para criar referências absolutas em fórmulas, ou seja, ele impede que a referência a uma célula ou intervalo mude quando a fórmula é copiada para outras células.
Pois, sem o uso do $, o Excel ajusta automaticamente as referências ao copiar uma fórmula, comportamento conhecido como referência relativa.
Por exemplo, ao usar $A$1, estamos fixando a célula A1, então, se copiarmos essa fórmula para outra célula, a referência não será alterada.
Mas, se utilizarmos apenas A1, essa referência será ajustada conforme a posição para onde a fórmula for copiada.
Existem três tipos de referências que utilizam o $:
- Referência absoluta ($A$1) – A linha e a coluna são fixadas.
- Referência mista com coluna fixa ($A1) – Apenas a coluna é fixa.
- Referência mista com linha fixa (A$1) – Apenas a linha é fixa.
Vamos entender como utilizá-las com um passo a passo detalhado.
Criando uma Referência Relativa
Primeiramente, observe que temos uma tabela no Excel contendo o registro de vendas de alguns produtos.

Neste caso, gostaríamos de saber o valor total da venda, onde vamos multiplicar o preço do produto pela quantidade vendida:
=B2*C2

Sendo assim, ao arrastar a fórmula para as demais células, o Excel irá ajustar automaticamente a referência, deixando-a relativa pois, sem o $, o Excel trata as referências como relativas, alterando-as conforme o deslocamento da fórmula.

Criando uma Referência Absoluta com $
No entanto, é necessário calcular o imposto de 8% sobre o valor da venda.

Sendo assim, coloque o sinal de igual na coluna E, selecione o valor da venda e multiplique pelo 8%, mas, fixe a célula com $:
=D2*$G$2

Em seguida, ao clicar em ENTER e arrastar a fórmula para as demais células, referência dos 8% permaneceu fixa (G2), enquanto a referência do valor da venda em D2 foi ajustada para D3.
Afinal, isso acontece porque o $ impede que o Excel altere a referência fixa ao copiar a fórmula.

Criando Referências Mistas
Portanto, no exemplo acima, fixamos a linha e a coluna da fórmula, mas, é possível fixar apenas a coluna:

Ou, se necessário, fixar apenas a linha:

Ou seja, tudo depende da base de dados com a qual você está trabalhando e quais referências você deseja que estejam fixas ou relativas.
Por fim, com as dicas acima, você aprendeu o que significa $ no Excel e a partir de agora, você consegue garantir que certas referências permaneçam fixas ao copiar fórmulas, ajudando a criar planilhas mais eficientes e evita erros de cálculo.
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