5 Passos Para Nivelar o Conhecimento De Excel Da Sua Equipe

5 Passos Para Nivelar o Conhecimento De Excel Da Sua Equipe

Para que todo um time de uma empresa esteja em harmonia são necessários muitos processos para que este nivelamento de equipe aconteça nas mais diversas áreas, desde organização, armazenamento de dados, geração de relatórios, interpretação e tomada de atitudes.

5 Passos Para Nivelar o Conhecimento De Excel Da Sua Equipe

Bem, apenas olhando o assunto sem estar por dentro da equipe e da gestão empresarial, pode até parecer que realizar todos esses processos é extremamente trabalhoso, difícil e complicado, o que realmente é, mas não precisa ser.

Todas essas atividades, por mais complicadas que pareçam ser, podem ser resolvidas rapidamente com Microsoft Excel, a Ferramenta é extremamente versátil e se tornou algo indispensável para as empresas, gestores e possui aplicações até mesmo no dia a dia, para gerar relatórios, visualização de dados, tomadas de atitude e muito mais.

Ela se torna cada vez mais utilizada em todas as áreas, desde estudos, gestão de tempo e tarefas e até mesmo gerenciamento de corporações, atendendo perfeitamente altas exigências e trabalhos mais simples.

Suas centenas de fórmulas, métodos, relacionais e gráficos deixam qualquer tarefa muito menos cansativa e braçal, visto que basta programar uma planilha, preencher com os dados e pronto, tem um relatório preciso, sem erros de cálculos e com uma ótima capacidade de visualização.

A ferramenta democratizou a visualização de dados em um nível, que é essencial para a sobrevivência da maioria das empresas do mundo atual, toda grande corporação é controlada por meio desta simples ferramenta.

Sendo assim, se assegurar que todos que estão presentes em sua empresa compreendem a importância do Excel e o quanto ele pode facilitar a suas atividades do dia a dia não é apenas algo desejável é imprescindível para o crescimento da produtividade e empresa, com este contexto o nivelamento de equipe no que se refere ao programa vai ajudar e muito no quesito de agilidade e tomada de decisão.

O domínio do Excel pode ser alcançado mas exige tempo e prática, porém o nivelamento de equipe é a atitude correta a ser tomada, uma vez que não será necessário o investimento de dinheiro, seus próprios colaboradores podem compartilhar o que sabem e melhorar as aplicações de outras áreas da empresa gerando uma igualdade de conhecimento e ganho para todo o ambiente profissional.

Como Funciona o Microsoft Excel

O programa pode até parecer muito complexo de início, principalmente se ainda não tiveram contato, pois, a barra inicial possui dezenas de funcionalidades, mas deve-se manter o foco e se lembrar que a grande maioria dessas opções quase nunca são utilizadas.

A primeira atitude para haver o nivelamento de equipe em relação ao Excel, é fazer com que todos compreendam como funciona e a sua importância, por isso, faça uma rápida introdução sobre o conceito de planilhas, linhas e colunas, como funcionam as operações matemáticas simples como subtração, adição, multiplicação e divisão, e aos poucos progrida com o nivelamento de equipe para a parte em das fórmulas, funções, gráficos e botões do Excel.

Leia mais sobre desenvolvimento profissional:

Planeje o Nivelamento de Equipe 

Após todos terem um contato inicial com a ferramenta e suas funcionalidades, vai ser papel seu identificar os maiores ganchos de aprendizagem do seu time, qual é a maior dificuldade e quais são os profissionais que mais se destacam em determinadas áreas.

Tudo isso fará com que o nivelamento de equipe seja rápido e todos saiam compreendendo como aplicar as funcionalidades em suas atividades, por isso o planejamento é essencial, tenha em mente quanto tempo poderá ser utilizado nas reuniões e quais assuntos serão abordados com prioridade.

Utilize Templates Universais

Fazer o uso de alguns templates e modelos que sejam úteis em diversas funções e áreas da empresa, pode ser uma saída para aplicar a agilidade que busca.

Utilizando modelos prontos o nivelamento de equipe vai ser mais rápido e efetivo, além de que vão estar todos aprendendo com dados, informações, variáveis e modelos fixos que já conhecem.

Não Deixe Apenas na Teoria

Existem dois mundos completamente distintos, o ideal e o real, na parte ideal basta apenas assistir aos treinamentos que já saberá como aplicar, mas a realidade é que apenas a parte teórica não é o suficiente para conseguir melhores resultados.

Aprender uma ferramenta que possui diversas possibilidades exige muito esforço e dedicação, e infelizmente só se desenvolve aqueles que aplicam o que aprendem e não ficam apenas no campo teórico.

Por isso, estimule seus colaboradores a aplicar, peça que façam relatórios com as fórmulas e aplicações melhorando assim o nivelamento de equipe.

Não Entregue Tudo 

O processo de aprendizado deve sempre ser constante, e a vontade de aprender deve também vir dos colaboradores, sendo assim, mesmo durante os momentos de instruções, deixe assuntos em aberto, e faça sugestões de pesquisa, estimulando a proatividade e melhorando o nivelamento de equipe.

Para que os resultados sejam ainda mais rápidos, investir em um treinamento corporativo pode surtir grandes efeitos. Este outro artigo sobre como testar o nível de Excel de seus colaboradores poderá ser útil para determinar com exatidão em que nível que eles estão.