Testes de Excel para Processo Seletivo

Testes de Excel para Processo Seletivo

O Microsoft Excel é um software muito utilizado no ambiente corporativo para gerenciamento de dados, análise de informações e criação de relatórios. Sua versatilidade e facilidade de uso o tornam uma ferramenta indispensável para diversos profissionais em diferentes áreas.

Neste artigo, iremos abordar a importância do conhecimento em Excel para quem busca ingressar em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo. Além disso, apresentaremos algumas dicas e exercícios práticos para quem deseja se preparar para testes seletivos que envolvam o uso dessa ferramenta.

Para se destacar em um processo seletivo, é fundamental conhecer as principais funções e ferramentas do Excel, como fórmulas, gráficos, tabelas dinâmicas e filtros. Dominar esses recursos pode ser decisivo para impressionar os recrutadores e garantir uma vaga de emprego.

Por isso, este artigo e video tutorial possuem como objetivo te ajudar a se preparar para testes de Excel, proporcionando uma visão geral sobre a ferramenta e oferecendo exercícios práticos para treinar e aprimorar suas habilidades.

Através do link a seguir, você poderá aprender conhecer mais testes de Excel bem interessantes aqui no blog.

Baixe a planilha para praticar o que está sendo ensinado:

Faça Download da planilha abaixo.

Autorizo a coleta e o tratamento dos meus dados para envio de material, inclusive publicidade, e adequação de minha experiência sobre produtos e/ou serviços da NINJA DO EXCEL, conforme informações prestadas AQUI


Testes de Excel para Processo Seletivo

1º Teste (Intermediário) – Criar Nova Coluna na Tabela Dinâmica e Inserir o Acumulado

Abaixo, temos uma tabela de vendas mensais de produtos e seus totais:

Testes de Excel

Seu objetivo é:

  1. Crie uma tabela dinâmica em outra aba do Excel, com base nessa tabela de produtos;
  2. Depois, considere somente a coluna “Produto” e “Total”;
  3. Crie uma replica da coluna “Total”;
  4. E por fim, insira nessa mesma coluna o calculo da soma acumulado. Usando as próprias ferramentas da tabela dinâmica.

O resultado final, deve ficar assim:

Testes de Excel, tabela dinâmica


2º Teste (Avançado) – Use a Função SCAN e LAMBDA do Excel 365. Para Calcular o Acumulado de uma Coluna de Valores.

A função SCAN + LAMBDA Excel 365. É capaz de calcular o acumulado de uma série de valores.

Para mais informações sobre as funções, confira os links:

Agora, use as duas funções juntas e gere uma coluna do acumulado com base na coluna “Total”:

Testes de Excel, função scan

Seu resultado final, deve ser esse:

Testes de Excel, resultado do acumulado


3º Teste (Intermediário) – SOMASES

No último teste, temos duas colunas de valores e o local do resultado:

 somases

Seu último desafio é:

Some todos os valores da coluna “Valor 2”, referente ao valor 91 que consta na coluna “Valor 1” e caso os valores da coluna “Valor 2” forem maiores que 2.000.

Veja:

exemplo

Se o valor 91 constar e os valores forem maiores que 2.000, então some os valores da coluna “Valor 2”.

Por fim, o resultado deve ser esse:

Testes de Excel, resultado somases


Curso de Excel Completo: Do Básico ao Avançado.

Quer aprender Excel do Básico ao Avançado passando por Dashboards? Clique na imagem abaixo e saiba mais sobre este Curso de Excel Completo.

Curso de Excel Completo Ninja do Excel

Por fim, deixe seu comentário sobre o que achou de usar este recurso e você também pode enviar a sua sugestão para os próximos posts. Até breve!

Artigos Relacionados Ao Excel: