Como Fazer Uma Carta de Apresentação: Passo a Passo

Como Fazer Uma Carta de Apresentação: Passo a Passo

O envio da carta de apresentação (ou “cover letter“, conforme conhecido lá fora) é muito comum em países desenvolvidos. Mas, aqui em nosso país, a elaboração e envio deste documento, apesar de conhecermos, ainda não é tão cultural. Mas, esta realidade está mudando, uma vez que os envio de carta de apresentação está sendo requisitadas pelos novos gestores de RH e Head Hunters e está se tornando cada vez mais comum.

Infelizmente, a maioria das pessoas não faz ideia que, somente o ato de enviar a carta de apresentação com o currículo aumenta demais as chances de ser selecionado. Uma carta de apresentação bem redigida e personalizada consegue trazer mais notoriedade aos olhos recrutadores e profissionais de RH.

Lembrando que aqui no blog, já ensinamos você a Como Fazer um Currículo, e também já demos
11 Dicas Importantes de Como Melhorar o Currículo, e em todas essas dicas ressaltamos a importância de fazer uma carta de apresentação, que é muito importante para enviar aos profissionais de RH.

Sendo assim, ensinaremos a você o que é e como criar uma carta de apresentação para agregar valor ao seu currículo e assim, aumentar suas chances no processo seletivo.

Como Fazer Uma Carta de Apresentação

A carta de apresentação é uma ferramenta fundamental para destacar suas qualificações, experiências e motivações ao se candidatar a um emprego, estágio ou oportunidade acadêmica.

Ela oferece uma oportunidade única para você se apresentar de forma personalizada e complementar seu currículo.

Mas Afinal, O Que é uma Carta de Apresentação?

A Carta de Apresentação é um documento com texto com sua apresentação pessoal e suas habilidades. Neste documento você ressaltará desde as suas principais competências profissionais às principais qualidades para os profissionais de RH.

Sendo assim, carta de apresentação é uma excelente estratégia para ter uma boa impressão com o recrutador, ou seja, é a oportunidade que você tem para mostrar se o seu perfil atende aos requisitos do anúncio de uma vaga.

O que devo escrever numa carta de apresentação?

Numa carta de apresentação, você deve falar brevemente sobre sua formação e suas principais experiências. Ou seja, você deve ressaltar os seus conhecimentos e seus pontos fortes.

Sugiro que na hora de redigir a carta você preste bastante atenção ao anúncio da vaga, principalmente o que fala nos requisitos. Pois se lembre de que o propósito é mostrar através deste documento, que você é o tem o perfil perfeito para a vaga.

Uma carta de apresentação é uma ferramenta fundamental para destacar suas qualificações, experiências e motivações ao se candidatar a um emprego, estágio ou oportunidade acadêmica.

como fazer uma carta de apresentação
imagem by freepik

Passo 1: Pesquise e Entenda o Destinatário

Antes de começar a escrever, é crucial entender quem receberá a sua carta de apresentação.

Pesquise sobre a empresa, organização ou instituição para a qual está se candidatando. Compreender a cultura, os valores e as necessidades da empresa ajudará você a adaptar sua carta para que ela ressoe com os interesses do destinatário.

Passo 2: Informações de Contato

Inclua suas informações de contato no topo da carta. Isso deve incluir seu nome completo, endereço de e-mail, número de telefone e, se aplicável, suas informações de perfil profissional em plataformas como o LinkedIn.

Passo 3: Saudação Adequada

Comece sua carta de apresentação com uma saudação adequada. Se possível, descubra o nome da pessoa responsável pela seleção e use-o. Por exemplo, “Prezado Sr. Silva” ou “Cara Sra. Santos”.

Caso não tenha o nome, use “Prezado(a) time de recrutamento” ou algo similar.

Passo 4: Introdução Cativante

Sua introdução deve ser atrativa e direta ao ponto. Mencione a posição à qual você está se candidatando e como você soube da oportunidade. Também pode ser eficaz começar com uma frase que destaque suas habilidades ou realizações sucintamente.

Passo 5: Destaques das Experiências Relevantes

Neste passo, aborde suas experiências anteriores relevantes para a posição desejada. Destaque as conquistas que demonstram suas habilidades e competências, mas evite repetir o já detalhado no seu currículo.

Foque em como essas experiências se relacionam com os requisitos da vaga.

Passo 6: Motivação e Adequação

Explique por que você está interessado na posição e na empresa. Mostre como suas metas e valores se alinham com os da organização. Demonstre entusiasmo genuíno e explique como você pode contribuir para o sucesso da empresa, equipe ou projeto.

Passo 7: Habilidades e Qualidades Pessoais

Neste ponto, destaque algumas de suas habilidades e qualidades pessoais relevantes para o cargo.

Isso pode incluir habilidades técnicas, competências interpessoais, capacidade de resolução de problemas, entre outras. Use exemplos concretos para respaldar suas afirmações.

Passo 8: Fechamento

Conclua sua carta de apresentação reforçando seu entusiasmo pela oportunidade e expressando interesse em discutir sua candidatura em mais detalhes.

Deixe aberta a possibilidade de entrar em contato para agendar uma entrevista ou para fornecer mais informações, se necessário.

Passo 9: Assinatura

Use uma saudação formal para finalizar a carta, como “Atenciosamente” ou “Atentamente”. Em seguida, assine seu nome digitalmente, caso a carta seja enviada por e-mail. Se for impressa, assine à mão após imprimir.

Passo 10: Revisão e Edição

Revise sua carta de apresentação com cuidado para corrigir erros gramaticais, ortográficos ou de formatação. Certifique-se de que a carta seja concisa e coerente, com parágrafos bem estruturados e um fluxo lógico.

A Estrutura de Uma Carta de Apresentação, ou, Cover Letter

Bem, agora que você sabe o que é e para que serve uma carta de apresentação e como criar passo a passo, ensinemos como você pode escrever a sua com base em estruturação, ou seja, a ordem correta para redigir sua carta de apresentação.

Criamos abaixo um tutorial interessante para você conseguir elaborar seu documento de uma forma clara e objetiva.

Mas, lembre-se que o mais importante é que você coloque suas ideias e conhecimento em prática para elaborar seu documento. E você pode também ir melhorando com o tempo fazendo ajustes de acordo com suas melhorias das habilidades técnicas.

Atente-se, se você for um profissional de áreas mais informais como, por exemplo: design ou marketing.

A linguagem usada para elaborar a carta de apresentação, pode ser mais informal. Procure sempre adaptar o documento conforme o seu perfil e também ao perfil da vaga anunciada para candidatura.

Bem, primeiramente para que uma carta de apresentação, ou “cover letter”, seja bem elaborada ela deve ser:

  • Objetiva
  • Conter apenas uma página
  • Destacar os pontos fortes e omitir os pontos fracos do perfil do profissional (Exemplo: inglês básico).

Primeira Parte: Apresentação

Inicie a carta escrevendo os dados e apresentando respostas sobre quem é você e onde você estudou. Ou seja, se você tem Pós-graduação, MBA, ou outros títulos, esta é uma ótima oportunidade para incluir.

Tente brevemente responder as seguintes questões neste parágrafo:

  • Quem é você?
  • O que estudou?
  • O que faz e que experiências já teve?
  • Por que está buscando essa vaga?
  • Foi indicado por algum profissional da empresa? Quem?

Segunda Parte: Experiências Profissionais

Nesta parte da Carta de Apresentação é muito importante você citar os motivos os quais se encaixa perfeitamente na vaga. Ou seja, seus argumentos e mostre através de suas habilidades técnicas e competência profissional se você é adequado. Conte sobre sua carreira e histórico profissional. A dica é para você ser simples e objetivo, porém, não esqueça de fazer o que “marketing pessoal”.

Terceira Parte: Fechamento e Conclusão

Os especialistas de RH aconselham que nesta parte você fale sobre o que te motivou a se candidatar para a vaga. E a dica para fechar a carta de forma bacana. Procure terminar colocando o porque que a vaga lhe traz entusiasmo. Use as seguintes perguntas para se guiar.

Nossa dica é que ao finalizar a elaboração da sua carta, salve em duas versões: Arquivo Word para ter em seu dispositivo e tbm em PDF.

Envie aos recrutadores o formato em PDF, pois esta opção de arquivo, irá  manter formatação original.

Assim, você não precisa se preocupar com uma quebra de linha acidental que possa acontecer quando abre um arquivo no Word.

Conclusão

Uma carta de apresentação bem elaborada pode aumentar significativamente suas chances de ser notado pelos empregadores ou pelas instituições educacionais.

Lembre-se de que a personalização e a clareza são fundamentais.

Ao seguir este tutorial, você estará no caminho certo para criar uma carta de apresentação envolvente e persuasiva que destaque suas melhores qualificações e demonstre seu comprometimento com a oportunidade desejada.

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