Para quem está pretendendo comprar produtos para revender é de extrema importância possuir um certo conhecimento básico de como funciona os devidos processos com relação a uso de alguns cálculos. Ou seja, também é importante saber elaborar uma planilha que lhe atenda no controle essencial da suas vendas e gasto com produtos para revender. Sendo assim, baixe nosso modelo de Planilha Controle Básico de Compras e Vendas no Excel e facilite sua vida.
Planilha Controle Básico de Compras e Vendas
Com esse pensamento, foi criada uma pequena planilha onde você terá passos iniciais para controlar suas compras e vendas de uma forma bem simples. Pois a partir dessa planilha, você vai ter conhecimentos iniciais que irão lhe ajudar futuramente nesse trabalho de compra e revendas de produtos.
Logo após esse tutorial, veja esse link: Dicas para Calcular Porcentagem no Excel (Guia Completo)
Modelo de Planilha Controle Básico de Compras e Vendas no Excel
Baixe a planilha para acompanhar o tutorial logo abaixo:
Como Usar a Planilha Controle Básico de Compras e Vendas no Excel – Passo a Passo:
Veja na imagem abaixo, que temos uma tabela bem simples, com ela você vai entender como funciona o processo básico da compra de um produto e uma venda realizada.
Vamos entender as seguintes colunas:
- Produto: Nessa coluna, você deve inserir o produto que foi comprado e que posteriormente vai ser vendido.
- QTD Unidade Comprada: Insira a quantidade de produto comprado.
- Valor Comprado Por Unidade: Informe o preço por unidade do produto.
- Valor Total Comprado: Essa coluna, calcula automaticamente o valor total de produtos comprados.
- QTD Vendida: Já nessa coluna, você vai inserir a quantidade que vai ser vendida com relação ao produto.
Sob o mesmo ponto de vista, você só precisa entender o restantes das colunas. Logo após informar a quantidade vendida de produtos:
- Valor Vendido Por Unidade: Essa coluna, deve-se inserir o valor que você pretende vender o produto por unidade. Lembre-se que esse valor deve ser mais alto que o preço do produto que foi comprado. Pois só assim você terá seu lucro.
- Total Por Venda: Aqui, você vai poder verificar o valor total das vendas realizadas, com base na quantidade vendida e o valor por unidade do produto.
- Lucro Por Venda: Nessa coluna, informa o lucro de venda por produto. Então esse será o valor real que você vai receber encima da venda de cada produto.
- Faturamento Total: E por fim, você vai poder verificar o faturamento total de todas as vendas realizadas de cada produto. Essa coluna não é obrigatória, pois ela funciona com uma espécie de previsão dos totais das suas vendas. (Você pode não incluir essa coluna, pois o valor total das vendas vai da o mesmo valor se caso você zerar a quantidade de produtos vendidos)
Conclusão
Para concluirmos, acreditamos que depois desses princípios básicos você vai poder realizar passos iniciais com suas compras e vendas de forma bem simples e objetiva. Aproveite bem e faça bom uso dessa planilha e também personalizar de acordo com suas necessidades.
Curso de Excel Completo: Do Básico ao Avançado.
Quer aprender Excel do Básico ao Avançado passando por Dashboards? Clique na imagem abaixo e saiba mais sobre este Curso de Excel Completo.
Por fim, deixe seu comentário sobre o que achou, se usar este recurso e você também pode enviar a sua sugestão para os próximos posts.
Até breve!