7 Dicas de como ter uma COMUNICAÇÃO ASSERTIVA no Trabalho

7 Dicas de como ter uma COMUNICAÇÃO ASSERTIVA no Trabalho

Um dos maiores sinais de inteligência emocional é ter uma comunicação assertiva no trabalho. Uma comunicação assertiva serve para evitar o tão famoso “telefone sem fio” que ocorre quando um começa a passar as informações para o outro. E assim como na brincadeira de telefone sem fio, as informações quase nunca chegam corretamente ao destinatário. 

A principal diferença é que na brincadeira, as informações desencontradas podem causar boas risadas, enquanto que no ambiente de trabalho, não se comunicar efetivamente só causa transtornos, prejuízos financeiros e problemas de confiança para quem cometeu o erro. 

Para solucionar esse tipo de problema, o único caminho possível é através do desenvolvimento da comunicação assertiva no trabalho, e engana-se quem pensa que isso é algo muito difícil de ser conquistado. Com algumas dicas simples você consegue melhorar a sua comunicação! 

7 dicas de como ter uma comunicação assertiva no trabalho

Para facilitar o seu trabalho de se comunicar melhor no ambiente corporativo, trouxemos 7 dicas que podem ser implementadas hoje mesmo e que você já vai começar a colher os resultados. 

Conheça a sua equipe

Se você é um líder que precisa se comunicar e passar tarefas para os seus liderados, você precisa entender e conhecer cada um deles. 

É necessário saber como cada um deles se comunica melhor e que tipo de linguagem facilita o entendimento dele. 

Algo muito comum que vemos por aí é o famoso estrangeirismo, em que colocamos diversas palavras de língua inglesa no nosso dia a dia, mas que dependendo do funcionário, ao utilizar essas palavras, a comunicação pode se tornar difícil.

Conheça os seus funcionários e entenda se cada um deles é capaz de entender o que você falou.

E isso nem sempre significa usar palavras fáceis. A linguagem que você vai utilizar depende muito mais do ouvinte do que de qualquer outra coisa. Se você notar que o seu ouvinte não tem muito conhecimento técnico, é bom evitar esse tipo de linguagem e sempre garantir que você está usando as palavras mais simples possíveis. 

Já se o seu ouvinte tem um conhecimento mais avançado, usar palavras muito simples vai mais prejudicar o entendimento do que ajudar. 

Por isso, saber com quem você está falando é essencial. 

Escute, Ouça! 

Muitas vezes, estamos tão focados em passar as informações da melhor foma possível, que acabamos esquecendo que também precisamos ouvir. 

É ouvindo os seus funcionários que você vai conseguir desenvolver a sua comunicação assertiva no trabalho.

Ouça realmente atento, não só ao que a pessoa está falando, mas tente entender o que ela realmente quer falar. 

Muitas vezes a pessoa que está se comunicando tem dificuldade em expressar os seus sentimentos e acaba tentando amenizar o que tem que ser dito, o que pode levar a várias confusões. 

Esteja atento e tenha a certeza de que você realmente escutou, ouviu e compreendeu o que o outro disse.

Cuidado com a sua fala

Muita gente confunde assertividade com agressividade. Uma coisa é totalmente diferente da outra. Até mesmo quando estamos dando um feedback negativo, que deve ser dado de forma assertiva, não precisamos fazer isso de forma rude ou até mesmo de forma agressiva. 

No caso de feedbacks negativos, você pode iniciar citando algum ponto positivo do colaborador, explicando que ele tem várias qualidades, depois passar o feedback negativo, focando não somente no que foi feito de errado, mas também em como melhorar o que foi feito errado. 

Se você focar a sua comunicação em ser assertiva e não agressiva, tudo dará certo. 

Não se esqueça que independente do seu cargo, ali na sua frente tem outra pessoa, que tem sentimentos e que muito provavelmente deu o melhor dela na execução do trabalho, por isso é importante tomar cuidado e desenvolver a sua comunicação assertiva no ambiente de trabalho.

E é justamente aqui que chegamos no nosso 4 item: 

Seja empático

Ao se comunicar, lembre-se de que a outra pessoa também tem sentimentos e que dependendo da forma que você passar o feedback, você vai só magoá-la e sua comunicação não terá efeito algum.

O bom feedback faz o colaborador entender que ele tem muitos positivos e que aquela é uma oportunidade de melhorar, e não somente uma bronca. 

Quando for dar o feedback, também é importante pensar em como tem sido o dia a dia daquele funcionário. Será que ele está com algum problema pessoal? Algo que esteja afetando a produtividade e atenção dele? 

Para desenvolver a sua empatia e conseguir ser empático, é necessário conhecer o seu funcionário e também saber ouvi-lo. 

Ou seja, cada uma dessas habilidades está extremamente atrelada à outra, por isso, para ter uma comunicação assertiva no trabalho é necessário focar no desenvolvimento de todas elas. Só assim você conseguirá realmente se comunicar melhor. 

Tudo tem a hora certa

Além de tudo isso, também é importante ver em qual momento você vai conversar com o colaborador. Muitas vezes, no calor do momento, acabamos conversando na hora errada e colocando tudo a perder. 

Se você quer se comunicar bem, foque na hora certa. Um exemplo de como o momento errado pode por tudo a perder e é bem comum é quando tentamos ter alguma conversa na sexta feira, 10 minutos antes de acabar o expediente. 

Esse é um momento em que os colaboradores já estão cansados e pensando no fim de semana. 

Chamar um deles nessa hora para dar um feedback só vai atrapalhar o descanso dele e fazer com que ele não esteja 100% disponível para você. 

Nesse caso, é melhor aguardar e deixar para falar com ele na segunda -feira logo pela manhã, ao iniciar o expediente. 

Nesse caso o colaborador estará descansado e muito mais receptivo ao que você tem a dizer. 

Tenha certeza do que você está falando

Se por algum acaso, o que você tiver que comunicar ao colaborador seja algo que você ficou sabendo através do telefone sem fio, é melhor checar a veracidade da informação antes de passar para ele. 

Muitas vezes, ficamos sabendo de algo e já queremos logo arrumar uma solução, mas a verdade é que o problema nem existe. 

Outro caso em que é necessário focar no embasamento é quando precisamos solicitar a execução de alguma tarefa. Saber exatamente o que você precisa solicitar e também o que é possível de ser feito e o que pode dar errado é essencial na hora de conversar com os colaboradores. 

Seja confiável

Muitas vezes, no calor do momento, acabamos fazendo críticas sobre um colaborador para o outro. 

Isso prejudica a sua imagem como líder e também prejudica a confiança que os seus funcionários têm em você. 

Saber que você pode – a qualquer momento -falar mal deles para outro membro da equipe mina a confiança de qualquer um e deixa todo mundo inseguro. 

Cuidado ao fazer comentários desnecessários na frente de toda a equipe e também ao fazer comentários de um funcionário para o outro. 

Agora você já sabe o que precisa fazer para ter uma comunicação assertiva no trabalho e já pode ajudar seus colaboradores a se comunicar melhor. Não se esqueça que a comunicação assertiva é um dos pilares da inteligência emocional. Quer saber mais sobre como desenvolver a sua inteligência emocional? Então clique aqui e veja o nosso artigo.