Como Pesquisar Por Abas no Excel

Como Pesquisar Por Abas no Excel

Os usuários de Excel que trabalham como grande fluxo de dados em várias planilhas, tendem sempre a gerar muitas abas em uma planilha e isso pode acarretar em complicações, confusões ou até mesmo atraso na produtividade. Sendo assim, aprenda a forma correta de como Pesquisar Por Abas no Excel.

Aprenda Como Pesquisar Por Abas no Excel

Como todos já sabem, é possível criar várias abas em uma só planilha do Excel. Isto é, você pode criar mais de 50 abas, isso vai depender muito da memória do seu computador.

Com base em todo esse sistema, você simplesmente pode se complicar em criar muitas abas, pois se você tiver que procurar uma aba em especifico no meio de 100 abas, pode ser uma verdadeira dor de cabeça.

Porém, existe uma maneira mais simples de resolver esse problema, livrando você de uma pesquisa demorada e trabalhosa.

Caso tenha interesse em aprender mais sobre Excel, veja esse link: Curso Completo do Ninja do Excel

Como Pesquisar Por Abas no Excel – Passo a Passo:

Logo abaixo, temos um problema comum em que todos os usuários do Excel devem ter passado. Como exemplo criamos alguns abas em uma planilha, não existe 100 abas nessa planilha, mas poderia existir!

Abaixo você poderá ver uma marcação em vermelho, veja que a quantidade de abas ultrapassaram a barra de rolagem inferior.

Pesquisar Por Abas no Excel

Agora se fosse 100 abas e se seu chefe falasse para você achar tal coisa em tal aba da planilha e você tivesse 5 minutos para fazer isso. Nesse caso vocês sairia clicando em aba por aba até achar a aba do mês ou ano de tal coisa.

Mas isso seria muito trabalhoso. Fora que só pelo fato de pensar que isso poderia acontecer no próximo dia, ou durante toda semana do seu trabalho. Você com certeza iria desanimar!

Porém, existe um meio de contornar esse problema e com certeza alguns não conhecem esse procedimento.

setas para navegar entre abas Pesquisar Por Abas no Excel

Na imagem acima, você pode ver que existe duas setas que usamos para navegar com as abas, mas se você clicar encima dela, ela simplesmente vai passar aba por aba e isso seria muito demorado.

Portanto, vamos então clicar com o botão direito do mouse encima de qualquer seta dessas e veja o que acontece:

Clicando com botão direito do mouse nas setas

O Excel exibiu um janela de navegação como se fosse uma espécie de “MENU” e com ela pode navegar mais facilmente entre as abas.

Perceba que você pode simplesmente escolher a aba selecionando ela, e depois clicar no botão “OK” e você será direcionado até a aba que foi escolhida.

Agora você não precisa ter todo aquele trabalho de sair procurando aba por aba, pois existe uma maneira mais fácil de resolver esse problema.

Curso de Excel Completo: Do Básico ao Avançado.

Quer aprender Excel do Básico ao Avançado passando por Dashboards? Clique na imagem abaixo e saiba mais sobre este Curso de Excel Completo.

Curso de Excel Completo Ninja do Excel

Por fim, deixe seu comentário sobre o que achou, se usar este recurso e você também pode enviar a sua sugestão para os próximos posts.

Até breve!

Artigos Relacionados ao Excel: