20 truques que podem fazer qualquer um perito em Excel

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Neste post, você vai aprender 20 truques incríveis do Excel.

Talvez você não saiba, mas existem alguns truques simples no Excel, mas que tem um grande impacto em nossa produtividade ao operar com uma ou várias planilhas. Alguns desses truques são os próprios atalhos do Excel (clique aqui para aprender 92 atalhos do Excel).

Independente se você seja um usuário iniciante ou avançado, tenho certeza que o seu dia a dia é bastante “puxado” e as vezes algumas coisas simples acabam sendo inevitavelmente esquecidas.

Aqui estão 20 truques úteis sobre Excel que talvez você não saiba ou mesmo tenha esquecido.

1. Um clique para selecionar todas as células

Com apenas um clique do botão de canto, como mostrado na imagem abaixo, todos as células da planilha serão selecionadas. Você também pode realizar essa seleção através do Atalho CRTL + T.

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2. Abrir arquivos do Excel em massa

Ao invés de abrir arquivos um por um quando você tem vários arquivos, você pode abri-los todos de uma vez. Basta selecionar os arquivos que você gostaria de abrir, em seguida, pressione a tecla ENTER do seu teclado, todos os arquivos serão abertos simultaneamente.

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3. Deslocamento entre diferentes arquivos do Excel

Quando é preciso trabalhar com diversas planilhas, é muito incômodo ficar alternando entre elas. As vezes são tanta planilhas abertas que acabamos confundindo e alterando dados importantes de uma planilha que não deveria (isso já aconteceu muito comigo!). Usando Ctrl + Tab você pode alternar entre todos os arquivos que são da mesma categoria. Por exemplo: Se você está com várias planilhas abertas, ao usar o Ctrl + Tab, você vai alternar somente entre planilhas do Excel. Esta função também é aplicável a outros arquivos, como abas no Firefox.

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4. Criar um novo menu de atalho

Geralmente, existem três atalhos no menu superior, que estão em Salvar, Desfazer Digitação e repetir Digitação. No entanto, se você quiser usar mais atalhos, como Copiar, Colar, impressão rápida, visualizar impressão, você pode configurá-los da seguinte forma:

Arquivo-> Opções-> Barra de ferramentas de acesso rápido, adicione Recortar e Copiar a partir da coluna da esquerda para a direita e Salve. Você verá mais dois atalhos adicionados no menu superior. Sugiro que você coloque somente os atalhos que realmente serão úteis, senão você terá uma barra muito “poluída” visualmente.

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5. Adicione uma linha diagonal em uma célula

Muitas pessoas me perguntam como adicionar uma linha na diagonal, sem precisar Inserir uma forma de linha e desenhá-la na diagonal da célula. Você pode adicionar a linha na diagonal da seguinte forma: Botão direito na célula -> Formatar Células -> Abrir a guia Borda -> E selecionar a opção de inserir linha na diagonal conforme imagem abaixo. Você pode usar as mesmas funções de bordas, como alterar a cor e estilo.

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6. Adicione mais de uma nova linha ou coluna

Por muitas vezes você vai precisar inserir mais de uma linha na sua planilha do Excel. Mas inserir linha uma por uma é um desperdício de tempo! A melhor maneira  de inserir várias linhas ou colunas de uma vez só é selecionando a quantidade de linhas que deseja adicionar -> Botão direito do Mouse -> Inserir -> Deslocar células para baixo (ou qualquer outra opção).

O método é o mesmo, a diferença é que você selecionará a quantidade que você precisa inserir. Existe um atalho no Excel para inserir linhas/colunas. Experimente usar o atalho Ctrl Shift + 😉

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7. Mover e copiar dados em células de forma rápida

Se você quiser mover uma coluna de dados em uma planilha, a maneira mais rápida é a selecionar o intervalo e mover o ponteiro para a fronteira da seleção, depois que o ponteiro do mouse se transformar em um ícone de quatro setas, arraste para mover a coluna livremente para onde quiser. E se você deseja copiar os dados? Você pode deixar o botão Ctrl pressionado antes de arrastar; A coluna será movida para o destino, porém ficará uma cópia.

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8. Excluir células em branco de forma rápida

Em sua planilha, alguns dados padrão será em branco, por várias razões. Se você precisa excluir estes para manter a precisão, especialmente quando precisa fazer um cálculo de média, a maneira rápida para eliminar todas as células brancas é filtrar todas as células e excluí-las com um clique. Escolha a coluna que você deseja filtrar, ir para Dados-> Filtro-> Desmarcar a opção (Selecionar Tudo)-> Marque a opção (vazias) ou (Blanks em inglês)-> Clique em OK-> Agora é só excluir todas as linhas em branco.

*Atenção: Só exclua a linha inteira se realmente tiver a certeza de que não há outros dados importantes em outras colunas.

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9. Fazer Pesquisa de caracteres especiais

Existe uma opção no Excel onde você pode Pesquisar por caracteres especiais como por exemplo as pontuações ?, @, !, *, ^, $. Vamos supor que você queria fazer uma pesquisa para encontrar somente as células que contém o ponto de “!”. Você vai fazer da seguinte forma: Ctrl + L-> Na caixa de pesquisa, coloque o ~ e depois a pontuação que deseja procurar. No exemplo abaixo, estamos procurando todas as células que contém o ponto de interrogação.

aula curso de Excel como fazer pesquisas no excel

10. Gerar um único valor em uma coluna

Muitos desconhecem a facilidade de usar o Filtro avançado do Excel. Nesse exemplo, você vai aprender como filtrar os valores únicos de um coluna que tem vários valores. No exemplo abaixo, queremos filtrar todos os nomes únicos de uma só vez. Para fazer isso você deve ir em Dados-> Avançado-> Vai aparecer uma janela para as opções do Filtro avançado-> Escolha opção Copiar para outro local-> Clique no campo Intervalo da lista e selecione toda a lista que será filtrada-> Nesse post não vamos falar sobre a opção Intervalo de critérios-> Clique no campo Copiar para e selecione em qual lugar os dados serão filtrados-> Ative a opção Somente registros exclusivos-> Clique em Ok. Pronto! Todos os valores únicos da lista serão filtrados, conforme exemplo abaixo.

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11. Restrição de entrada com função de validação de dados

A fim de manter a validade dos dados, às vezes você precisa restringir o valor de entrada e oferecer algumas opções para inserção de dados. Por exemplo, você está criando uma planilha para um evento, e nesse evento só pode entrar pessoas com idade entre 18 e 60 anos. Para garantir que os dados fora desta faixa etária não sejam inseridos, você deve restringir da seguinte forma: Selecione todas as células que precisam ter essa restrição-> Dados-> Validação de Dados-> Validação de Dados-> Dados validação-> Na opção Permitir, você escolhe a opção Número Inteiro-> Coloca o valor mínimo e depois colocar o valor máximo-> Clicar em Ok. Toda a vez que alguém colocar um valor que não esteja dentro da restrição que você colocou, aparecerá uma mensagem de erro.
Obs. Você pode personalizar a mensagem de erro na aba Mensagem de Entrada e Alerta de Erro.

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12. Navegação rápida com Ctrl + Seta

Ao clicar em Ctrl + seta no teclado, você pode pular para as bordas da planilha e em diferentes direções. Por Exemplo, se você quiser ir para a última linha da planilha, aperte Ctrl + seta para baixo.

aula curso de Excel navegação com crtl

13. Transpor dados de uma linha para uma coluna

Muitas pessoas que mexem com Excel já passaram pela situação de refazer uma planilha, para passá-la para outro formato. Você vai aprender que não precisa digitar tudo novamente. Basta você Transpor os dados. Basta você Copiar as células que deseja-> Selecione a célula de destino-> Botão direto do mouse e ative a opção Transpor-> Clique em Ok.

Transpor dados de linha para coluna

14. Ocultar dados minuciosamente

Quase todos os usuários sabem como ocultar dados com o botão direito para selecionar a função Ocultar, mas isso pode ser facilmente notado. Existe uma maneira melhor e mais fácil de ocultar dados no Excel. Selecione a célula que deseja ocultar-> Botão direito do mouse-> Formatar células-> Vá para a guia Número-> Na lista de opções à esquerda, selecione a opção Personalizado-> Escreva ;;; no campo Tipo-> Clique em OK, em seguida, todos os valores selecionados ficarão invisíveis. Os usuários só conseguirão verificar que existe algum valor na célula na área de visualização ao lado do botão de função.

aula curso de Excel ocultar células

15. Unificar textos usando o &

Você sabia que é possível unificar várias dados em células diferentes em uma única célula? A função é bastante simples, basta você ir para a célula destino-> Digitar =(igual) -> Selecionar a primeira célula que será unificada-> Digitar o &-> Selecionar a próxima célula. Se tiver mais células unificar, basta seguir esse procedimento com todas as células que deseja unificar.
Obs-> Se você deseja colocar um espaço entre as palavras no resultado final, é preciso digitar ” “ (abre aspas, espaço, fecha aspas). Isso no Excel quer dizer espaço. Então, ficaria assim:  A1&” “&A1.

aula curso de Excel compor células

16. Passar o texto para Maiúsculo ou minúsculo automaticamente

Se você precisa passar todos os dados da sua planilha para maiúsculo ou minúsculo, você não precisa digitar tudo novamente, basta você usar as funções Maiúscula ou Minúscula. É bem simples. Basta você ir para a célula destino e digitar =MAIÚSCULA e selecionar a célula que será convertida. Exemplo: =maiuscula(A1). Para converter o texto em minúsculo basta usar =minusculo(A1).

 

17. Valores de Entrada a partir de 0

Quando um valor de entrada começa com zero, Excel excluirá a zero, por padrão. Isso pode ser facilmente resolvido através da adição de um apóstrofo antes do primeiro zero, conforme exemplo abaixo:

aula curso de Excel Valor de entrada começa com 0

18. Auto Correção de textos

Você pode automatizar as correções de texto no Excel. Esse recurso corrige automaticamente para o valor correto. Por exemplo, se você tem o costume de escrever VC ao invés de VOCÊ, basta inserir a regra de que sempre que você digitar VC, será corrigido automaticamente por VOCÊ.
á para Arquivo-> Opções> Revisão de Texto-> Opções de AutoCorreção-> Digite o texto que será digitado em Substituir-> Digite o valor que vai substituir o valor errado no campo Por-> Clicar em Ok.

aula curso de Excel autocorrecao excel


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19. Informações estratégicas de fácil acesso

Você não precisa necessariamente inserir a fórmula de Soma para saber a soma de um determinado intervalo. Você também não precisa necessariamente inserir a fórmula de Média para saber a média de um determinado valor. Na barra de Status, você pode ter tudo isso de forma rápida! Basta selecionar as células e verificar na barra de status todas as informações que quiser. Se você precisa de mais informações de prontidão, basta clicar com o botão direito do mouse em cima da barra de Status, e escolher as opções que desejar.

aula curso de Excel soma

20. Usar o “@” para iniciar uma Fórmula ao invés do “=”

Caso você esteja enjoado de sempre iniciar uma fórmula com o sinal de igual “=”, você também pode usar o “@” para iniciar uma fórmula ou função. Exemplos: @soma(A1:B5), @média(D4:E10).

Resumo

Como você pôde perceber, existem várias macetes no Excel que podem nos ajudar a economizar muito tempo!
Espero que você tenha gostado dessas dicas básicas.

Comente abaixo o que você achou deste post e compartilhe para as pessoas que precisam desse conteúdo!


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  • Edinalva

    Olá Edson Cavalcante Junior, obrigada por compartilhar seus conhecimentos.
    Essas dicas sempre ajudam principalmente quando não se trabalha com excel todos os dias, acabamos sempre esquecendo.

    • admin

      Olá Edinalva!
      Obrigado por seu comentário. Fico muito feliz por você ter gostado! Um abraço.

  • Luiz Santana

    as dicas são muito boas, mas é logico que ajudam quem não usa Excel diariamente. Sem rotina de uso, a pessoa esquece mesmo. Fiz curso básico desse software, e muita coisa se perdeu por que não uso com a devida frequência. Mas o site ajuda e muito as pessoas que utilizam o Excel eventualmente. Muito obrigado.

    • admin

      Olá Luiz!
      Obrigado por comentar aqui no Blog! A dica é sempre praticar. Sempre exercitar aquilo que você já aprendeu, senão, como você mesmo disse, vamos esquecendo com o tempo.
      Um grande abraço!

  • Luis Carlos

    Boa noite! Parabéns pelo trabalho, Edson!

    • admin

      Olá Luis Carlos!
      Muito obrigado por seu comentário!! 🙂

  • Luis Carlos

    Boas dicas!

    • admin

      Olá Luis! Obrigado por comentar aqui no blog!!
      Grande abraço!

  • Celso Rezende

    Edson,

    Muito obrigado por sua gentileza, paciência que são as suas características nas aulas, sempre sofri com o excel, mas graças a voce estou aprendendo muito.

    Obrigado!!!

    Celso Rezende.

    • admin

      Fala Celso!!
      Eu que agradeço o seu comentário!! Fico muito feliz em saber que estou sendo útil no seu processo de aprendizagem no Excel. Espero poder ajudar ainda mais!!!
      Grande abraço!

  • Felipe Abade

    EXCELENTE professor! Espero por mais conteúdos! Abs e obrigado novamente pela força que nos dá, Edson!

    • admin

      Olá Felipe! Tudo bem? Agradeço seu comentário aqui no Blog!
      Fico muito satisfeito em saber que estou contribuindo com o seu crescimento 🙂
      Grande abraço!

  • Beatriz

    Edson obrigada pela atenção, realmente teu site foi de grande ajuda. Parabéns!!!!
    Abraço

    • admin

      Oi Beatriz, eu que agradeço o seu comentário! 🙂
      Abraço!

  • HAMYD SOUZA

    Realmente um site muito legal e pertinente. Imagino que logo irá atingir seus objetivos. Confesso que dos Macetes apenas dois eu não sabia. As planilhas são sempre bem clean, então facilita para quem tá começando ou para quem está num nível intermediário. Mas seu trabalho é primoroso e tem tudo para continuar dando certo. Parabéns.

    • admin

      Olá Hamyd! Muito obrigado por comentário e elogios!
      Agradeço também suas palavras. Muito bom saber que você gostou o meu blog.

      Grande abraço 🙂

  • mychele kelen

    Obrigada pelas dicas serão muito uteis.

    • admin

      Olá Mychele!
      Obrigado por comentar.
      Que bom que você gosta das minhas dicas!
      Grande abraço!

  • João PAulo

    Boa tarde, Juninho

    Belo trabalho, e com certeza vou ver todas suas dicas.

    Abs

    • admin

      Fala João!!!
      Obrigado por comentar cara!
      Espero que os conteúdos aqui postados sejam úteis para você.
      Grande abraço!

  • Olá Vanessa! Muito obrigado por seu comentário! Em breve mais dicas e aulas 🙂

    Abraços!

  • Gerson Sibinde (HaddockBeatz)

    Edson você é o cara.
    Os meus parabéns pelo site e pelos conteúdos que partilhas com tanta maestria. Sempre que entra um novo email é mais um conhecimento adquirido.
    Sucessos!!!

    • Olá Gerson, fico muito feliz em saber que você está gostando do conteúdo do meu blog. Em breve, mais conteúdos! 🙂
      Abraços!

  • Reginaldo Ferreira

    Olá, Edson muito boa as dicas, algumas já usava outras não. Obrigado pelas dicas e parabéns.

    • Olá Reginaldo! Obrigado por deixar seu comentário!
      Legal saber que você gostou! Abração!

    • Olá Reginaldo! Obrigado por deixar seu comentário!
      Legal saber que você gostou! Abração!

  • Marcos Vinícius

    Bom dia Edson ! Obrigado pelas dicas…. Gostei muito da sua página também, tem sempre uma dica esperta para te ajudar no dia-a-dia. Abraço !

    • Olá Marcos, obrigado pelo comentário! Bom saber que você gosta dos meus conteúdos 🙂
      Grande abraço!

  • Cristielen Amarante

    Parabéns!!!! Você é nota 10! Você não imagina como esta ajudando muitas pessoas que não dominam o excel, que Deus te abençoes muito. bjos

    • Olá Cristielen! Muito obrigado por seu comentário! Que bom que você está gostando! Seu comentário fortalece a minha caminhada!
      Bjos

  • Anderson Leal

    Gostei bastante da última dica!!!

    Abraço!

    • Olá Anderson! Show de bola! Fico feliz que tenha gostado! Grande abraço!

  • Oi Vanessa!
    Acredito que a Função SE vai ser útil nesse caso.
    Segue uma aula minha sobre essa função! https://www.youtube.com/watch?v=ToIpHTF7FwM
    Espero que ajude.
    Abraço!

    • Vanessa Vitta

      Obrigada, Eu acabei usando a procv mesmo é deu certo!

      Sorry for any typo. Sent from Outlook Mobile.
      Vanessa Vitta.
      MapleDoBrasil.blogspot.com

      • Olá Vanessa! Obrigado por comentar! Seguindo o passo a passo sempre dará certo 😉
        Abraço!

  • niete

    Realmente é uma benção, qdo se tem dificuldades e encontramos alguem disposto a ajudar, que Deus te ilumine para que possas fazer muito mais.

    • Amém Niete! Obrigado por suas palavras! 🙂
      Deus te abençoe!