O Que São Soft Skills? Quais As 20 Principais Soft Skills

O Que São Soft Skills? Quais As 20 Principais Soft Skills

Antes de mais nada, nós temos como missão lhe ajudar a se capacitar para o mercado de trabalho ensinando tudo sobre Excel, Power BI, Power Point, dentre outras ferramentas (as quais entram nas hard skills). Porém, há outras habilidades que os recrutadores também observam que são tão importantes quanto as habilidades técnicas. Estamos falando das soft skills. Mas, você sabe o que são soft skills? É justamente sobre isso que iremos falar hoje.

Mas afinal, o que são Soft Skills?

De maneira bem prática as soft skills são as habilidades comportamentais relacionadas com a formas que os profissionais possuem de lidar com o ambiente de trabalho, assim como suas próprias dificuldades em diversas situações diferentes do dia-a-dia.

o que são soft skills

As soft skills diferentemente das hard skills, são habilidades mais subjetivas, em outras palavras, são relacionadas as habilidades interpessoais, sendo assim, mais difíceis de serem mensuradas.

Sim, podemos dizer que este termo na verdade refere-se também às habilidades voltadas à personalidade de um profissional, como capacidade de se comunicar com os colegas de equipe.

Justamente por isso, as soft skills são consideradas valiosas no mercado de trabalho e os recrutadores estão antenados e estudando para saber detectar determinadas soft skills cada vez mais  para as vagas correspondentes a estes perfis.

As soft skills já estão sendo buscadas e analisadas, porém, tendem a se tornar muito importantes em processos seletivos nos próximos anos.

De acordo com os especialistas, o profissional que está se preparando para o mercado de trabalho e quer se tornar um profissional em destaque, precisa se adequar a este conceito e ter um mindset de crescimento.

Sim, apesar das soft skills serem exigidas com bastante frequência e são bem mais difíceis de serem examinadas, assim como também difíceis de serem desenvolvidas.

Resumidamente as soft skills são competências que estão relacionadas aos fatores condutas e ações, ou melhor, sobre a inteligência emocional de acordo com as experiências obtidas ao longo da vida dos candidatos.

Cadastre seu e-mail aqui no blog para receber em primeira mão todas as novidades, posts e videoaulas que postarmos.

Receber conteúdos de Excel

Preencha abaixo para receber conteúdos avançados de Excel.

Fique tranquilo, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!

É muito importante que você me adicione na sua lista de contatos, para que os próximos e-mails não caiam no SPAM. Adicione este e-mail: edson@ninjadoexcel.com.br

Quais são as principais Soft Skills mais exigidas?

  1. Inteligência emocional
  2. Resiliência 
  3. Empatia
  4. Comunicação eficiente
  5. Trabalho em equipe
  6. Positividade
  7. Organização
  8. Gerenciamento do tempo
  9. Segurança
  10. Autoconfiança
  11. Flexibilidade
  12. Capacidade de trabalhar sobre pressão
  13. Criatividade
  14. Motivação
  15. Liderança
  16. Proatividade
  17. Pensamento crítico
  18. Ética no trabalho
  19. Tomada de decisões
  20. Gerenciamento de conflitos

Principais Dicas de Como Ter iderança

1) Inteligência emocional

A inteligência emocional é influenciada por várias combinações referentes aos traços de personalidade de um indivíduo. Contudo, é considerado como inteligência emocional a capacidade de lidar com as emoções e sentimentos pessoais, assim como de outras pessoas em sua volta.

2) Resiliência

A resiliência está na capacidade que o ser humano tem de lidar com os seus próprios problemas, assim como a forma de sobreviver, enfrentar momentos difíceis e ainda assim em situações diferentes ter a competência de voltar atrás caso for necessário sem se sentir frustrado e desmotivado. Resumidamente a pessoa resiliente é aquela mesmo após sofrer por situações adversas, sabe se adaptar e voltar ao crescimento.

3) Empatia

A empatia de acordo com a psicologia, é a capacidade que um ser humano tem de se imaginar e se colocar no lugar de outra pessoa. A empatia atrai conexão, e um indivíduo com empatia possui curiosidades referente aos outros e também sabe se imaginar e sentir algo como as outras pessoas.

4) Comunicação eficiente

A comunicação eficiente é a capacidade que o ser humano tem de se expressar e entender o que está sendo falado. É conseguir transmitir de forma eficaz as informações que precisa, onde o interlocutor também compreenda exatamente a mensagem que foi transmitida desprovida de ruído.

5) Trabalho em equipe

É capacidade de um indivíduo tem se adequar facilmente ao conjunto de pessoas para se dedicar em realizar uma tarefa e chegar a um objetivo em comum com sua equipe. É saber proporcionar a troca de conhecimentos e aprender com seus colegas de trabalho.

6) Positividade

Segundo os especialistas em RH, pessoas que são positivas possuem melhor desempenho e potencializam os resultados das empresas. Além de influenciar positivamente seus colegas de trabalho a sua volta, pessoas que são positivas costumam aprender mais diante das situações adversas, justamente por enxergar até mesmo os conflitos de forma positiva. Pessoas positivas também têm mais criatividades para lidar com situações adversas do que as pessoas negativas.

7) Organização

O indivíduo que possui a habilidade de organização consegue estruturar tecnicamente de forma eficaz todas as suas atividades. Através de sua metodologia consegue fazer a divisão e atuar dentro das atividades definidas em ritmos e padrões que suportem cada execução de suas tarefas.  No entanto, a organização é uma habilidade que qualquer um pode adquirir com o tempo e treinamento. Pessoas organizadas possuem melhor workflow, o que faz com que sua produtividade seja maior.

8) Gerenciamento do tempo

O profissional que consegue gerir melhor o seu tempo, possui a habilidade de aproveitar melhor em tempos escassos definindo prioridades, pois ele consegue planejar, definir e sequenciar suas atividades diárias. A capacidade da boa administração do tempo está totalmente relacionada com a organização e será útil em toda carreira, assim como em todos os aspectos de sua vida.

9) Segurança

Segundo o William A. Kahn, 1990 (pai do engajamento), a segurança psicológica é muito importante para o funcionário manter-se engajado. A segurança por ele é definida como a capacidade de se mostrar e posicionar-se sem medo das consequências negativas da auto-imagem, status ou carreira. Pessoas seguras constroem um ambiente psicologicamente seguro, e em um ambiente seguro, os indivíduos se manifestam para compartilharem suas opiniões de forma aberta, assumem riscos, conseguem também admitir falhas e possuem melhores desenvolvimento para aprendem com as falhas, sem contar que são em sua maioria honestas.

10) Autoconfiança

O colaborador que possui a autoconfiança acredita em seu próprio potencial e nas suas próprias capacidades para realizar e cumprir seus projetos ou objetivos. Este indivíduo não depende de fatores ou estímulos externos. A confiança de suas realizações vem dentro de acordo com sua capacidade técnica de executar ações sobre planejamento juntamente com suas crenças individuais, disciplina e auto conhecimento.

11) Flexibilidade

A habilidade de flexibilidade está aliada juntamente com a resiliência. Pois, esta capacidade de se adaptar, continuar crescendo na carreira e produzindo mesmo com situações adversas é algo bem difícil de encontrar na maioria das pessoas.

O Colaborador que é flexível consegue lidar melhor com as mudanças no ambiente de trabalho e quebra de paradigmas. Sua mente adaptável acaba se tornando uma ferramenta essencial para superar com criatividade para soluções pré-estabelecidas.

12) Capacidade de trabalhar sobre pressão

O candidato que possui capacidade para trabalhar sobre pressão, consegue atuar com inteligência emocional e muito equilíbrio em situações extremamente desafiadoras ou até mesmo inesperadas. Normalmente esse indivíduo tem uma clareza melhor que outras pessoas para conseguir executar suas funções, sem perder o rendimento e motivação. Isso faz com que os resultados finais não sejam atingidos.

13) Criatividade

Possuir criatividade é ter maior capacidade de solucionar problemas diversos, assim como obter ideias inovadora constantemente gerando situações inéditas. Pois um colaborador criativo é capaz de olhar a sua volta um mundo cheio de oportunidade e consegue criar conexões entre situações jamais imaginada. Pessoas criativas tendem ser mais sensíveis emocionalmente e precisam manter-se engajada para não caírem em bloqueio criativo.

Essa é uma das soft skills mais buscadas no mundo corporativo, principalmente em líderes e fundadores em startups já que pessoas criativas enxergam ideias inovadoras e soluções onde outras pessoas comum não enxergariam.

14) Motivação

A capacidade de motivação é como indivíduo leva a ação, é uma forma que impulsiona e direciona seu comportamento profissional. Principalmente na hora de vestir a camisa da empresa, pois trata-se de uma energia originada com identificação com ambiente de trabalho, propósitos, valores e incentivos . A habilidade de motivação também conhecida por ser a capacidade de estimular a tomada de ação. Esta habilidade está aliada a proatividade.

15) Liderança

Assim como outras habilidades, a capacidade de liderança está correlacionada com outras habilidades, porém, considerada também como uma das soft skills mais importantes. Exercer uma boa liderança de pessoas é ter habilidade de manter seus colaboradores motivados e engajados, assim como saber identificar quais as melhores competências técnicas de cada um. É saber lapidar os melhores talentos de cada colaborador.

16) Proatividade

Proatividade é ter habilidade de saber dar o primeiro passo, colocar o planejamento em prática, ou seja,  colocar a em ação. Pessoas proativas também consegue avaliarem cenários com mais clareza e conseguem encontrar caminhos alternativos para resolver diversas questões.

Um colaborador proativo é aquele que está sempre disposto a solucionar problemas e não tem medo de assumirem responsabilidades. Outro fator importante para mencionarmos aqui, é que pessoas proativas normalmente conseguem evitarem situações negativas por terem uma sensibilidade maior para tomada de decisões.

17) Pensamento crítico

Obter o pensamento crítico é ter habilidade de analisar com detalhes antes de aceitar passivamente as informações e opiniões alheias. A pessoa que possui pensamento crítico tem a capacidade de analisar de forma quântica e qualitativa, assim como criar reflexões, fazer o cruzamento de informações e resumir de forma clara para que possam efetuar tomadas de decisões. Pensamento crítico é ter a capacidade de questionar assim como identificar adversidades para atuar em novas soluções.

18) Ética no trabalho

Os colaboradores que possuem ética no trabalho são profissionais que possuem maior comprometimento com as regras da empresa, assim como também com um senso comum de respeito e moralidade no ambiente profissional. A ética também é, com toda certeza uma das skills mais requisitadas em todos tipos de profissionais.

19) Tomada de decisões

Já a habilidade de tomada de decisão está diretamente alinhada com a confiança e a proatividade. Saber tomar decisão é uma habilidade básica de um ser humano, mas no mundo dos negócios pode fazer uma empresa crescer e transformar cenários de diversas situações. Saber tomar decisões é ter uma habilidade extra monumental de obter agilidade nos pensamentos e construção em situações hipotéticas, ou seja, é ter a capacidade de reunir informações rapidamente de forma clara e ter visões futuras do que pode ou não acontecer.

20) Gerenciamento de conflitos

O profissional que possui a capacidade de gerir conflitos, tem habilidade de analisar um conjunto de situações e métodos, assim como seus processos internos afim de intermediar evitando situações de conflitos. Ou seja, o profissional com essa habilidade tem o dom de mediar os impasses entre pessoas e empresas, assim como traz as soluções evitando os impactos negativos.

Cadastre seu e-mail aqui no blog para receber em primeira mão todas as novidades, posts e videoaulas que postarmos.

Receber conteúdos de Excel

Preencha abaixo para receber conteúdos avançados de Excel.

Fique tranquilo, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!

É muito importante que você me adicione na sua lista de contatos, para que os próximos e-mails não caiam no SPAM. Adicione este e-mail: edson@ninjadoexcel.com.br

Qual a importância das Soft Skills?

Contratar colaboradores através das avaliações das soft skills, estão intimamente relacionadas com expectativa do mercado de trabalho tem sobre a capacidade de lidar com conflitos e saber discernir quais atitudes o funcionário irá ou não tomar. O que os recrutadores esperam é que os candidatos tenham inteligência emocional o suficiente para se autorregularem.

Para possuir soft skills fáceis de serem detectadas é necessário bastante experiência pessoal, sendo assim, existe diversas vantagens estratégicas em se contratar pessoas já com soft skills desenvolvidas, como por exemplo, obter profissionais qualificados para lidarem com situações adversas e ainda assim manterem a capacidade de produzirem mais mantendo o ambiente de trabalho em harmonia, ético e produtivo.

Curso de Excel Básico ao Avançado:

Quer aprender Excel do Básico ao Avançado passando por Dashboards? Clique na imagem abaixo e saiba mais sobre este curso.

Curso de Excel Completo Ninja do Excel

 

E então, gostou do nosso artigo sobre as Soft Skills?

Se gostou, fique a vontade para compartilhar com seus amigos e colegas de trabalho. Caso tenha dúvidas ou sugestões, basta deixar nos comentários.

Ótimos estudos.

Posts Relacionados a Desenvolvimento Profissional: