Como DEMITIR um Funcionário: O que fazer e o que NÃO fazer

Como DEMITIR um Funcionário: O que fazer e o que NÃO fazer

Sabemos que tomar conta de uma empresa não é fácil, e uma das tarefas mais complicadas é o momento de pensar em como demitir um funcionário, é muito desconfortável, não é mesmo?

Nessa ocasião está envolvido uma grande carga de sentimento e por muitas vezes pode acontecer do demitido chorar ou aparentar bem triste com a notícia, enquanto outros já conseguem esconder bem isso.

Um tempo atrás, enquanto o mundo enfrentava o pico mais alto da pandemia da covid-19 muitas empresas fizeram muitas demissões por não saberem o que esperar do futuro, além da crise que veio junto com o fechamento de empresas que trabalhavam com serviços considerados não essenciais. 

E até hoje em alguns escritórios, estabelecimentos comerciais e grandes indústrias o fluxo normal de funcionários ainda não voltou ao normal, pois apesar de o número de casos ter diminuído consideravelmente a pandemia ainda não acabou e muitas empresas continuam em uma situação financeira ruim.

Se na empresa em que você trabalha, você é a pessoa responsável por demitir e precise fazer demissões coletivas, por mais que seja um grande número de demissões ela não deve ser feita de qualquer maneira.

É nesse momento em que a empresa deve realmente mostrar quais são os seus valores e passar para o funcionário que a corporação se importa com ele. Então se você é uma pessoa que tem um pouco de dificuldade para fazer demissões, fique até o final deste artigo que vamos te dar algumas dicas de como demitir alguém da melhor maneira possível. 

Existem várias formas de desligar um funcionário da empresa, algumas delas são demissão justa causa e demissão sem justa causa, no caso de justa causa é quando o funcionário é demitido por fazer algo de muito grave dentro da empresa. Porém, essa é uma decisão que não é tomada do dia para noite, há muitos fatores que podem fazer com que a corporação chegue a essa decisão. 

Quando o desligamento é individual, pode ser porque o funcionário não está tendo o desempenho esperado pela empresa e se for um desligamento em grupo, pode ser porque a empresa esteja passando por momento difíceis devido à crise em que o Brasil se encontra e tenta se recuperar dia após dia. 

Enfim, não importa a motivação que fez a empresa chegar a essa decisão, o que realmente deve ser levada em consideração é em como demitir um funcionário e o que deve ser evitado nesse momento. Veja as dicas abaixo e aprenda como fazer isso da melhor maneira possível. 

Seja respeitoso ao fazer a demissão

A empresa sempre deve tratar o funcionário com muito respeito independentemente do cargo do funcionário, pois é como diz aquele ditado “gentileza gera gentileza”.

Então tenha sempre em mente que a pessoa que está sendo demitida colaborou  com a empresa até o presente momento, ou seja, ela vestiu a camisa e ajudou a empresa chegar onde ela chegou. 

Mesmo porque, todos tem defeitos, as pessoas têm seus dias bons e ruins, mas que mesmo assim trabalhou todos os dias para o bom desenvolvimento da corporação. Lembre-se de ter muita empatia nesse momento complicado para a pessoa demitida.

Faça o planejamento de como demitir um funcionário

Do mesmo modo que a decisão de fazer a demissão de alguém não é feita do dia para noite, o momento em que isso vai ser feito também precisa ser pensado com muita cautela. Não é necessário criar uma super estratégia mirabolante para isso, é preciso somente saber como será conduzida essa conversa entre você e o funcionário a ser dispensado. 

Você também pode escolher um lugar bem reservado e quais serão as informações que serão passadas para ele nesse momento. 

Jamais faça uma demissão repentina

Exceto em algumas ocasiões, como, por exemplo, o fechamento de algum departamento ou algum funcionário que teve mau comportamento, a demissão jamais deve ser feita de forma repentina. 

Caso o funcionário não esteja desempenhando um bom trabalho, o seu superior deve dar avisos sobre o desempenho ou algum comportamento não adequado e por fim caso isso não tenha nenhum tipo de efeito, deve ser feita a demissão. 

Tenha com conversa a sós com funcionário a ser demitido

Esse é com certeza um assunto muito delicado e que deve ser tratado a portas fechadas em um local bem reservado que esteja somente você e o funcionário. Você também não deve sair espalhando para as pessoas que “fulano” será demitido, isso não é nada profissional e também pode chegar até ele. 

Ter uma conversa individual com funcionário vai demonstrar que a empresa se importa com os colaboradores, isso também vai passar mais segurança e seriedade da parte da empresa em relação a quem está sendo demitido.

Agora que você já sabe algumas dicas de como demitir um funcionário, clique aqui e veja quais são os 4 tipos de comunicação interpessoal no trabalho?