Buscando se aprimorar na sua carreira profissional? No artigo de hoje te daremos 5 dicas para construir uma carreira profissional bem sucedida.
Para começar, vamos conversar um pouco sobre o que é a carreira profissional. A carreira profissional nada mais é do que o caminho que você percorreu na sua trajetória profissional, ou seja, todos os cargos e empresas que passou e é claro, todos os cursos que você fez. Sejam eles cursos de especialização, faculdade, cursos rápidos, etc.
Como ter sucesso profissional?
O sucesso é relativo. Para algumas pessoas, ter sucesso no trabalho é fazer um trabalho que elas se orgulhem. Para outras pode ser fazer algo que dê muito dinheiro, para outras pode significar fazer algo que elas tenham liberdade financeira e liberdade de tempo.
Sendo assim, para descobrir o caminho do sucesso, você precisa primeiro definir o que é sucesso para você. Pense onde você quer chegar, o que você quer da sua vida no longo prazo. Assim, fica mais fácil definir se o caminho que você está trilhando vai te levar ao sucesso profissional.
Muitas vezes, acabamos nos comparando com outras pessoas de sucesso profissional, achando que elas devem ser muito felizes, mas nem paramos para pensar se aquele realmente era o ideal de sucesso para ela.
Pode ser que ela tenha alcançado o sucesso na sua opinião, no que você considera sucesso, mas para ela, talvez ela esteja muito longe.
5 dicas para ter sucesso profissional
Agora vamos te dar algumas dicas, uma espécie de caminho que você pode seguir para estar mais próximo do seu sucesso profissional.
Dica 01 – defina onde você quer chegar
Para iniciar a sua carreira profissional, você precisa definir a sua profissão. Defina qual caminho você quer seguir e não se esqueça de levar em consideração o que é sucesso profissional para você e se a profissão que você escolheu vai te ajudar a ser feliz tanto no âmbito profissional quanto no âmbito pessoal.
Dica 02 – Trace a rota
Agora é a hora de definir quais cursos, certificações, cursos rápidos, técnicos, etc, você vai precisar fazer para chegar lá.
Se possível, comece com algum curso rápido ou curso técnico, pois assim você vai poder experimentar na prática o que é essa carreira profissional e ter um pouco mais de certeza de que é isso mesmo que você quer.
Depois de feito o primeiro curso, você também já estará pronto para entrar no mercado de trabalho e começar a montar um currículo para você que tenha a ver com o que você quer.
Se você estiver com dificuldades de definir quais cursos irá fazer, você pode entrar no linkedin (se for uma carreira no mercado de trabalho) ou no Lattes (se for uma carreira acadêmica) e ver o currículo de pessoas que já chegaram lá. O que essas pessoas fizeram? Quais cursos rápidos, faculdade, mestrados, especializações fizeram?
Tudo isso serve para te dar um norte dos caminhos a seguir.
E esteja preparado para mudanças no meio do caminho. Não se esqueça que o mercado de trabalho e as tecnologias podem mudar muito a sua área de atuação. Então faça cursos, planeje os próximos cursos que você quer fazer, mas também não se esqueça de sempre estar atento às novidades e estar disposto a trocar a rota se for necessário.
Dica 03 – Currículo Compatível
Depois de ter feito alguns cursos, é hora de começar a enviar currículos. Você pode enviar currículo para qualquer vaga que seja do seu agrado, só não se esqueça de se certificar de que você montou o seu currículo exatamente para aquela empresa.
Leia o que esperam do trabalho, quais habilidades você precisa ter, e selecione exatamente os cursos que te trouxeram tais habilidades para pôr no currículo.
É melhor ter 2 ou 3 cursos que sejam úteis na função do que colocar 20 cursos de áreas totalmente diferentes e que não vão agregar em nada no seu trabalho.
Dica 04 – Soft Skills
O nosso guia não poderia deixar de te trazer muito mais do que habilidades técnicas. Foi-se o tempo em que apenas essas habilidades seriam suficientes para te trazer sucesso na carreira profissional.
Hoje em dia, além das hard skills, você também precisa desenvolver as suas soft skills, ou seja, ser empático, resiliente, ter inteligência emocional e sempre trabalhar no seu autoconhecimento.
Todas as soft skills serão avaliadas através de testes comportamentais que o RH da empresa irá fazer com você antes de te contratar, por isso é algo que não adianta fingir, você realmente precisa fazer.
Dica 05 – Não espere estar perfeito
Muitas vezes, vemos alguma vaga, mas acabamos não mandando o currículo pois achamos que ainda precisamos melhorá-lo muito antes de chegar lá. Você precisa começar por algum lugar e adquirir experiência, e quanto antes fizer isso, melhor.
Ao mesmo tempo que algumas pessoas não enviam os currículos por medo de não serem bons o suficiente para vaga, algumas pessoas preferem não mandar currículo pois acham que são bons demais para vaga.
Não faça isso, mande os currículos para toda vaga que você achar interessante e comece a adquirir experiência!
O único ponto aqui é a questão da experiência necessária. Muita gente Jr – que não tem experiência – acaba se candidatando para vagas com especificação de ser uma vaga Sênior. Não importa quantos cursos você tenha, se você não tiver experiência no mercado de trabalho, você não pode ser considerado um profissional Sênior.
Agora você já tem o passo a passo para construir sua carreira profissional bem sucedida. Aqui nesse artigo você pode ver mais informações sobre algumas soft skills que podem te ajudar na hora de conseguir emprego.