Veja exemplos práticos das soft skills mais valorizadas pelas empresas

Veja exemplos práticos das soft skills mais valorizadas pelas empresas

Quer exemplos das soft skills? Muito se fala de soft skills, mas muitas vezes é necessário sair um pouco da teoria e entrar na prática. Hoje o nosso texto te trará exemplos de como usar as soft skills que são mais valorizadas pelas empresas. 

Foi-se o tempo em que os empregadores só se preocupavam com as hard skills, ou seja, habilidades técnicas dos colaboradores. Hoje em dia é preciso saber se relacionar, se comunicar, trabalhar em equipe, ser empático e resiliente. Esse conjunto de habilidades, não tão fáceis de medir, são as chamadas soft skills. 

Quais as soft skills mais valorizadas pelas empresas? 

A necessidade de determinadas soft skills se dá de acordo com o cargo ocupado e também com as atividades da empresa, portanto essa lista não tem a intenção de ser algo definitivo, apenas consideramos as soft skills que são mais valorizadas de forma geral, sendo que pode ser que no seu ambiente de trabalho, outra soft skill seja mais valorizada. 

  • Boa comunicação
  • Resiliência 
  • Empatia
  • Postura ética e responsável 

Agora que você já sabe quais são as soft skills mais valorizadas, vamos trazer alguns exemplos das soft skills de forma prática para você saiba exatamente como se portar e como você deve encarar algumas situações que podem ocorrer dentro do ambiente de trabalho

Boa comunicação

Vamos supor que você é um líder, e precisa passar uma atividade diferente para sua equipe. Você explica tudo o que deve ser feito, vira as costas e vai tomar conta de outras atividades. 

Quando você volta, a tarefa está pronta, mas não da forma como você pediu. 

As consequências disso podem ser tanto simples, como uma tarefa rápida que precisa ser refeita como algo muito complexo, como por exemplo um projeto de meses que pode ser sido desperdiçado devido à essa falta de comunicação.

Ter uma boa comunicação e se certificar de que seus funcionários conseguiram entender o que você solicitou e têm a capacidade técnica necessária para executar a ação, é importantíssimo. 

Uma boa forma de você checar se a comunicação está clara, é ter a seguinte postura: 

Você passa as informações, na sequência, pergunta se todos entenderem. Então, você vai pedir para uma ou duas pessoas repetirem o que você solicitou e já falarem como elas executarão tais tarefas. 

Dessa forma, você consegue se certificar de que todos entenderam o que foi solicitado e que têm tudo o que precisa para realizar a tarefa. 

Se pelo menos uma ou duas pessoas entenderam a tarefa de forma correta, caso haja alguma discordância no futuro a respeito do que será realizado, essas mesmas pessoas poderão entrar em contato com você solicitando esclarecimentos e se certificando de que o projeto seja feito da forma correta da primeira vez, sem necessidade de retrabalho.

Resiliência

Vocês estão no meio da execução de um projeto importante, e o supervisor chega avisando que o projeto deverá ser pausado e que todos deverão seguir agindo em prol de uma outra atividade, que é urgente. 

Se você não tiver resiliência, você vai acabar frustrado e terá dificuldades em seguir com a nova atividade proposta. 

Ninguém, dentro de uma empresa, quer que o trabalho fique pivotando a todo momento. Ter resiliência é importante para conseguir se adaptar a essas novas demandas que podem surgir de forma esporádica na empresa e que podem exigir uma pivotagem nas ações.

Empatia

Um dos seus colegas de trabalho acabou de ter uma perda. Pode ser até mesmo uma perda que para você seja algo banal, como por exemplo a morte de um animal de estimação. 

Você não consegue entender o porquê de tanto sofrimento, mas segue seu trabalho. 

Em determinado momento, ao olhar para o seu colega de trabalho, você vê que ele está chorando. 

Vocês têm algo importante para entregar naquele dia, e o desempenho dele está péssimo. 

Você pode ter empatia e decidir assumir um pouco mais de carga para você, sabendo que ele está passando por um momento difícil e tentar fazer o melhor por vocês dois, ou você pode assumir uma postura agressiva, fazer reclamações para o seu superior e causar mais desconforto ainda na vida desse colega. 

Ter empatia e saber quando é o momento de ajudar os colegas é importantíssimo e está na lista dos melhores exemplos de soft skills que praticamente todo mundo precisa ter. 

Postura ética e responsável

Toda empresa tem regras, e na que você trabalha não é diferente. Em determinado momento, você percebe que um dos seus colegas está infringindo as regras da empresa. Você não é superior a ele, então não cabe a você fazer nada. 

Você realmente pode seguir esse pensamento, de não fazer nada, ou pode tentar tomar as rédeas da situação e ir conversar com o colega, de forma amigável, explicando que ele está infringindo as regras e que isso é prejudicial para toda empresa. 

Se não resolver, o ideal é que você vá falar com um superior. Não em tom de fofoca, mas em tom de quem se preocupa com o futuro da empresa e que sabe que tal ação pode acabar trazendo prejuízo para a empresa. Afinal as regras não foram criadas à toa. 

Muitas vezes, os exemplos das soft skills podem ser confundidos com bom senso, e é isso mesmo! Saber se colocar no lugar do outro, se comunicar, capacidade de adaptação e fazer seu trabalho de forma ética e responsável nada mais é do que a obrigação de todo ser humano! 

Se você quiser aprender um pouco mais sobre as soft skills e sobre os pontos que você pode melhorar, clique aqui.