PYTHON no Excel: Aprenda deixar o Excel mais PODEROSO!

PYTHON no Excel: Aprenda deixar o Excel mais PODEROSO!

Aprenderemos uma novidade super legal que a Microsoft está trazendo para o Excel, a integração nativa com Python. Isso mesmo, você entendeu corretamente.

Dessa forma, você potencializará ainda mais as funcionalidades do Excel, realizando análises incríveis com o auxílio dessa poderosa linguagem de programação, utilizada para diversas atividades, incluindo a análise de dados.

Além de possibilitar a realização de vários cálculos no Excel, essa integração também permitirá a criação de diversos modelos de gráficos realmente incríveis, que atualmente não estão disponíveis na ferramenta da Microsoft, mas que agora poderão ser incorporados através do Python.


PYTHON no Excel: Aprenda deixar o Excel mais PODEROSO!

Primeiramente, note através da imagem abaixo que temos uma tabela bem simples, confira:

PYTHON no Excel

Trabalharemos então com as funcionalidades do Python, em cima dos dados desta mesma tabela.

DATAFRAME

DataFrame no Python é uma estrutura de dados bidimensional amplamente utilizada na biblioteca pandas.

O pandas é uma biblioteca de análise de dados muito popular que oferece ferramentas para manipular e analisar dados eficientemente.

Além disso, um DataFrame é uma maneira de organizar dados em uma tabela com linhas e colunas, semelhante a uma planilha ou uma tabela de banco de dados.

Sendo assim, as principais características de um DataFrame no pandas são:

  1. Estrutura Tabular: Os dados são organizados em uma estrutura tabular, onde cada coluna representa uma variável e cada linha representa uma observação.
  2. Rotulagem de Coluna e Índice: Os DataFrames têm rótulos para colunas e índices, o que facilita a identificação e a recuperação de dados.
  3. Flexibilidade: Os DataFrames podem conter diferentes tipos de dados em cada coluna, como números inteiros, números de ponto flutuante, strings e datas.
  4. Operações de Dados: É possível realizar uma ampla variedade de operações em DataFrames, como filtragem, agregação, ordenação, junção e transformação de dados.
  5. Integração com Outras Bibliotecas: Os DataFrames do pandas podem ser facilmente integrados com outras bibliotecas populares de análise de dados, como NumPy, Matplotlib e scikit-learn.

No entanto, para utilizar esse tipo de ferramenta no Excel, clique em cima de uma célula vazia, entre na guia Fórmulas >> Inserir Python no Excel:

PYTHON no Excel, opção

Em seguida, selecione todos os dados da tabela e pressione as teclas CTRL + ENTER:

PYTHON no Excel, seleção

Logo depois que o DataFrame estiver na célula, do lado esquerdo da barra de fórmulas do Excel, clique na seta e selecione “Valor do Excel”:

PYTHON no Excel, valor do excel

E os dados serão despejados:

PYTHON no Excel, dados

Outro ponto bem interessante do DataFrame, é clicar no ícone de opções do campo:

PYTHON no Excel, várias opções

Dentro dessa lista acima, podemos escolher diversos tipos de agrupamento dos dados da tabela.

Clicando em cima da opção “ArrayPreview”, nossos dados serão agrupados dessa forma:

PYTHON no Excel, agrupamento

Função ninja.describe()

Bem, mais umas das opções da linguagem Python é a função ninja.describe:

PYTHON no Excel, describe

Pois, ao informar a função, pressione então simultaneamente as teclas CTRL + ENTER, e depois clique na opção “Valor do Excel”:

PYTHON no Excel, valor

Veja o resultado:

resultado tabela

Criando Gráfico com Algumas Informações da Tabela

Inicialmente, note que com as funcionalidades do Python, também conseguimos criar resumos das nossas tabelas e armazená-las num gráfico.

Na barra de fórmulas do Excel, informe o seguinte código:

código e fórmula

Pressione as teclas CTRL + ENTER e clique em cima desse ícone que surgirá:

ícone de adicionar imagem

E um gráfico será posicionado em forma de objeto:

gráfico na planilha

Além de tudo, você também pode mover livremente esse gráfico em sua planilha, e assim posicioná-lo onde for necessário.

E para finalizar, esses são alguns recursos da linguagem Python no Excel, onde podemos criar diversas análises de dados e também gerar gráficos. Deixe seu comentário se deseja mais conteúdos de Phyton aqui no blog.


Curso de Excel Completo: Do Básico ao Avançado.

Quer aprender Excel do Básico ao Avançado passando por Dashboards? Clique na imagem abaixo e saiba mais sobre este Curso de Excel CompletoCURSO DE EXCEL COMPLETO

Por fim, deixe seu comentário sobre se gostou deste post tutorial e se você irá usar essas técnicas em suas planilhas de Excel. E você também pode enviar a sua sugestão para os próximos posts. Até breve!

Artigos Relacionados Ao Excel: