Técnicas Avançadas de Tabela Dinâmica no Excel

Considerando o vídeo anexado, vamos trazer para você técnicas avançadas de tabela dinâmica no Excel, permitindo uma análise mais eficiente e assertiva dos dados trabalhados.

Afinal, a tabela dinâmica é umas das ferramentas mais poderosas dentro do Excel, visto que, conseguimos nos aprofundar nas informações e trazer resultados complexos muito rapidamente.

Então, vamos colocar em prática algumas técnicas úteis ao usar uma tabela dinâmica.

BASE DE DADOS

Como Inserir uma Tabela Dinâmica no Excel

Veja que, temos uma base de dados no Excel com o cadastro de chamados ao longo de um determinado período:

Base de Dados com o Registro de Chamados do Excel
Base de Dados com o Registro de Chamados do Excel

Além disso, há uma tabela de calendário com todas as datas para nos ajudar em técnicas futuras no Excel:

Tabela de Calendário no Excel
Tabela de Calendário no Excel

Então, vamos começar a criar uma tabela dinâmica para depois colocarmos em prática alguns truques que irão te ajudar a extrair bastante informações.

Sendo assim, selecione a base de dados, vá até a guia de Inserir e clique na opção de Tabela Dinâmica.

Inserindo Tabela Dinâmica no Excel
Inserindo Tabela Dinâmica no Excel

Contudo, quando aparecer uma janela para confirmar a ação, marque Adicionar Estes Dados ao Modelo de Dados e dê um OK:

Lembrando que, marcamos essa opção para conseguir relacionar a tabela de registro de chamados com a de calendário apresentada anteriormente.

Configurando Tabela Dinâmica no Excel
Configurando Tabela Dinâmica no Excel

Assim, os campos da tabela dinâmica ficarão disponíveis no lado direito da tela para conseguir os resultados desejados:

Campos da Tabela Dinâmica no Excel
Campos da Tabela Dinâmica no Excel

Truques na Tabela Dinâmica no Excel

Agora, gostaríamos de ter o resultado do crescimento de chamados ao longo dos meses trabalhados.

Para isso, vá até a guia de Tudo, arraste as opções de Data (Ano) e Data (Mês) da tabela de calendário até Linhas, depois, a opção de Data do Chamado da tabela de Chamados em Valores.

Com isso, o Excel vai trazer o ano e seus respectivos meses:

Preenchendo os Campos da Tabela Dinâmica com os Dados da Tabela de Calendário
Preenchendo os Campos da Tabela Dinâmica com os Dados da Tabela de Calendário

Se você desejar o total de cada ano, basta ir até a opção de Design, logo acima, selecionar as opções de Subtotal e Mostrar Todos os Subtotais no Início:

Configurando os Subtotais da Tabela Dinâmica no Excel
Configurando os Subtotais da Tabela Dinâmica no Excel

Técnicas Avançadas na Tabela Dinâmica: Variação Percentual

Contudo, ainda precisamos saber o percentual dessas diferenças de chamados ao passar dos meses.

Sendo assim, vá até os valores atribuídos em cada mês, clique com o botão direito sobre eles, selecione as opções de Mostrar Valores Como e % Diferente de:

Configurando os Valores da Tabela Dinâmica no Excel Para Porcentagem
Configurando os Valores da Tabela Dinâmica no Excel Para Porcentagem

Depois, configure para Mês, pois gostaríamos de ver uma variação mensal.

Já em Item Base, coloque como Anterior, para uma comparação com o mês anterior.

Agora, confirme em OK:

Configurando os Valores da Tabela Dinâmica no Excel Para Porcentagem
Configurando os Valores da Tabela Dinâmica no Excel Para Porcentagem

Com isso, vamos ter a variação percentual da contagem de chamados ao longo dos meses do ano:

Variação Percentual do Número de Chamados na Tabela Dinâmica no Excel
Variação Percentual do Número de Chamados na Tabela Dinâmica no Excel

Técnicas na Tabela Dinâmica no Excel: Power Pivot

Mas, há uma limitação da variação percentual, ela não considera o percentual do mês do ano anterior, como é o caso de dezembro de 2017 e janeiro de 2018:

Erros da Variação Percentual na Tabela Dinâmica no Excel
Erros da Variação Percentual na Tabela Dinâmica no Excel

Para isso, vamos usar o Power Pivot dentro do Excel.

Ou seja, vamos criar medidas, como as DAX do Power BI, para calcular esses valores que o Excel junto com a tabela dinâmica não consegue trazer.

Criando Medidas DAX no Excel com Power Pivot

Sendo assim, vá até a guia de Power Pivot, selecione a opção de Medidas e Nova Medida:

Adicionando Nova Medida no Power Pivot no Excel
Adicionando Nova Medida no Power Pivot no Excel

Ao abrir a janela para configuração de medidas: nomeie ela, aplique a função COUNT para contar os dados de uma coluna.

Depois, chame a coluna de ID da tabela de cadastro e confirme com OK:

Criando DAX COUNT no Excel
Criando DAX COUNT no Excel

Assim, vamos ter o total de quantidades por mês através da DAX COUNT:

Quantidade Por Mês com a COUNT no Excel
Quantidade Por Mês com a COUNT no Excel

Agora, precisamos criar uma função que o Excel entenda que ele precisa considerar o valor anterior.

Então, vá em Nova Medida da guia Power Pivot.

Depois, nomeie a medida, aplique a DAX CALCULATE, chame a Quantidade, coloque a DAX DATEADD para o Excel ver o valor anterior, chame a coluna de Data da tabela de Calendário, coloque o -1 para o Excel entender esse desloque de valores e por fim coloque a DAX MONTH:

Calculando os Meses Anteriores com DAX no Excel
Calculando os Meses Anteriores com DAX no Excel

Ao confirmar a ação com OK, temos a quantidade do mês anterior em comparação com a atual:

Quantidade do Mês Anterior com DAX no Excel
Quantidade do Mês Anterior com DAX no Excel

Variação Percentual com DAX no Excel Através do Power Pivot

Por fim, vamos fazer o cálculo da variação percentual.

Então, vá novamente em Nova Medida.

Posteriormente, nomeie a medida, coloque a função DIVIDE para a divisão dos valores, chame a Quantidade, subtraia pelo Ano Anterior, divida pelo Ano Anterior e coloque o 0 para um resultado alternativo:

Calculando a Variação Percentual com DAX DIVIDE no Excel
Calculando a Variação Percentual com DAX DIVIDE no Excel

Confirmando a DAX com OK e assim vamos ter a variação percentual completa das alterações dos números dos chamados durante os meses:

Resultado da Variação Percentual com DAX DIVIDE no Excel
Resultado da Variação Percentual com DAX DIVIDE no Excel

Portanto, com as técnicas avançadas de tabela dinâmica apresentadas acima, você vai conseguir trabalhar em sua base de dados de maneira profissional, contribuindo para tomada de decisões mais embasadas.

Curso de Excel Completo

Quer aprender Excel do Básico ao Avançado, passando por Dashboards? Clique na imagem  Editar data e horaabaixo e saiba mais sobre este Curso de Excel Completo.

CURSO DE EXCEL COMPLETO

Aprenda mais sobre Excel: