Desafios de Recrutamento e Seleção para Startup

Desafios de Recrutamento e Seleção para Startup

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, não é mesmo? E da mesma forma que está difícil para os profissionais de determinadas áreas conseguirem um emprego, também está difícil para empresas conseguirem encontrar talentos, especialmente na hora de fazer um recrutamento e seleção para startup.

Todos sabemos que as startups possuem uma forma única de gerenciar o seu negócio e também de gerenciar seus colaboradores, o que faz com que algumas delas sejam tão relevantes no mercado e muito concorridas.

Afinal, quem é que não quer trabalhar em um lugar que realmente valoriza o bem-estar do seu trabalhador?

Encontrar um lugar assim para trabalhar hoje em dia é realmente muito raro e, quando você encontra, é preciso fazer de tudo para manter o seu emprego.

No entanto, muitas vezes o problema nem mesmo é esse, pois os maiores desafios são realmente enfrentados pelo setor de RH, que precisa encontrar, conquistar e reter os talentos que encontram.

Contudo, este não é o único problema enfrentado pelo setor de RH, e nós estamos aqui hoje para falar exatamente sobre isso.

No decorrer deste artigo falaremos mais sobre alguns desafios que o setor de RH possui, e mais especificamente sobre os desafios de recrutamento e seleção para startup. Continue lendo a matéria até o final e confira.

Em plena Era Digital, quais são os maiores desafios do RH?

Com a evolução da Era Digital e com a tecnologia avançando a cada dia que passa, todo mundo precisa se adaptar às mudanças de alguma forma para ser possível continuar convivendo em sociedade.

Afinal de contas, se não acompanhamos a evolução, somos deixados para trás, e é claro que ninguém quer que isso aconteça.

Com o mercado de trabalho, e com o setor de RH das empresas, isso não é diferente, e conforme o mundo digital foi evoluindo. Oos setores de RH das empresas foram obrigados a acompanhar essa evolução, o que acabou fazendo com que eles fossem obrigados a fazer diversas mudanças em sua forma de trabalhar e gerenciar pessoas. 

E apesar da grande maioria dessas mudanças serem boas, elas não deixaram de ser grandes desafios, especialmente no que se refere ao recrutamento e seleção para startup. Dito isso, basicamente, os maiores desafios de um setor de RH em plena Era Digital estão relacionados ao fato dos setores precisarem se acostumar e aprender rápido sobre todas as mudanças que a Era Digital traz para sua área.

Além do mais, no mundo corporativo, tempo é dinheiro, tempo é poder e, também podemos dizer que, tempo é tudo. Então, os setores que conseguem se adaptar mais fácil e rapidamente, de certa forma, saem na frente no mercado na hora de fazer o recrutamento e seleção para startup, o que faz com que seja necessária uma rápida adaptação.

Dessa maneira, o setor de RH não será deixado para trás, e será capaz de fazer um recrutamento e seleção para startup muito mais eficiente, conseguindo assim, sair na frente da concorrência, conquistar e reter talentos mais facilmente.

Os 2 maiores desafios de recrutamento e seleção para Startup

Agora que já falamos de forma geral quais são os desafios de uma equipe de RH, vamos falar mais especificamente sobre os 2 principais desafios de recrutamento e seleção para startup. Continue lendo e veja quais são eles.

Veja também:

Encontrar talentos “multi-skills”

O primeiro grande desafio de recrutamento e seleção para startup é encontrar talentos que sejam multi-skills, ou seja, que contenham não somente soft skills relevantes para a empresa, mas também várias hard skills que também tenham muito a acrescentar na empresa. 

Encontrar talentos assim não é tão simples porque o mercado está muito competitivo, e se você não encontrá-los primeiro, outra empresa vai, e se essa empresa oferece condições excelentes de trabalho, é claro que os colaboradores talentosos não irão deixá-las para ir para uma outra empresa.

Reter os talentos encontrados

Por último, mas não menos importante, o outro grande principal desafio do setor de RH na hora do recrutamento e seleção para startup, é reter os talentos encontrados e conquistados. Pois, para que essa retenção seja possível, não depende apenas deste setor, mas sim de toda a empresa e de todos os colaboradores. 

Afinal, é claro que os talentos irão escolher ficar em uma empresa que os conceda inúmeros benefícios, que os trate bem, que tenha um ambiente de trabalho saudável e que tenha valores que estejam de acordo com aqueles que eles possuem, portanto, não é apenas trabalho do RH procurar reter estes talentos, mas de todos que trabalham e gerenciam a empresa.

Agora que você já sabe quais são os principais desafios de recrutamento e seleção para startup, leia este artigo sobre como melhorar a relação interpessoal com a equipe de trabalho, pois com certeza ele poderá te ajudar muito.