Transforme uma Planilha Confusa num Conjunto de Dados Organizados no Excel

Transforme uma Planilha Confusa num Conjunto de Dados Organizados no Excel

Através deste tutorial, você aprenderá de forma didática como transformar uma planilha confusa em um conjunto de dados organizados no Excel.

Em algum momento você já recebeu uma planilha conforme a imagem abaixo? Com as informações misturadas, desorganizadas e com alguns símbolos não necessários e você precisava transformá-los em uma tabela para controle e futuros relatórios?

Mas saiba que, para isso, não precisamos fazer isso manualmente. Pois, podemos utilizar o Excel como uma ferramenta para transformamos esses dados em algo organizado de forma bem simples, rápida e sem utilizar funções.Base de Dados no Excel para Ajustes: Transforme uma Planilha Confusa num Conjunto de Dados Organizados no Excel

Aprenda Como Transformar uma Planilha Confusa em um Conjunto de Dados Organizados no Excel

Abaixo ensinaremos passo a passo dos procedimentos de como fazer essa organização dos dados.

Faça o Download para praticar o que está sendo ensinado nesta aula:

Faça Download da planilha abaixo.

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Organizando Dados com Texto Para Colunas do Excel:

Primeiramente, note através da imagem abaixo, que na primeira linha há uma base para montarmos uma coluna.

Sendo assim, com base nos dados recebidos, podemos organizar as informações como Nome, Cidade, UF e Região.

Logo depois, copie os dados e cole logo abaixo para podermos arrumá-los, isso ajudará na organização das informações.

Transforme uma Planilha Confusa num Conjunto de Dados Organizados no Excel
Organizando Base de Dados no Excel

Agora, selecione os dados que você colou > Dados > Texto Para Colunas.

Organizando Base de Dados no Excel
Organizando Base de Dados no Excel

O Excel irá abrir uma aba, selecione a opção Delimitado, pois, há alguns delimitadores que separam nossas informações nessa base de dados, no caso, os símbolos que notamos ao receber a planilha, posteriormente, clique em Avançar.

Transforme uma Planilha Confusa num Conjunto de Dados Organizados no Excel
Organizando Base de Dados no Excel

Em seguida, verificando a nossa base de dados, identificamos que um dos nossos delimitadores é o sinal =.

Organizando Base de Dados no Excel
Organizando Base de Dados no Excel

Portanto, na próxima aba, selecione a opção Outros e informe que o delimitador é o = e depois clique em Avançar.

Organizando Base de Dados no Excel
Organizando Base de Dados no Excel

Na próxima tela o Excel quer saber onde quero deixar esses dados, como já deixamos selecionados ao lado da base de dados, podemos manter desta forma e posteriormente, clique em Concluir.

Organizando Base de Dados no Excel
Organizando Base de Dados no Excel

Mas, conforme podemos verificar, eu ainda quero separar a cidade da sua região, sendo esta informação entre parênteses, ou seja, o outro delimitador é os parênteses.

Organizando Base de Dados no Excel
Organizando Base de Dados no Excel

Contudo, temos que arrumar agora apenas as cidades e separá-las do seu respectivo estado, mas, para isso precisamos mover os dados de região e colocar na coluna correta para não perdermos essa informação.

Organizando Base de Dados no Excel
Organizando Base de Dados no Excel

Agora, selecione a coluna que contém as cidades > Dados > Texto Para Colunas.

Organizando Base de Dados no Excel
Organizando Base de Dados no Excel

Na janela que aparecer clique em Delimitado > Avançar.

Organizando Base de Dados no Excel
Organizando Base de Dados no Excel

Depois, em Outros, informe o ( como delimitador e Avançar. Lembrando que colocamos apenas um parêntese, pois, a ferramenta irá separar a cidade do respectivo estado, conforme anexo:

Organizando Base de Dados no Excel
Organizando Base de Dados no Excel

Posteriormente, confira se os dados serão colocador corretamente no local desejado e clique em Concluir.

Organizando Base de Dados no Excel
Organizando Base de Dados no Excel

Como Substituir Dados no Excel:

Repare que foi possível separar as informações, mas, ainda precisamos tirar o último parêntese.

Substituindo Dados na Base de Dados no Excel
Substituindo Dados na Base de Dados no Excel

Para isso, clique na coluna dos estados > Página Inicial > Localizar e Selecionar > Substituir.

Substituindo Dados na Base de Dados no Excel
Substituindo Dados na Base de Dados no Excel

Então, na aba Substituir > Localizar > coloque o ) > Substituir Por > deixe em branco > Substituir Tudo.

Substituindo Dados na Base de Dados no Excel
Substituindo Dados na Base de Dados no Excel

E ficará da seguinte forma:

Resultado da Substituição Dados na Base de Dados no Excel: Transforme uma Planilha Confusa num Conjunto de Dados Organizados no Excel
Resultado da Substituição Dados na Base de Dados no Excel

Com isso, poderemos transformar nossa base de dados em uma planilha com informações visivelmente mais claras e entendíveis.

Base de Dados Organizada no Excel: Transforme uma Planilha Confusa num Conjunto de Dados Organizados no Excel
Base de Dados Organizada no Excel

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Por fim, deixe seu comentário sobre se gostou deste post tutorial e se você irá usar essas técnicas em suas planilhas de Excel. E você também pode enviar a sua sugestão para os próximos posts. Até breve!

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