Como Declarar Variáveis no Excel

Como Declarar Variáveis no Excel

Em primeiro lugar, é importante notar que o Excel vem inovando bastante nos últimos tempos. Pois a Microsoft está sempre aprimorando recursos, desenvolvendo novas funções e funcionalidades. Dentre essas novas funcionalidades, agora é possível declarar variáveis no Excel que poderão ser utilizadas naquela mesma função.

Para declarar variáveis, nesse caso vamos utilizar uma função, das mais novas criadas, que é a função LET no Excel.

A função LET nos permite fazer a declaração de variáveis algum valor ou cálculo.

Dessa maneira, neste tutorial seremos bem simplistas para que você possa compreender exatamente como que funciona a declaração de variáveis no Excel, mas caso você queira se aprofundar um pouco mais veja nosso tutorial sobre a função LET no Excel.

Vale lembrar que a função LET só está disponível para os assinantes da versão Microsoft 365.

Cadastre seu e-mail aqui no blog para receber em primeira mão todas as novidades, posts e videoaulas que postarmos.

Receber conteúdos de Excel

Preencha abaixo para receber conteúdos avançados de Excel.

Fique tranquilo, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!

É muito importante que você me adicione na sua lista de contatos, para que os próximos e-mails não caiam no SPAM. Adicione este e-mail: edson@ninjadoexcel.com.br

Como Declarar Variáveis no Excel – Passo a Passo:

Primeiramente, se este for o seu caso, se você possui a função LET, abra-a em alguma célula vazia e o primeiro argumento que ela pede é o nome da variável. Dessa maneira, você deve dar um nome à primeira variável: Função para Declarar Variáveis no Excel Em seguida ela pede um valor, ou seja, um valor ou cálculo que você pode realizar para atribuir a variável, mas nesse caso vamos simplesmente dar um valor de 50:

Planilhas

Sendo assim, sempre que você chamar essa variável dentro dessa função o Excel vai entender que ela representa o valor 50.

Logo em seguida ele pede para que realizemos um cálculo ou declarar novamente a variável. Isto é exatamente io que faremos, conforme você pode ver na imagem abaixo e imediatamente devemos dar um novo para essa variável que será 20:

Mais sobre Declarar Variáveis no Excel

Neste momento você observa como é que você nos pede uma nova variável ou um cálculo. Se você possuir novas variáveis poderá declarar.

Contudo dessa vez vamos realizar um cálculo que é a soma de Norte com Sul, entre outras palavras estamos somando 50 + 20:

Função LET

Posteriormente, perceba que com bastante facilidade obtemos o resultado deste cálculo:

Declarar Variáveis no Excel

Todavia é verdade que fomos bem simples, mas o objetivo aqui é que você entenda como funciona a declaração de variáveis no Excel de forma sucinta.

No entanto, você poderá utilizar este recurso para declarar as variáveis quando precisar trabalhar com cálculos grandes e complexos. Ou seja, declarar variáveis não só facilita nosso entendimento como dá leveza a planilha.

Curso de Excel Completo: Do Básico ao Avançado.

Quer aprender Excel do Básico ao Avançado passando por Dashboards? Clique na imagem abaixo e saiba mais sobre este Curso de Excel Completo.

Curso de Excel Online Completo

Por fim, deixe seu comentário sobre o que achou, se usar este recurso e você também pode enviar a sua sugestão para os próximos posts.

Até breve!

Artigos Relacionados no Excel: