Como a gestão do tempo impacta na produtividade

Como anda a sua gestão do tempo? Muito se tem ouvido falar sobre produtividade, procrastinação, gestão do tempo e sobre como tudo isso impacta diretamente no quanto somos capazes de realizar no nosso dia a dia.

É claro que é necessário levar em consideração que não somos máquinas. Podemos até mesmo ter uma boa gestão do tempo e sermos muito produtivos, mas é comum que em momentos em que estamos enfrentando algum problema pessoal que essa produtividade caia. 

Mas, apesar de oscilações na produtividade ser algo esperado pelas empresas, é necessário lembrar que todos nós temos a tendência a procrastinar e por isso, pensar em técnicas de gestão do tempo pode ser uma ótima forma de evitar que os períodos de procrastinação se estendam mais do que deveriam. 

O que é procrastinação? 

Antes de falarmos sobre produtividade, vamos falar um pouco sobre procrastinação? A procrastinação nada mais é do que estar o tempo todo ocupado com ações que na verdade não deveriam ocupar o nosso tempo. 

É quando você tem um trabalho importante a fazer, mas acaba parando 10 vezes para fazer um lanchinho ou para olhar o WhatsApp pela milésima vez. 

A procrastinação normalmente ocorre quando temos que fazer alguma tarefa muito chata ou quando não sabemos exatamente como executar tal tarefa. 

Mas, apesar de ser comum, precisamos evitá-la o máximo possível, afinal, ninguém quer transformar uma tarefa chata de 30 minutos em uma tarefa chata que levou 3 horas para ser realizada, não é mesmo? 

A primeira dica a seguir é se lembrar que ninguém vai fazer as suas atividades por você, então, por mais que a atividade seja chata, você vai precisar executá-la e deve fazer isso da melhor maneira possível, e de preferência, o mais rápido possível. 

Se você estiver enfrentando a procrastinação devido a não saber como executar a tarefa, então nesse caso temos uma falha de planejamento. Pare por alguns minutos, respire e pense como você vai executar a tarefa e o que falta para você conseguir realizá-la da melhor forma possível. Dessa forma você vai conseguir entender o que está te impedindo de conseguir dar fim a mais esse item da sua lista de coisas a fazer. 

Algumas técnicas de gestão do tempo

Uma boa gestão do tempo está intimamente ligada com uma boa produtividade. Você precisa saber como gerenciar o seu tempo se quiser ser produtivo. 

Se você nem sabe quanto tempo você demora para executar uma tarefa, como você vai saber se está procrastinando para executá-la ou se é só o tempo normal mesmo que você demora? 

Além disso, ao saber bem como gerenciar o seu tempo, você pode passar deadlines mais assertivas para os seus superiores e mostrar que você é produtivo e capaz de realizar tudo dentro do prazo estabelecido. 

Agora vamos às dicas? 

Anote

Sempre anote tudo o que você precisa fazer. Muitas vezes, ao pensarmos em tudo o que temos que fazer, acabamos não tendo a real dimensão da quantidade de coisas que temos que dar conta e acabamos subestimando o tempo que vamos levar para realizar tais tarefas. 

Ao anotar a sua lista de tarefas, já aproveite e coloque na frente uma estimativa de quanto tempo você acha que vai levar para realizar cada uma delas. 

Conforme as tarefas forem sendo executadas, coloque na frente o tempo que você realmente demorou.

Se você nunca fez isso, faça por pelo menos uma semana e no fim da semana faça uma revisão, notando se os tempos previstos e de execução real foram muito diferentes.

Através dessa reunião você já consegue saber exatamente quanto tempo você demora para realizar as ações e também se você subestimou alguma tarefa. 

Gestão do tempo tipo pomodoro

Você já ouviu falar da técnica pomodoro? É uma técnica especialmente útil para executarmos tarefas que estamos procrastinando para realizar. 

Sabe aquela tarefa chata que conversamos no início desse texto? Com essa técnica ela vai ser realizada muito mais rapidamente. 

Para realizar a técnica tudo o que você precisa é de um cronômetro. 

Separe qual tarefa deverá ser realizada, tome água e vá ao banheiro. Guarde o celular na gaveta e elimine todo tipo de distração. 

Agora ligue o cronômetro para 25 minutos e durante os próximos 25 minutos só execute a tarefa. Enquanto o cronômetro não chegar em 0, você não pode levantar e não pode se distrair. São 25 minutos realmente focado na tarefa que você tem que executar. 

Depois desses 25 minutos, ligue o cronômetro por mais 5 minutos. Durante esses 5 minutos você pode levantar e tomar água, ir ao banheiro, responder mensagens no WhatsApp, etc. Assim que os 5 minutos se passarem, programe o cronômetro para mais 25 minutos e simplesmente se dedique à tarefa novamente. 

A cada 4 ciclos de 25 minutos, você pode tirar 15 minutos de pausa em vez de tirar apenas 5 minutos. Nesse tempo você pode até mesmo acessar as redes sociais e se distrair um pouco mais para depois voltar com foco total. 

Muitas pessoas relatam, que ao começar usar essa técnica de gestão do tempo acabam entrando em estado de flow e preferem finalizar toda a tarefa antes de tirar os minutos de pausa. 

Agora você já conhece 2 técnicas de gestão do tempo e pode adaptar isso à sua realidade para se tornar cada vez mais produtivo no trabalho. Tenho certeza que esse é um ótimo caminho para colher bons frutos no ambiente corporativo.