Função REDUCE: Como Usar com Exemplo Prático no Excel 365

Função REDUCE: Como Usar com Exemplo Prático no Excel 365

Nesta abordagem prática, desvendaremos os segredos da poderosa função REDUCE, revelando uma técnica simples, mas extremamente eficiente, para agrupar e acumular valores até alcançar um total desejado.

Além disso, sugiro que nos acompanhe nesta jornada enquanto desvendamos os segredos da função REDUCE e transformamos dados aparentemente complexos em resultados precisos e confiáveis.

No entanto, prepare-se para desvendar as infinitas possibilidades que o Excel 365 tem a oferecer, permitindo que você alcance novos horizontes em suas análises e tomadas de decisão.

Para aprender a usar a função REDUCE, primeiramente precisa-se aprender a usar a função LAMBDA.

Baixe a planilha para praticar o que foi ensinado neste tutorial:

Faça Download da planilha abaixo.

Autorizo a coleta e o tratamento dos meus dados para envio de material, inclusive publicidade, e adequação de minha experiência sobre produtos e/ou serviços da NINJA DO EXCEL, conforme informações prestadas AQUI


Como a Função REDUCE com Exemplo Prático no Excel 365

Antes de mais nada, perceba que temos duas colunas bem simples, contendo alguns nomes e valores:

Função REDUCE Exemplo

Nosso objetivo é usar a função REDUCE e deixar os resultados dessas colunas com essa aparência:

Função REDUCE Exemplo, exemplo

Perceba acima que cada nome foi agrupado com todos os valores da segunda coluna, ocorrendo também uma separação por um traço.

Logo então, a função REDUCE consegue agrupar ou acumular valores até um total. É como se pagássemos vários números e depois somássemos.

Abrindo a função, definiremos o valor inicial que será acumulado e depois o valor final que será nossos números:

Função REDUCE Exemplo, valor inicial

Precisamos entender que cada nome será agrupado com cada valor referente a segunda coluna.

Então a função REDUCE pegará um nome de cada vez e depois agrupar cada valor por vez, até completar todos os dados da coluna.

Na próxima sintaxe definiremos a função LAMBDA, que ficará responsável pela a atribuição das variáveis e os cálculos posteriormente.

Na primeira e segunda sintaxe da função LAMBDA, dizemos que “N” é igual a cada nome da coluna e “V” é igual a cada valor:

Função REDUCE Exemplo, lambda

Nesta questão, pode ir até a próxima sintaxe e juntar as variáveis dessa forma:

Função REDUCE Exemplo, variáveis

Pegaremos a variável “N” equivalente a cada nome da coluna e concatenar com um traço em seguida da variável “V” correspondente aos valores.

Esse procedimento será o suficiente para a função agrupar cada nome com cada valor referente.

Fechando as funções, podemos agora pressionar a tecla “Enter” e visualizar os resultados:

curso de excel

O que você precisa entender é que a função REDUCE trabalha com agrupamentos de um por vez. Ela pega o primeiro nome e agrupa com todos os valores da coluna, após agrupar o primeiro nome, ela passará para o segundo nome e agrupar novamente, e assim sucessivamente.


Curso de Excel Completo: Do Básico ao Avançado.

Quer aprender Excel do Básico ao Avançado passando por Dashboards? Clique na imagem abaixo e saiba mais sobre este Curso de Excel CompletoCURSO DE EXCEL COMPLETO

Por fim, deixe seu comentário sobre se gostou deste post tutorial e se você irá usar essas técnicas em suas planilhas de Excel. E você também pode enviar a sua sugestão para os próximos posts. Até breve!

Artigos Relacionados ao Excel: