Aprenda Incríveis Atalhos do Excel

Atalhos do Excel são ferramentas essenciais para quem deseja ganhar tempo e aumentar a produtividade ao trabalhar com planilhas.

Afinal, esses atalhos permitem executar ações rapidamente, como copiar, colar, formatar células ou navegar entre abas, sem a necessidade de recorrer ao mouse.

Além de agilizar as tarefas, eles tornam o fluxo de trabalho mais eficiente, especialmente para usuários que lidam com grandes volumes de dados no dia a dia.

Portanto, através deste post, você vai conhecer os principais atalhos para transformar a forma como você utiliza o Excel, ajudando a simplificar processos e economizar esforço.

Vamos lá!

BASE DE DADOS

Atalhos do Excel: Navegação

Primeiramente, temos duas planilhas disponíveis no Excel, a Planilha 1 e a Planilha 2:

Planilha 01 no Excel
Planilha 01 no Excel

No caso, para acessar de uma planilha para outra, use as teclas CTRL+PAGE DOWN:

Acessando a Planilha 02 com Atalho no Excel
Acessando a Planilha 02 com Atalho no Excel

Ou seja, não há a necessidade de clicar de uma para outra.

Atalhos do Excel para Selecionar a Coluna Toda

Posteriormente, temos uma base de dados com o registro de vendas do Excel:

Registro de Vendas no Excel
Registro de Vendas no Excel

No caso, precisamos somar o valor total de cada venda, considerando a sua região e o respectivo imposto.

Base Para Calcular o Total de Vendas por Região no Excel
Base Para Calcular o Total de Vendas por Região no Excel

Sendo assim, aplique a função SOMASE, selecione a coluna I com CTRL + SHIFT + Seta para Baixo e clique em F4 para fixar a coluna:

=SOMASE($I$3:$I$36521

Selecione Toda Coluna
Atalhos no Excel para Selecione Toda Coluna

Em seguida, selecione as regiões e por fim, os valores com imposto da coluna K, aplicando o mesmo atalho:

=SOMASE($I$3:$I$36521;M11:M15;$K$3:$K$36521)

Atalhos no Excel para Selecionar Toda Coluna
Atalhos no Excel para Selecionar Toda Coluna

Com isso, teremos o resultado abaixo:

Resultado da Função SOMASE
Resultado da Função SOMASE com Atalhos no Excel

Vale lembrar que, os dados não estão formatados como tabela.

Selecionar a Coluna Toda Numa Tabela do Excel

Contudo, a segunda base de dados do nosso exemplo, está formatada como tabela:

Dados Formatados como Tabela no Excel
Dados Formatados como Tabela no Excel

Seguindo o exemplo anterior, também vamos aplicar o SOMASE, mas, para selecionar o intervalo de dados é necessário apenas clicar em qualquer célula da coluna e utilizar as teclas CTRL + ESPAÇO.

Assim, o intervalo será selecionado.

=SOMASE(Vendas[Região];

Selecionar Toda Coluna
Atalhos no Excel para Selecionar Toda Coluna

Então, após prosseguir com a função SOMASE, selecione os respectivos intervalos de acordo com o atalho acima e teremos este resultado:

=SOMASE(Vendas[Região];M3:M7;Vendas[Valor

com imposto])

Resultado da Função SOMASE com Atalhos no Excel
Resultado da Função SOMASE com Atalhos no Excel

É importante ressaltar que, esse atalho é apenas usado quando sua base de dados está formatada como tabela.

Como Encontrar Qualquer Atalho no Excel

Por fim, se você deseja localizar qualquer atalho no Excel, basta clicar no ALT do seu teclado.

Assim, irá aparecer automaticamente as letras acima, indicando os atalhos:

Tecla ALT no Excel
Atalhos com a Tecla ALT no Excel

Conforme você avança, de acordo com o que precisa, terá mais opções.

Portanto, seguindo as dicas acima, você conseguirá aplicar os atalhos desejados, facilitando no seu dia a dia de trabalho.

Curso de Excel Completo: Do Básico ao Avançado.

Quer aprender Excel do Básico ao Avançado, passando por Dashboards? Clique na imagem abaixo e saiba mais sobre este Curso de Excel Completo.

Proteger Arquivos de Excel

Por fim, deixe seu comentário sobre se gostou deste post tutorial e se você irá usar essas técnicas em suas planilhas de Excel. E você também pode enviar a sua sugestão para os próximos posts. Até breve!

Artigos Relacionados ao Excel: