Você já ouviu falar no conceito de intraempreendedorismo? É um conceito novo que está se tornando cada vez mais popular e que consiste em ter uma veia empreendedora no ambiente de trabalho.
Mas muita gente ainda fica confusa a respeito de como o intraempreendedorismo nas empresas se difere do empreendedorismo.
Por isso, hoje vamos falar um pouco sobre a diferença entre empreendedorismo e intraempreendedorismo.
O que é intraempreendedorismo
O intraempreendedorismo nada mais é do que o ato de ter características empreendedoras no ambiente de trabalho. Essa é uma característica valiosa, pois ela ajuda a criar um ambiente de trabalho inovador, pautado em soluções e não em problemas.
Por isso, o intraempreendedorismo vem sendo cada vez mais uma habilidade necessária para quem quer alcançar altos cargos dentro de uma empresa.
Agora que a gente já falou um pouco sobre o intraempreendedorismo, vamos falar sobre o empreendedorismo?
O que é empreendedorismo
Empreendedorismo é uma característica que é comumente associada a pessoas que resolvem ter o seu próprio negócio, abrir uma empresa, etc.
Você com certeza já ouviu alguém dizer: fulano é empreendedor. Hoje em dia, as pessoas já estão tão acostumadas com o termo empreendedor que acabam utilizando o termo como um sinônimo de alguma pessoa que decidiu abrir um negócio, e o empreendedor se tornou quase que um “cargo”.
Mas, na verdade, o empreendedorismo ou o empreendedor são características e habilidades que uma pessoa pode ter e que não necessariamente é referente a quem está cuidando do seu próprio negócio.
Então no caso, sem empreendedor é quem tem uma visão voltada para inovação e solução de problemas. É aquele tipo de pessoa que não foca a sua vida nos problemas, mas sim nas oportunidades e solução desses problemas.
As pessoas empreendedoras, muitas vezes, não só resolvem os problemas delas, como também resolvem os problemas dos outros e da sociedade, o que pode acabar se tornando um negócio lucrativo.
E quando isso acontece no ambiente de trabalho, sem que um novo negócio tenha que ser criado, é onde surge o intraempreendedorismo.
Exemplos de intraempreendedorismo
Vamos supor que você é gerente de uma empresa e que ela está com problemas na retenção dos clientes. Você, sendo um intraempreendedor, vai pensar em soluções e oportunidades dessa situação. Você vai pensar em formas de conseguir reter mais os clientes, em formas de melhorar o serviço, pensar em tentar de alguma forma identificar o problema e em testes que vocês podem realizar para poder fazer com que os clientes fiquem mais tempo dentro da carteira da empresa.
Se você fosse um empreendedor, e esse fosse o seu negócio, essa não seria nada além da sua tarefa diária. Você precisa, todos os dias, estar pensando na aquisição, retenção e fidelização de novos clientes, além de também pensar diariamente em formas de melhorar o seu produto.
Então, na verdade, o intraempreendedorismo nada mais é do que uma forma de fazer com que essas características e essas preocupações sejam levadas para o mercado de trabalho, de uma forma que você possa ajudar a empresa a crescer.
Mas como encontrar bons intraempreendedores?
Muita gente acha que se a pessoa tem essa característica, ela vai acabar preferindo abrir o seu próprio negócio a trabalhar em uma empresa e exercer esse tipo de habilidade na empresa. Mas isso não é verdade. Muita gente tem todas essas características mas não tem o sonho de empreender ou então tem aversão a todo o risco que um empreendimento traz com ele.
Qual a diferença entre empreendedorismo e intraempreendedorismo?
Agora que já quebramos alguns tabus em relação ao intraempreendedorismo e também já conceituamos tanto o empreendedorismo quanto o intraempreendedorismo, chegou a hora de deixarmos claro a diferença entre eles.
A única diferença é que o empreendedorismo é executado por quem está empreendendo, ou seja, por quem abriu uma empresa e é dono de um negócio.
Enquanto que o intraempreendedorismo é uma característica que é desenvolvida pelos funcionários de uma empresa, mas que segue os mesmos princípios do empreendedorismo.
Como estimular essa característica na minha empresa?
Muita gente até entende o conceito, mas não consegue descobrir como incentivar os próprios funcionários a serem mais empreendedores.
Para que isso ocorra, é necessário estimular esse tipo de características e prestar atenção na cultura do erro.
Muitos lugares querem funcionários empreendedores, mas não dão espaço para que os funcionários compreendam e realmente consigam colocar as suas ideias em prática. A verdade é que muitas dessas ideias podem acabar dando errado e se os chefes não tiverem a visão de que o erro também é benéfico para a empresa, uma vez que indica que caminho não seguir, os funcionários acabam ficando inseguros de tentar, e isso mina qualquer tipo de característica empreendedora entre eles.
Viu como o intraempreendedorismo e o empreendedorismo são parecidos? Agora você já sabe quais as diferenças e já está pronto para dar um passo além. Então clique aqui e veja o nosso artigo sobre o que é intraempreendedorismo e como desenvolvê-lo.