Se você trabalha como líder ou gestor de uma equipe, é normal que, em algum momento, você precise dar um feedback, seja ele positivo ou negativo, afinal, é comum que você precise elogiar uma determinada situação, ou até mesmo corrigi-la, porém, o que acontece é que justamente nesses momentos as dúvidas surgem, e os líderes acabam tendo que pensar em como dar feedback de forma correta.
Em tese, dar um feedback corretamente é a maneira mais rápida e simples de incentivar uma mudança de comportamento, no caso de ter percebido algum comportamento indevido, ou de fazer com que a pessoa continue com aquele desempenho, em caso de ver que o serviço está rendendo e que as coisas estão sendo bem desenvolvidas.
Enfim, se você está atrás de dicas de como dar um feedback corretamente, fique tranquilo, você está no lugar certo. Aqui em nosso artigo, além de conferir o que é um feedback, você poderá ficar por dentro das principais dicas de como dar feedback de forma correta, que com certeza farão com que sua liderança ou seu gerenciamento aconteçam da melhor maneira possível.
O que é um feedback?
Antes de falarmos diretamente sobre as dicas, é interessante destacarmos em que consiste um feedback, afinal, mesmo sendo um termo tão popular, é um termo que não faz parte do conhecimento de diversas pessoas.
Originalmente, a palavra feedback tinha uma definição super técnica, porém, o que aconteceu foi que, conforme o tempo foi passando, o significado do feedback foi ficando ainda mais amplo, tendo relação com o ato de fornecer informações sobre o processo ou desempenho de alguém, com base para as melhorias.
Sendo assim, o feedback pode ser definido como qualquer informação trocada de maneira formal sobre desempenho, habilidades, ou até mesmo capacidade de trabalhar em equipe.
Como dar feedback: dicas para o momento
Agora que você já entendeu melhor o que é um feedback, separamos algumas dicas para que você, líder ou gestor de uma empresa, consiga dar o feedback para seus funcionários de forma correta. Para ficar por dentro, continue com a gente e saiba mais.
Evite o condicional
A primeira dica para que você consiga dar um feedback de forma correta é evitar o condicional, para isso, você deve priorizar em substituir o “eu gostaria” por “peço que”, por exemplo, e ao levar essa dica em consideração, você estará dando mais ênfase para a ação que você deseja que o colaborador desenvolva.
Substitua o “tentar” pelo “fazer”
Mais uma dica para que você consiga dar um feedback de forma correta para seus funcionários é substituindo o “tentar” pelo “fazer”, isso porque, ao utilizar o tentar, você não estará passando uma ideia de obrigação para o funcionário. Sendo assim, o ideal é que você priorize o uso do verbo “fazer”, o qual demonstrará ao funcionário a real necessidade de determinada ação.
Substitua o “mas” por “e”
Mais uma dica de substituição que pode fazer a diferença para que o feedback seja dado de maneira correta é em relação a substituir o “mas” pelo “e”, que apesar de ser uma recomendação simples, pode fazer total diferença.
Isso porque, ao usar o mas, você pode dar a ideia de exclusão dos fatos anteriores, fazendo com que o funcionário não preste atenção em todos os pontos que deveria. Nesse caso, é interessante que você priorize o uso do “e”, que é um adicional, e fará com que o funcionário preste atenção em todos os pontos.
Monte as frases na primeira pessoa
Montar as frases na primeira pessoa também é uma dica que vale ouro, e que com certeza fará com que você consiga transmitir o feedback de forma correta.
Apesar de ser uma dica que a maioria dos líderes e gestores acabam deixando de lado, ela é importante à medida que os colaboradores precisam sentir que os líderes se importam com seu desempenho dentro da empresa. Sendo assim, ao usar as frases na primeira pessoa, você conseguirá proporcionar um ar bem mais amigável
Seja claro e específico
Outra dica muito importante sobre como dar feedback é ser claro e específico, sendo assim, é necessário que a mensagem seja transmitida de forma que não cause dúvidas no colaborador, fazendo com que a situação seja totalmente esclarecedora, para que o colaborador, de fato, consiga achar uma solução para o eventual problema, ou em caso de feedback positivo, continue dando seu melhor.
Comece pelos melhores pontos
Começar pelos melhores pontos também é uma dica que pode fazer a diferença para que você consiga entender como dar feedback de forma correta.
Nesse caso, você só entrará na questão em si, após elogiar os pontos altos do colaborador, afinal, ao seguir essa dica, você conseguirá ter mais equilíbrio em suas considerações, além disso, o feedback será recebido da melhor forma.
Acompanhe o desenvolvimento das atividades
Por último, outro ponto que vale a pena ser destacado quando pensamos em como dar feedback é em relação ao acompanhamento das atividades, que é importante para que o líder, ou o gestor, consiga observar se as mudanças realmente estão sendo levadas em consideração, e consiga observar, ainda, quais são os métodos adotados pelos colaboradores para que a melhoria seja aplicada.
Por fim, agora que você já sabe quais são as principais dicas de como dar feedback de forma correta, clique aqui e confira também nosso artigo sobre o que determina o sucesso profissional.