Livro Caixa no Excel [Aprenda Como Fazer]

Livro Caixa no Excel [Aprenda Como Fazer]

Através do tutorial de hoje, você aprenderá como criar um Livro Caixa no Excel.

O Livro caixa, nada mais é que um registro contábil utilizado para acompanhar transações financeiras mensais para conseguir um registro anual.

Ou seja, ao logo dos dias, a pessoa vai registrando todas as entradas e saídas de dinheiro em seu caixa, como despesas, pagamentos e recebidos. Isso, pode ser feito em empresas e até mesmo para controle financeiro pessoal.

Mas, É possível fazer um Livro Caixa no Excel?

Sim! O Excel é uma excelente ferramenta para isso inclusive, no qual podemos utilizar para criar um livro caixa de forma prática.

Portanto, no exemplo de hoje, trarei um livro caixa, onde registraremos toda a entrada e saída de valores, para controle financeiro pessoal, assim, você terá uma base para criar as suas próprias transações, seja na empresa ou em casa.

Faça o Download de nossa Base de Dados da Aula de Hoje:

Faça Download da planilha abaixo.

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Aprenda Como Fazer um Livro Caixa no Excel – Passo a Passo:

Antes de mais nada, note que abaixo já temos uma base de dados com algumas informações daquele mês:

Base de Dados para Livro Caixa no Excel
Base de Dados para Livro Caixa no Excel

No caso, há a data da movimentação deste valor, o valor, o tipo, no caso, seria se é uma entrada ou saída do caixa, a descrição do que se refere essa quantia e o saldo final.

Contudo, agora precisamos que o saldo final vai acompanhando os tipos que irei preenchendo na minha base de dados, com isso, utilizaremos a função SE da seguinte forma:

=SE(D6=”SAÍDA”;F5-C6;F5+C6)

Ou seja, se o meu tipo (D6) for denominado como SAÍDA, o meu saldo final (F5), será subtraído pelo valor que incluí (C6), mas, senão, será somado ao saldo final (C6 + F5).

Aplicação da Função SE no Livro Caixa do Excel
Aplicação da Função SE no Livro Caixa do Excel

Veja um exemplo, se em tipo informarmos de que se trata de uma saída, automaticamente, meu saldo final é subtraído:

Resultado da Aplicação da Função SE no Livro Caixa do Excel

O contrário acontece se eu adicionar uma entrada, automaticamente a função soma ao meu saldo final:

Resultado da Aplicação da Função SE no Livro Caixa do Excel
Resultado da Aplicação da Função SE no Livro Caixa do Excel

Mas, podemos melhorar ainda mais nossa base de dados, fazendo uma validação de dados na coluna de tipo.

Inserindo validação de dados no Livro Caixa:

Logo em seguida, selecione as células desta coluna > Dados > Validação de Dados.

Aplicação da Validação de Dados no Livro Caixa do Excel
Aplicação da Validação de Dados no Livro Caixa do Excel

Posteriormente, em Permitir selecione Lista > em Fonte escreva Entrada;Saída > Ok.

Aplicação da Validação de Dados no Livro Caixa do Excel
Aplicação da Validação de Dados no Livro Caixa do Excel

Note o Resultado que deverá ficar desta forma:

Resultado da Aplicação da Validação de Dados no Livro Caixa do Excel
Resultado da Aplicação da Validação de Dados no Livro Caixa do Excel

Além disso, você pode fazer o mesmo procedimento com a descrição, mas, como são informações que podem ser diferentes ao longo dos meses, deixaremos sem configuração de lista.

Agora, você pode preencher seu fluxo de caixa com todas as informações de entrada e saída do mês.

Base de Dados Completa do Fluxo de Caixa do Excel
Base de Dados Completa do Fluxo de Caixa do Excel

Agora, eu preciso saber tudo que tive de entrada e tudo que tive de saída no mês para fazer uma análise.

Para isso, utilizaremos a função SOMASE.

Você coloca a função SOMASE, seleciona a coluna onde contém os dados de tipo (D4:D15), seleciona o critério que sua função terá que procurar nessa coluna, no caso do exemplo, a entrada (H3), depois, selecione onde contém todos os valores de entrada e saída (C4:C15), ficando desta forma:

=SOMASE(D4:D15;H3;C4:C15)

Uso da Função SOMASE no Fluxo de Caixa do Excel
Uso da Função SOMASE no Fluxo de Caixa do Excel

Chegando a esse resultado:

Resultado da Função SOMASE no Fluxo de Caixa do Excel
Resultado da Função SOMASE no Fluxo de Caixa do Excel

Para aplicar o mesmo critério em Saída, é só arrastar a função para baixo:

Resultado da Função SOMASE no Fluxo de Caixa do Excel
Resultado da Função SOMASE no Fluxo de Caixa do Excel

Para o cálculo do saldo em conta, é só fazer entrada menos saída:

=I3-I4

Veja o resultado e confira com o saldo final do nosso fluxo ao lado:

Saldo Final do Fluxo de Caixa no Excel
Saldo Final do Fluxo de Caixa no Excel

No entanto, perceba que deste jeito fácil e rápido você poderá fazer um livro caixa no Excel, utilizando funções simples a seu favor. Porém, você pode adaptar nossa base de dados para sua empresa ou até mesmo para suas despesas pessoais e ter um controle financeiro.

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Por fim, deixe seu comentário sobre se gostou deste post tutorial e se você irá usar essas técnicas em suas planilhas de Excel. E você também pode enviar a sua sugestão para os próximos posts. Até breve!

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